ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Importância da avaliação do ciclo de vida na indústria de laticínios

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 27/12/2019

4 MIN DE LEITURA

0
3

Atualizado em 23/12/2020

Amanda Almeida da Silva
Simone Lorena Quiterio de Souza
Lilian Bechara Elabras Veiga

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Uma das consequências do crescimento da população mundial é o aumento da demanda por produtos industrializados. Com isso, o meio ambiente vem sofrendo severas agressões, resultantes da poluição e do consumo desenfreado de recursos naturais renováveis e não renováveis.

As indústrias, inicialmente por imposição do governo, por meio de legislações, e depois por iniciativa voluntária, como estratégia de negócios, passaram, gradualmente a considerar os efeitos adversos de suas atividades sobre o meio ambiente e sobre a população. Assim, nas últimas décadas, vem sendo perceptível que algumas empresas começaram a apresentar maior interesse em processos produtivos mais limpos, com menor geração de resíduos, ou seja, uma maior consideração das questões ambientais como um todo. Nesse contexto, começam a ser adotadas ferramentas de gestão ambiental que permitissem às empresas uma avaliação das consequências ambientais de seus processos produtivos e produtos (WILLERS et al., 2011).

Utilização dos recursos renováveis de forma consciente, minimização do consumo dos recursos não-renováveis, desenvolvimento de processos industriais que causem menor impacto ao meio ambiente, reinserção de resíduos nos processos, reciclagem e reutilização de componentes de produtos são exemplos de algumas preocupações que vêm aumentando no âmbito industrial (MOURAD et al., 2002).

As indústrias dos mais diversos setores contribuem bastante para a destruição do meio ambiente, seja pela contaminação da água, do ar e do solo ou então pela extração demasiada de recursos naturais não renováveis (SANTOS, 2007). Entre essas indústrias, incluem-se também as dos setores alimentícios.

Segundo dados do IBGE, em 2016 a produção mundial de leite foi de 33,6 milhões de toneladas, colocando o Brasil em quarto lugar no ranking mundial (EMBRAPA, 2018). Por conter características singulares referentes ao seu valor nutricional e econômico, os produtos lácteos estão muito presentes na alimentação humana (DJEKIC et al., 2014).

É notório que os consumidores estão buscando cada vez mais produtos que além da alta qualidade nutricional, mas que também causem um menor impacto ambiental em sua cadeia de produção. Quando avaliada, a indústria de laticínios possui alguns indicadores ambientais comumente encontrados na literatura, como por exemplo: rendimento do produto, consumo de água, relação água/leite, reutilização da água, quantidade de energia na produção de leite, resíduos sólidos e uso de produtos químicos (DJEKIC et al., 2014). 

As etapas industriais do processamento de laticínios produzem resíduos que podem resultar em impactos ambientais, sendo eles efluentes líquidos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas (FIEMG e FEAM, s.d.). Entre as ferramentas de gestão ambiental que podem ser adotadas pelas indústrias de laticínios, visando minimizar o uso de recursos naturais e os impactos ambientais associados ao processo produtivo encontra-se a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Utilizando a ACV é possível verificar em qual etapa do processamento ocorre maior consumo de recursos e maior geração de impactos ambientais.

A avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é muito utilizada no mundo para promover melhorias e inovações no sistema de produção, com o objetivo de atingir a sustentabilidade ambiental. Ela é uma ferramenta de gestão ambiental que, por meio da contabilização de entradas e saídas de um sistema de produção, avalia os impactos ambientais causados durante as diversas etapas do ciclo de vida de um determinado produto (FILHO et al., 2016).

Entre os objetivos da ACV podem ser citados: melhorar o desempenho ambiental de um produto, comparar o desempenho ambiental de produtos que exercem a mesma função, auxílio na criação de novos produtos e processos, contribuir para a formação de critérios de sustentabilidade e fornecimento científico para implementação de normas e regulamentações ambientais (FILHO et al., 2016).

Sendo assim, utilizando a ferramenta ACV, as indústrias de laticínios, causadoras de significativos impactos ambientais, podem avaliar a etapa crítica de seu processo e, dessa forma, implementar as medidas necessárias para mitigar impactos ambientais gerados durante o processamento destes alimentos, melhorando assim o seu desempenho ambiental. Como resultado de um processo produtivo mais sustentável: diferencial de mercado, maior competitividade e acesso a novos nichos do mercado!

Referências

DJEKIC, I., MIOCINOVIC, J., TOMASEVIC, I., SMIGIC, N., TOMIC, N. Environmental life-cycle assessment of various dairy products. Journal of Cleaner Production, v. 68, p.64–72, 2014.

EMBRAPA. Indicadores: Leite e Derivados. – Ano 9, n. 78 (Maio/2018) – Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2018.

FIEMG; FEAM. Guia Técnico Ambiental da Indústria de Laticínos. s.d.

FILHO, O.C.; JUNIOR, N.L.S.; LUEDEMANN, G. IPEA: A avaliação de ciclo de vida como ferramenta para a formulação de políticas públicas no Brasil. Brasília, 2016.

MOURAD, A. L.; GARCIA, E. E. C.; VILHENA, A. Avaliação do Ciclo de Vida: Princípios e Aplicações. Campinas: CETEA/CEMPRE, 92p., 2002. Disponível em :<https://cetea.ital.sp.gov.br/arquivos/ACV_Principios%20e%20aplicacoes_2002.pdf>. Acesso em 01 ago 2019, ás 13:36.

SANTOS, L.J.C. Avaliação do ciclo de Vida e Custeio do Ciclo de Vida de Evaporadores para Usinas de Açúcar. Tese de Doutorado (Engenharia Metalúrgica e de Materiais). Universidade de São Paulo. 2007. 225f.

WILLERS, C.D.; RODRIGUES, L.B.; SILVA C.A. Avaliação do ciclo de vida no Brasil: uma investigação nas principais bases científicas nacionais. UESB, Bahia, 2011. Disponível em :< https://www.scielo.br/pdf/prod/2012nahead/aop_t6_0009_0533.pdf>. Acesso em 1 ago 2019, ás 17:00.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures