FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

"O queijo artesanal ultrapassou as montanhas mineiras, sobrevoou oceanos e aterrissou em solo europeu"

POR OSVALDO FILHO

ESPAÇO ABERTO

EM 23/06/2017

1
0
O queijo artesanal, ícone histórico-cultural de Minas Gerais, ultrapassou as montanhas mineiras, sobrevoou oceanos e aterrissou em solo europeu, no país dos queijos, França, na capital mundial da gastronomia, Tours.

Mineiros integrantes da Missão Técnica da FAEMG, com o queijo mineiro em mãos, navegaram nas águas do rio Sena, contemplaram a Torre Eiffel, passaram beirando os Alpes Suíços, visitaram fortes, túneis e caves onde a temperatura baixa e a umidade alta fazem a diferença na maturação dos queijos.

osvaldo filho - queijo d' alagoa
Osvaldo Filho
Proprietário da Queijo d'Alagoa-MG, pioneiro na venda de queijo artesanal pela internet. Ganhou medalha de bronze no Mundial da França, com o queijo Alagoa Grande

A viagem foi emocionante, inesquecível e incrível. Permitiu conhecer a fundo a organização avançada da cadeia queijeira da França, onde o processo é continuado e gradativo. Cada ator tem seu valor, papel e devido respeito. A começar pelo produtor de leite, que respeita a capacidade produtiva da sua terra, dos seus animais (vacas, ovelhas e cabras) e do meio ambiente. Ao mesmo tempo, se respeita, usando da tecnologia e de ferramentas para seu conforto e bem-estar.

O leite segue para o ateliê, onde o artesão fará o queijo, respeitando normas tradicionais e padrões de qualidade. Na sequência, o queijo recém-nascido vai para as mãos do afinador, o curador, chamado de afinner. As tábuas são de madeira e as caves, subterrâneas, onde são mantidas teias de aranha como forma de proteger os queijos das moscas. É elevado o controle da temperatura e da umidade.

Somente depois de todos esses cuidadosos procedimentos é que o queijo segue para as butiques, para chegarem ao mercado. No final do processo aparece o consumidor francês, que reconhece o queijo como uma obra de arte e consome quase toda a produção do país. De todo o queijo Comté produzido na França, 90% são consumidos pelos franceses. Apenas 10% são exportados.

Olhando para o céu, um emaranhado de rastros de aviões; olhando para o chão, roças irrigadas, com hélices de energia eólica e caminhos asfaltados para facilitar a vida do homem do campo. Em todas as vilas há uma agência da Credit Agricolé. É perceptível o quanto estão estruturadas.

É de doer o coração voltar pra nossa dura realidade. Em Alagoa, no Sul de Minas, estradas intermunicipais não são asfaltadas. O produtor, figura do brasileiro, vai na raça, com a cara e a coragem defender o 'queijo' nosso de cada dia! Com medo de ser autuada a maioria vende o queijo clandestinamente, na calada da noite e nas frias madrugadas.

Mas, esta viagem fez acreditar que existe um caminho: a organização dos produtores. Desta forma dá para poder sentar com as autoridades e dialogar. Somente com generoso dedo de prosa, regado com bom senso e respeito, é possível chegar a um denominador comum.

No final, todos sairão ganhando: do produtor ao consumidor. Minas Gerais se consolidará não somente como o maior produtor de leite, mas também como o estado mais organizado. Este é o sonho que trouxemos no peito de inconfidentes queijeiros. Não podemos voltar nossos olhares apenas para as medalhas. Mas também para a tradição, a cultura e a história que permeiam as famílias, as terras, o leite, o clima, a altitude, os fungos, os mofos, as bactérias que formam o nosso tremruá.

O momento é para celebrar! E só aumenta a responsabilidade de cada um no movimento para salvar o queijo artesanal brasileiro.

Viva o queijo artesanal! Viva Minas Gerais! Viva os mineiros! 

OSVALDO FILHO

Mineiro dá um jeito pra tudo, até de vender queijo pela internet. É o que faço: Vendo os Queijos de Alagoa e Cafés Especiais de Carmo de Minas e Três Corações.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELIANE LAENDER

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 23/06/2017

Isto é história,cultura e paixão. Quero muito de fazer parte deste projeto!!