ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Abolição de cotas criará "cinturão de produção" no norte da Europa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/03/2014

2 MIN DE LEITURA

1
0
 A abolição das cotas de produção de leite da União Europeia (UE) em 2015 modificará “profundamente” a distribuição dos volumes de produção na região, disseram pesquisadores finlandeses.

De acordo com o relatório do MTT Agrifood Research Finland chamado “Competitividade das cadeias leiteiras do Norte da Europa”, a remoção das cotas de produção de leite da UE no próximo ano “acelerará: a maior concentração geográfica da produção de leite nos países dessa região, como Alemanha, Dinamarca, Suécia, Polônia e estados Bálticos.

Pelo sistema de cotas, que foi introduzido em 1984 para resolver o problema do excesso de produção, cada estado membro da UE tinha uma cota nacional que era distribuída aos produtores. Se um país excedesse sua cota, tinha que pagar uma multa à UE. O sistema deverá, entretanto, ser abolido em abril de 2015.

“A remoção das cotas de leite em um ano modificará profundamente a distribuição dos volumes de produção nos países da UE, como o grande efeito da reforma na política do açúcar da UE, que foi realizada há alguns anos, pode sugerir. A abolição de cotas acelerará um processo amplo de mudanças estruturais que vem ocorrendo há anos e aumentará a concentração geográfica da produção agrícola na Europa”.

O estudo do MTT chamou essa concentração geográfica de “cinturão de produção de leite”.
Financiado pelo Ministério de Agricultura e Silvicultura da Finlândia, o estudo envolveu uma comparação entre vários países das cadeias de fornecimento de lácteos da Finlândia, Dinamarca, Alemanha, Polônia, Estônia, Látvia e Lituânia.

O desempenho econômico, produtividade, desempenho do comércio externo, crescimento e inovação das cadeias de fornecimento de lácteos em oito países foram analisados. Concluindo, o estudo disse que o “cinturão de produção de leite” foi formado no Norte da Europa à medida que os produtores no centro dessa região focam seus esforços em outros locais.

Altos preços dos grãos e oleaginosas e a melhor lucratividade resultante da produção agrícola têm atraído os produtores na Europa Central para mudar seu foco para a produção agrícola. Concorrentemente, um cinturão de produção de leite tem sido formado nas regiões costeiros do norte da UE, que vai da Irlanda até a Bretanha, os países da Benelux, bem como os estados Bálticos para o leste. A especialização geográfica prossegue principalmente em termos relativos, com a produção de leite ganhando importância nas áreas costeiras e a produção agrícola fazendo o mesmo na Europa Central. Isso não implica, entretanto, no desaparecimento de fazendas leiteiras fora do “cinturão do leite”, mas que a produção está cada vez mais migrando para essa área do continente”.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUCIANO MACHADO DE SOUZA LIMA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/03/2014

Produzir na baixada é facil,no morro que é o grande desafio.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures