ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tucanos, laranjas e os nossos bichos

ESPAÇO ABERTO

EM 28/09/2005

3 MIN DE LEITURA

0
0
Por André Zanaga Zeitlin1

Duas leis recentemente aprovadas pela Assembleia Legislativa arrepiaram o couro do setor agropecuário paulista. A última foi a "lei do bem-estar animal" de autoria do tucano Tripoli. Acompanho de longe a gritaria, mas confesso que desde o inicio nunca achei que fosse longe. Há erros e disposições inaplicáveis demais para uma lei só. Não fosse o bastante, um projeto de deputado tucano precisou ser vetado pelo governador. E este teve que assistir o veto ser derrubado na íntegra pela Assembléia Legislativa. Que o governador já não controla a Assembléia como antes, todo mundo sabia. Mas daí a isso...

Pelo seu absoluto desvairio, a "lei do bem-estar animal" já nasce morta. É cria malformada, inviável, cujo próprio pai já clama pelo sacrifício. De fato o tucano Tripoli já reconhece a fragilidade da lei. Comenta-se nos bastidores que teria pedido apenas uma saída honrosa. O governo articularia a redação de decretos regulamentadores que "salvem a lei". Só vendo...

A outra lei, já criticada em comentário publicado pelo amigo Roberto Jank, agora não só "leiteiro" mas também "laranjeiro", trata da regulamentação da produção de mudas cítricas a céu aberto em oposição à exigência do cultivo em viveiros telados. Que os amigos pecuaristas não se enciumem, mas perto dessa, a lei do Tripoli é traque! Essa das mudas cítricas, não. Põe em risco o maior pomar cítrico do planeta ao reverter uma situação de modernidade fruto do trabalho conjunto da defesa agropecuária paulista e do Fundecitrus. Ainda em 2001 estes órgãos regulamentaram, divulgaram e implantaram o cultivo de mudas exclusivamente em viveiros telados, erradicando, a poder de grade e roçadeira, as mudas de quem se recusava a seguir a norma. Isso foi em outros tempos, noutro governo. Aquela equipe foi afastada da defesa agropecuária e perseguida pelo secretario Nogueira. Esse a quem o Jank pede explicações. Esse que ja foi PFL, virou tucano e agora age como petista: nao sabe, nao viu, nao leu.

Um secretário deveria preocupar-se mais com o setor que representa do que com a próxima campanha política. Cercou-se de assessores que acreditam que leite
sai de uma máquina para a caixinha! O chefe da assessoria técnica da Secretaria da
Agricultura é um promotor aposentado. O secretário adjunto e mais quatro assessores técnicos são procuradores aposentados. Só que pelo visto procuram, procuram e não acham nada! Ninguém acompanhava os projetos de lei na Assembléia, mesmo de deputados aliados. Nao conseguiram articular nem com o ex-presidente da Assembléia, o tucano Beraldo, nem com o atual presidente, Rodrigo Garcia, que já foi Chefe de Gabinete e Secretário Adjunto da Agricultura na epoca do Cabreira. E aí está, o produtor do Estado de Sao Paulo, seja pecuarista, avicultor, suinocultor ou citricultor, tem que novamente se mobilizar para sobreviver em meio a tanta inércia, desmandos e falta de compromisso com o setor e com a população.

Fiquem porém todos tranqüilos que a pátria será salva. O tucanato sabe como ninguém extinguir leis que não lhe convém. Basta não regulamentar, que a pobre lei vira letra morta. Exatamente como fizeram com o projeto de reestruturação da defesa agropecuaria em 2002. Essa, porém, é outra história.

Disso tudo ficam algumas lições. Quando o setor identifica um projeto de governo que lhe interesa, precisa garantir que este seja levado adiante, tenha continuidade. Caso contrário aparece um desavisado e manda tudo por água abaixo, como foi a criação da Agência de Defesa Agropecuária de São Paulo. Quando se trata de temas "espinhosos" como o bem-estar animal ou a tributação pelo uso da água, ou o setor toma a frente e coordena uma legislação adequada, ou acaba surpreendido por um estrupício formulado por quem não é do ramo.

__________________________________________________________________
1Produtor de leite e estudante de MBA em Davis, California

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures