ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emissões atmosféricas na indústria de laticínios, como tratar?

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 21/05/2020

4 MIN DE LEITURA

0
2

Luiz Antônio Rocha, Simone Lorena Quiterio de Souza e Lilian Bechara Elabras Veiga
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Departamento de Alimentos

Diversos são os produtos gerados na indústria de laticínios, com alta relevância social e econômica. Contudo é encarregada de um elevado consumo de recursos naturais e por gerar significativos impactos ao meio ambiente, devido a grande geração de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas no processo produtivo. Diante disto, a indústria de laticínios precisa buscar novos insumos e novas tecnologias capazes de melhorar e otimizar o processo produtivo, tornando-a sustentável, com baixo custo e garantindo a competitividade. Com esse enfoque os resultados serão: melhor desempenho ambiental, econômico e social da indústria.

As emissões atmosféricas na indústria de laticínios originam-se principalmente da emissão de gases (CO, NOX e SOX) e material particulado (MP) devido a queima de combustíveis (lenha, óleo ou gás natural) para gerar vapor em caldeiras. O vapor gerado em fases do processo produtivo, como a pasteurização do leite e a fabricação de queijos, é utilizado na limpeza e desinfecção de pisos. A queima de combustíveis gera SO2, CO, hidrocarbonetos, NOx e MP, embora a lenha emita também ácido acético, metanol, acetona, acetaldeído e alcatrão.

Outras emissões comuns na indústria de laticínios: vazamentos nos tubos de refrigeração (gases refrigerantes); vazamentos de vapor, de ar quente e MP do evaporador de leite; vapores das torres de resfriamento; uso de peróxido de hidrogênio para esterilização das folhas de alumínio (máquinas Tetra Pak) e odores.

Diante do exposto, a fim de controlar e mitigar as emissões é necessária a aplicação de medidas de controle indiretas e diretas. As medidas de controle indiretas são efetuadas no processo produtivo, sendo preventivas e integradas ao processo, produto e serviço. Tem-se como exemplos: mudança de matéria prima; aprimoramento dos processos; boa operação e manutenção adequada dos equipamentos; armazenamento adequado de materiais pulverulentos; modificação de processos, equipamentos e operações; substituição de combustíveis; controle operacional apropriado e qualificação dos operadores, objetivando a prevenção quanto ao escape ou formação de poluentes.

A fim de alterar a qualidade e reduzir a quantidade de poluentes lançados na atmosfera são adotadas medidas de controle diretas: instalação de equipamentos de controle das emissões. Dentre eles para controle de MP tem-se os seguintes equipamentos: câmara gravitacional, coletor inercial, coletor ciclônico, filtros de manga, precipitador eletroestático e lavadores ou coletores úmidos, estes também retêm gases. Outros processos utilizados para controle de emissões de gases: adsorção num sólido poroso e destruição térmica. Destaca-se que em geral, mais de um equipamento de controle deve ser associado pois geralmente os poluentes são de natureza variada, garantindo assim uma maior eficiência de coleta dos poluentes gasosos e do MP gerado. De forma breve, será apresentado os princípios e eficiência dos equipamentos mais comuns na indústria de laticínios, os multi coletores ciclônicos e os lavadores.

No coletor ciclônico o princípio de separação está fundamentado na força centrífuga. Esta força as partículas em alta velocidade e num movimento helicoidal contra a parede da câmara cilíndrica, pausando o movimento, fazendo-as cair e serem coletadas. Tem uma eficiência de 90% de coleta e retêm partículas na faixa de 5-10 micrômetros. Entretanto, tal eficiência depende do tamanho do ciclone. Os ciclones de grande diâmetro têm boa eficiência de coleta para partículas de 40-50 micrômetros; de diâmetro médio, possuem boas eficiências para partículas de 15-20 micrômetros e os de menor diâmetro, são em geral, utilizados para tratar grandes vazões, sendo necessário colocar ciclones múltiplos.

Os lavadores ou coletores úmidos estão baseados no processo de absorção ou lavagem (percolação e aspersão), onde o MP e a mistura gasosa (soluto) recebem um spray de um absorvente líquido (solvente). Os poluentes são removidos, tratados ou modificados pelo líquido absorvente. Apresentam uma eficiência de 90%, removendo partículas na faixa de 5 a 10 micrômetros. Uma variação, é o lavador venturi, que apresenta uma garganta venturi, onde ocorre a aceleração do gás pela diminuição da seção de área, aumentando o contato gás-líquido. Retém MP na faixa de 0,5 a 5 micrômetros e gases solúveis. A grande desvantagem é a geração de efluente líquido e lodo de MP.  

Enfim, nas indústrias de laticínios, no seu processo industrial, geram diversos e variados impactos ambientais, sendo importante monitorá-los e minimizá-los através de medidas de controle, como as técnicas de tratamentos apresentadas neste artigo. Cabe também a fim de alcançar uma produção eficiente, econômica e com menor impacto ambiental a utilização de instrumentos de gestão ambiental como: a produção mais limpa (P+L), a ecoeficiência, a avaliação do ciclo de vida (ACV), o Ecodesign e a rotulagem ambiental dos produtos

Referências

BRAGA, B.; HESPANHOL, I.; CONEJO, J.; MIERZWA, J.; BARROS, M.; SPENCER, M.; PORTO, M.; NUCCI, N.; JULIANO, N.; EIGER, S. Introdução à Engenharia Ambiental. 2ed. São Paulo: Ed. Prentice Hall, 2005.

DAVIS, M.L.; MASTEN, S.J. Princípios de Engenharia Ambiental. 3ed. Rio de Janeiro: McGraw Hill Brasil, 2016.

ELABRAS-VEIGA, L.B.; SOUZA, S.L.Q. Inovações e avanços em Ciência e Tecnologia de leite e derivados In: Gestão Ambiental no processamento de leite e derivados.1 ed. São Paulo: Setembro, v.1, p. 69-112, 2019.

FEAM. Fundação Estadual do Meio Ambiente. Plano de ação para adequação ambiental das indústrias de recepção e preparação de leite e fabricação de produtos de laticínios no Estado de Minas Gerais: relatório final / Gerência de Produção Sustentável. 2011.

RABELO, W.A.; AMARAL, A.E. Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em uma Indústria de Laticínios, baseado requisitos da NBR – ISO 14000. In: Anais do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. v.2, 2014. ISSN 2318-7603.

SANTOS JÚNIOR, H.C.M. Avaliação dos impactos ambientais no ciclo de vida de produtos lácteos. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 78p. 2016

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures