Um sistema integrado entre hardware e software que monitora em tempo real o consumo de concentrados e desempenho de bezerras leiteiras em sistemas individuais de criação durante a fase de aleitamento. Esse é o conceito da Systech Feeder, uma plataforma amigável que permite o monitoramento individual das bezerras, a geração de relatórios e o envio de notificações no celular sobre as situações que ocorrem no bezerreiro, como falta de concentrado no alimentador, queda no consumo (possível indicador do status de saúde) e momento adequado para o desmame.
Com a premissa criar algo inovador para a cadeia leiteira, o Ideas For Milk inspirou a equipe do Prof. Nilson Nunes Morais Jr. e o Zootecnista Gustavo Salvati a criar um sistema que monitorasse as bezerras de forma individual, com acompanhamento até a época correta do desmame e gerando relatórios completos sobre os acontecimentos e evolução de cada animal. “No primeiro momento, o objetivo foi substituir o balde por um alimentador versátil que pudesse gerar dados úteis que permitisse a tomada de decisão ágil e assertiva pelo pecuarista”
A princípio, a ideia original consistia em um alimentador que media o quanto as bezerras consumiam, mas as adaptações geraram uma instalação que media também o peso vivo do animal sempre que entrasse no equipamento e as condições de ambiência (temperatura e umidade).
Equipamento Systech Feeder. Fonte da foto: Gustavo Salvati
No ano de sua criação, 2016, a inovação ficou em segundo lugar na competição, mas no ano de 2017, após algumas melhorias e adaptações ao produto inicial, a Systech Feeder ganhou o prêmio Ideas For Milk.
Ganhadores Ideas For Milk 2017. Fonte: Gustavo Salvati
Após a premiação no Ideas For Milk, a plataforma também foi premiada fora do país, com o prêmio Innovative Company na França promovido pela multinacional do ramo de nutrição animal Neovia e a partir desse momento, teve início a busca por investimentos que tornassem viável a produção desse equipamento em escala, em busca de projetos práticos que gerassem resultados agregadores para a produção de leite.
O primeiro aporte financeiro veio pelo programa PIPE (Pesquisas Inovativas em Pequenas Empresas) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), onde Gustavo conseguiu um aporte financeiro de 200 mil reais, que permitiu o zootecnista executar o teste de campo ESALQ-USP, com apoio da Professora Carla Bittar, uma das maiores referências em nutrição bezerras leiteiras do Brasil.
A partir da conquista do financeiro, o teste a campo foi realizado e obteve ótimos resultados, com publicações em revistas internacionais renomadas da área, o que ajudou Gustavo e os outros criadores do negócio a iniciarem a parceria com empresas do setor.
Em um evento da AgTech Garage realizado em 2020, foi fechado uma parceria entre a Systech Feeder e a Cargill, que realizou a compra de 20 equipamentos para realização de testes em maior escala.
Alex Souza, Lider de Tecnologia da Cargill reconhece o potencial da inovação. "Nós reconhecemos que a Systech Feeder é uma inovação de grande potencial, uma vez que permite monitorar de forma mais prática e precisa o desempenho das bezerras nas fazendas, além de ser uma fonte de dados de confiança que gera valor e auxilia na tomada de decisão".
Equipamentos produzidos em escala. Fonte da foto: Gustavo Salvati
A instalação dos equipamentos foi feita recentemente (Maio/2021) na Fazenda Colorado, a maior produtora de leite do país segundo o Ranking Top100 2021 do MilkPoint.
Implementação dos equipamentos na Fazenda Colorado. Fonte da foto: Gustavo Salvati.
Gustavo relata estar muito feliz com a parceria e acompanha de perto os processos, e espera que os resultados sejam interessantes e tragam benefícios e avanços para a produção leiteira como um todo.