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HENRIQUE COSTALES JUNQUEIRA
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HENRIQUE COSTALES JUNQUEIRACASTRO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE EM 24/01/2011
Prezado Leonardo Freitas Maciel.
Obrigado por ler meu artigo. É fato que o Brasil tem todas as condições naturais para tornar-se um importante exportador de lácteos porém o incremento de nossas exportações significa deslocar exportadores tradicionais como Nova Zelândia, Comunidade Européia e Estados Unidos. Quem quer largar o osso? É necessário também dispor sempre de excedentes exportáveis. Hoje nosso consumo interno está quase em equilíbrio com a produção, isso faz com que nossas empresas tenham uma atuação pouco firme no mercado externo. Se há excedente e o preçoXcâmbio permite exportam. Se as condições não são favoráveis focam o nosso gigantesco mercado interno. Isso faz com que os nossos "clientes" identifiquem o Brasil como um exportador eventual, que atua no mercado "spot" e que tem dificuldades de firmar compromissos de longo prazo. Para mudar o cenário é importante também investir na qualidade, isso implica a rastreabilidade, controle sanitário, responsabilidade social, ambiental e provar tudo através de certificações. Não há como esquecer a qualidade intrínseca do leite, sólidos, ccs, cbt...Há muito por fazer, somos capazes e assumiremos uma importante posição no mercado externo, mas isso levará ainda algum tempo. Há sim espaço para evoluírmos no mercado interno, concordo que deveremos desenvolver produtos atraentes e promovê-los aos consumidores. Há espaço para atuarmos nos dois mercados. Obrigado. |
LEONARDO FREITAS MACIELMÉDICO VETERINÁRIO EM 21/01/2011
Prezado Henrique,
Primeiramente, parabéns pelo artigo. Gostaria que você fizesse comentários sobre as exportações de lácteos do Brasil. Nos últimos anos, vimos o País deixar de ser grande importador desses produtos. Particularmente, imaginava que continuaria crescendo nossa participação no mercado mundial, como exportadores. Mas voltamos a importar leite novamente, no último ano. Quais são suas expectativas sobre o Brasil se tornar um exportador de peso? Não seria mais interessante economicamente, para toda a cadeia, focarmos na crescente classe consumidora brasileira, aumentar o marketing para estimular o consumo interno e trabalharmos para reduzir custos, como você disse, a tentarmos nos tornar grande exportador? Ou podemos trabalhar com esses dois cenários? Desde já lhe agradeço, Forte abraço. |
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