ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comunidade MilkPoint: Quem é a produtora de leite e queijos Rita Hachiya?

ESPAÇO ABERTO

EM 13/03/2024

3 MIN DE LEITURA

0
9

Atualizado em 12/03/2024

Como tudo começou

Rita Hachiya é produtora de leite e queijos no Sítio Vila Láctea, em Sorriso, no Mato Grosso, onde teve sua história com a pecuária leiteira iniciada em 2008. Enquanto alguns deixam o campo para irem em busca de novas oportunidades na cidade, Rita fez o contrário, sem saber o que faria com a terra e como iria sobreviver com seus dois filhos ainda pequenos.

Em 2009, Rita começou a trabalhar como agente de saúde, mas logo surgiu a oportunidade de se iniciar na atividade leiteira, através do contato com um veterinário na região. Com o emprego de agente, 4 vacas emprestadas, sem conhecimento algum sobre a atividade e sem estrutura na propriedade (apenas com ajuda do veterinário) uma paixão pelas vacas se acendeu, Rita se encantou com a raça Jersey, com sua docilidade e beleza, e então, com muita dedicação, amor e carinho, se iniciou uma história!

Produtora de leite e queijo Rita HachiyaProdutora de leite e queijo Rita Hachiya

Fotos 1 e 2: Rita no início da produção leiteira.

 

Início da produção de queijos

Em 2014, Rita tomou uma importante decisão, deixando o trabalho de agente de saúde e dedicando-se apenas às vacas. Daí, alguns questionamentos surgiram: “como tornar a propriedade sustentável com 40 litros de leite por dia?”. A produtora então optou por começar a fabricar queijos.

Produtora de leite e queijo Rita Hachiya

Foto 3: Início da produção de queijo.

 

Aos poucos Rita foi aprendendo sobre a produção de queijos, através de assistência. Logo começou a vender seus queijos nas ruas, porém, ela não estava satisfeita, pois não havia o que se falar sobre seus queijos. Com isso, Rita foi atrás de soluções para certificar sua propriedade como livre de brucelose e tuberculose (sua fazenda é a única certifica livre dessas doenças no Mato Grosso); posteriormente também procurou a inspeção municipal para conseguir a certificação para comercializar seus queijos no mercado.

Produtora de leite e queijo Rita Hachiya no mercado

Foto 4: Rita com seus queijos no mercado.

 

Selo Arte para o Queijo Poranga

Com uma pequena estrutura, Rita fez uma reforma e produzia os queijos na panela, armazenando-os em geladeira. Logo veio a certificação da propriedade e o selo de inspeção, contatando qualidade ao produto. E quando menos Rita esperava, outro reconhecimento chegou: a conquista do primeiro Selo Arte do Estado do Mato Grosso!

Produtora de leite e queijo Rita Hachiya com queijo porangaQueijo Poranga Rita Hachiya

Fotos 5 e 6: Queijo Poranga certificado com Selo Arte.

 

O Selo Arte atesta que o queijo foi feito artesanalmente, com respeito às normas sanitárias e com característica tradicional, regional e cultural. Assim, o Queijo Poranga pode ser comercializado em todo o Brasil.

 

Uma produtora de leite e queijos apaixonada pelo que faz!

Para Rita, é extremamente gratificante sua jornada no leite: “tenho muito orgulho de ser produtora de leite e queijo, como se eu tivesse nascido para essa profissão, conquistei meu espaço como mulher, tenho respeito das pessoas e assim me sinto no setor”. A produtora ressalta o que a motiva nessa profissão: “meu amor pelas vacas, por elas eu enfrentei meus medos, por elas me tornei uma mulher mais comunicativa, uma mulher inspiradora, corajosa. O bem-estar delas sempre será minha prioridade.”

Com paixão pelo que faz, Rita deixa uma mensagem aos produtores que acompanham o MilkPoint: “primeiro amar seu trabalho, dar o seu melhor, lutar pelos seus objetivos, sonhar sempre mas com muito respeito ao seu trabalho e humildade”.

Produtora de leite e queijo Rita HachiyaProdutora de leite e queijo Rita Hachiya

Fotos 7 e 8: Produtora de leite e queijo Rita Hachiya.

 

No coração desta narrativa de lutas e triunfos, emerge uma lição atemporal de resiliência e paixão. A história da produtora de leite e queijo não é apenas dela, mas um testemunho inspirador de como a determinação e o amor pela terra podem moldar destinos.

Cada ordenha, cada queijo cuidadosamente elaborado, conta a saga de uma mulher que desafiou as adversidades, transformou desafios em oportunidades e, assim, inspirou não apenas aqueles que compartilham a mesma vocação, mas todos nós que buscamos a força para realizar nossos próprios sonhos.

 

Fotos e informações cedidas pela produtora de leite e queijo Rita Hachiya à equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures