O jovem casal Jean-Noël e Nathalie Martin abriu sua loja de queijos, La Fromagerie, em 2015 no centro de Chambéry, uma cidade histórica à beira de um grande lago do mesmo nome nos Alpes franceses.
Apaixonados por gastronomia, os dois trabalharam por mais de dez anos em bons hotéis e restaurantes parisienses, até que Jean-Nöel decidiu se especializar em queijos e fazer o curso oferecido pela Federação dos Queijeiros da França. Confira a entrevista abaixo: eles contam todos os detalhes dessa aventura!
Como vocês se inspiraram para conceber o estilo dessa loja?
"Nós desejamos fazer algo que combinasse com o estilo tradicional da rua. Aqui, antigamente, ficavam os estábulos e caves do Castelo de Chambéry. Por isso mantivemos essa atmosfera tradicional, com tetos abobadados e azulejos brancos. A vitrine colabora com uma sensação de modernidade e transparência, deixa entrar a luz natural e valoriza nossa oferta de queijos".
O teto arredondado também ajuda na boa circulação do ar interior, mantendo o frio para conservar os queijos. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager
Como você planejaram a decoração e organização do espaço?
"Nós só temos 25 m²! Foi preciso otimizar o uso do espaço para aproveitar cada centímetro. Optamos pela venda assistida, onde cada cliente pode escolher o que deseja e circular para ver as opções, mas somos nós que pegamos o queijo e cortamos a fatia no tamanho desejado.
Tudo foi feito sob medida. As prateleiras ocupam toda a parede esquerda, com tábuas de corte integradas. Uma mesa com rodinhas nos permite colocar as promoções em destaque e pode ser usada para cortar e embalar. Do lado direito, atrás do caixa, criamos uma cave de vidro onde guardamos produtos frescos e queijos duros. Atrás, uma pequena cozinha tem o necessário para preparar receitas caseiras. Apesar do tamanho pequeno, o lugar é luminoso, acolhedor e confortável".
Quanto foi o investimento?
"Fizemos um empréstimos bancário no total de 100 mil euros, a maior parte destinada aos móveis e equipamentos frigoríficos. Temos frio estático e ventilado, que mantêm uma temperatura em torno de 5ºC. A umidade varia entre 70 e 80%".
Quais são os queijos da sua gama?
"Noventa por cento são produtos de leite cru fabricados com leite da própria fazenda. Priorizamos queijos locais e regionais, pois são os mais vendidos. Sem dúvidas o comté curado 24 meses é o campeão! No verão, oferecemos cerca de 150 produtos, um número que sobe para 160 no inverno. Nós vendemos queijos de toda a França e alguns estrangeiros, como o irlandês Porter, o holandês gouda, e as muçarelas e parmesões italianos …
Preparamos especialidades como os bries recheados com nozes e frutas secas, queijo azul com destilado de pêra e camembert com calvados, um destilado de maça".
O Bleu de Termignon é um queijo azul suave dos alpes franceses, raro de se encontrar em boutiques fora da sua região. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager
Por que Chambery?
"Esta é uma região à qual estamos ligados: temos uma casa de família em Arêches-Beaufort, onde é fabricado queijo Beuafort. E aqui nós desfrutamos de uma vida familiar mais tranquila do que em Paris".
Quem são seus clientes?
"Temos os fieis clientes que são os moradores do centro de Chambery e o movimento aumenta com o fluxo de turistas, constante o ano todo. Os clientes de Chambery se encantam com a possibilidade de terem queijos de outras partes do mundo, são curiosos. Já os turistas preferem os queijos locais. Nossa venda média é de 22 euros. Acabamos lançar um sistema de encomendas pela internet, entregues por um serviço do correio que mantém os queijos refrigerados e funciona muito bem".
Essa relíquia, uma caixa de bater manteiga manualmente, dá o toque tradicional na decoração e avisa que a boutique está aberta de terça à sábado. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager
Vocês estão satisfeitos?
"Sim! Após três anos da inauguração, o volume de vendas está crescendo progressivamente. Nosso lucro bruto foi de 250.000 euros no segundo ano e temos a previsão que vai aumentar mais 20% nesse terceiro!"
Serviço
La Fromagerie
32, rue Juiverie à Chambéry
www.la-fromagerie.fr
As informações são do blog Só Queijo, de Débora Pereira, para o Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo.