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Cooperativa dinamarquesa desenvolve estratégia de sustentabilidade para agregar valor à produção leiteira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/03/2014

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A cooperativa de lácteos dinamarquesa, Arla Foods, desenvolveu uma estratégia global para produção leiteira sustentável focando em animais, clima, natureza e recursos. A Arla espera que sua nova estratégia “leve seus produtores de leite proprietários ao próximo nível ajudando-os a dar passos positivos em direção a uma produção de leite mais sustentável”.

“Nós podemos e estamos adotando uma posição sobre bem-estar animal, mudança climática, sustentabilidade e outras questões ambientais”, disse o diretor executivo da empresa, Peder Tuborgh. “Na Arla, acreditamos que ao trabalhar com soluções sustentáveis, em toda a cadeia de valor, aumentaremos nossa competitividade”.

A Estratégia de Produção Leiteira Sustentável da cooperativa foi definida em 2013 em países onde possui produtores proprietários: Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Alemanha, Bélgica e Luxemburgo.

A estratégia foi desenvolvida em uma cooperação conjunta com especialistas e proprietários da Arla e foi discutida nos Conselhos Nacionais da cooperativa e aprovada por seus diretores. A meta geral é que, até 2020, as pegadas de carbono por quilo de leite das fazendas associadas se reduzam em 30% comparado com 1990.

“É uma grande conquista ter nossos produtores envolvidos no desenvolvimento da estratégia de sustentabilidade da Arla para suas fazendas, de forma que os fazem sentir confortáveis com o fato de que a sustentabilidade não é contrária ao desempenho financeiro”, disse o presidente da cooperativa, Åke Hantoft.

Para desenvolver a estratégia, experiências de cada país com proprietários foram reunidas e quatro áreas de foco foram definidas e determinadas as direções do trabalho:

Animais – garantir altos padrões de bem-estar animal.

Clima – reduzir as pegadas de carbono da produção de leite nas fazendas dos membros;

Natureza – encorajar e inspirar os produtores a proteger a biodiversidade e garantir mais fornecimento de alimentos sustentáveis aos animais;

Recursos – reduzir os dejetos e aumentar a reutilização de recursos nas fazendas.

“A estratégia não determina novas demandas aos produtores acima dos altos padrões já incluídos no programa Arlagården”, disse o vice-presidente de serviços globais dos membros da Arla, Henrik Damholt Jørgensen. “A Arla já é uma companhia sustentável, mas queremos levá-la a um próximo nível, fornecendo aos produtores novas oportunidades, oferecendo avaliações voluntárias de carbono nas fazendas e workshops nas fazendas para nossos produtores que os ajudará a melhorar o sistema produtivo”.

A reportagem é do FoodBev.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.
 

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