O mercado internacional de lácteos foi de US$ 70 bilhões no acumulado dos anos de 2001 a 2003 (MDIC 2005). Os queijos frescos movimentaram no período a quantia de US$ 3 bilhões, ou seja, 4,4%.
O grupo de queijos que se enquadra nesta nomenclatura são os não-curados (frescos), incluindo os queijos de soro de leite, requeijão e mussarela. O requeijão é um tipo de queijo suave de alto teor de umidade (entre 60 e 80%), pastoso e não possui casca, passando apenas por fermentação láctea. O queijo fresco é uma variedade de queijo cuja massa não passa por processo térmico, compreendendo o queijo minas frescal ou simplesmente queijo minas e a mussarela (Thesaurus: 2005).
De acordo com a Tabela 2, dos dez principais países importadores de queijo fresco do mundo, nove são europeus, somando 69,53% das importações mundiais. Ressalta-se que fornecedores do mercado europeu são os próprios europeus, ficando assim um mercado concentrado no continente. Por exemplo, a Itália, que é o principal importador do mundo de queijos frescos, tem como principal fornecedor a Alemanha, possuidora de 66% do fornecimento. Logo em seguida vêm a França (13,9%), a Espanha (6,3%), a Dinamarca (5,8%) e a Áustria (5,4%).
Tabela 2. Importações de queijos frescos (2001 a 2003).
O Japão se destaca como o quarto maior país importador de queijo fresco do mundo, com 9,03% do mercado. Os principais fornecedores do mercado japonês são a Austrália e a Nova Zelândia. O primeiro com uma participação de 34,4% do mercado japonês e o segundo com 19,7%. Os outros grandes fornecedores são a Dinamarca (8,5%), França (8,2%), Itália (6,4%), Alemanha (6,4%) e Países Baixos (5,4%), todos países europeus. Os Estados Unidos também é um importante fornecedor deste grupo de queijos, possuindo 4,9% do mercado japonês.
A dinâmica do mercado de queijos frescos no período considerado pode ser vista na Tabela 3. Ela demonstra a sinergia e complementaridade existente no mercado europeu, onde os principais importadores são também principais exportadores para países do bloco. No caso do mercado japonês, a proximidade auxilia a Austrália e a Nova Zelândia, todavia, o terceiro maior exportador para esse mercado é a Itália.
Destacam-se os casos específicos da Itália e da Alemanha, o primeiro e terceiro maior importador, respectivamente desse tipo de queijo. Todavia, a Itália figura como importante exportadora para Japão, Alemanha, Bélgica, França, Áustria, Irlanda e Espanha. A Alemanha é a principal exportadora desse produto e destaca-se nos mercados da Itália, Reino Unido, Bélgica, França, Paises Baixos e Áustria. Essa dinâmica onde se compra muito e se vende muito parece ser a nova ordem mundial, valendo inclusive para outros tipos de produtos. Importar muito e exportar muito aumentam a quantidade e a velocidade de circulação de mercadorias, a criação e o atendimento de nichos de mercados bastante distintos.
Tabela 3. Principais fornecedores de queijos frescos (2001 a 2003).
A Figura 1 mostra a evolução do mercado de queijos frescos que cresceu a uma média de US$ 203,27 milhões de dólares por ano, de 2001 a 2003, projetando um montante aproximado de 1,64 bilhão somente para o ano de 2005, elevando a média trianual para próximo de US$ 5 bilhões, representando um incremento de 66%.
Figura 1. Importação mundial de queijos frescos (2001 a 2003 e projeções para 2005).
Os preços praticados no mercado de queijos frescos podem ser vistos na Figura 2. Nota-se uma grande dispersão e o preço mais baixo foi de US$ 1.150/t (Reino Unido em 2001), e o mais alto foi US$ 3.678/t (Irlanda em 2003). Todavia, fica evidente a convergência dos preços em um patamar mais alto, mostrando que, além do aumento do volume comercializado, os preços estão também em ascensão, e a dispersão reduzindo-se. A média de preços, considerando os dez principais importadores, foi de US$2.135/t em 2001, a de 2002 foi de US$, 2.424/t e a de 2003 foi de US$ 2.866/t, sendo a média no período estudado de US$ 2.475/t. O percentual de aumento dos preços praticados, considerando as médias dos períodos estudados e os preços pagos pelos dez maiores importadores, foi mais de 34%.
Figura 2. Preços praticados no mercado de queijos frescos.
O mercado de lácteos está entre os mais protegidos do mundo. As alíquotas da União Européia (considerando Alemanha, Bélgica, França e Itália) variam conforme o tipo de queijo fresco, de 185,2 a 221,2 ?/100 kg/net (US$222,24 a US$265,44)3, para as nações denominadas mais favorecidas. Para países considerados menos desenvolvidos do sistema geral de preferência (em inglês Generalized System of Preferences - GSP) e países com taxas preferenciais, a alíquota é reduzida a zero.
O mercado norte-americano de queijos frescos possui tarifas de 10% (dez por cento) para os países considerados mais favorecidos e 35% (trinta e cinco por cento) para os considerados menos favorecidos. Para o Nafta, para alguns acordos bilaterais e para o sistema geral de preferência, a alíquota é reduzida a zero. Dependendo do tipo de queijo, essas alíquotas podem variar de US$105,5/100kg a US$226,9/100kg para os favorecidos e US$177,5/100kg a US$267,00/100kg para os demais países.
O mercado japonês possui somente duas tarifas e considera a condição de país pertencente ou não à Organização Mundial de Comércio (OMC). Para os países pertencentes à organização, a tarifa é de 29,8% (vinte e nove virgula oito por cento) e para os demais 35% (trinta e cinco por cento).
Comentários finais
Este trabalho apresenta alguns números do mercado internacional de queijos frescos no período 2001 a 2003. São mostrados os valores monetários transacionados, os principais players, os preços praticados e as tarifas da UE, Estados Unidos e Japão, para o conjunto das categorias de queijos enquadrados na subposição queijos frescos, considerando o Sistema Harmonizado.
O volume monetário movimentado pelos queijos frescos no período do estudo foi de US$ 3 bilhões. Os principais players desse mercado são os países europeus que se destacam como grandes importadores e grandes exportadores. Eles dominam mais de 50% do mercado de queijos frescos. Destaque para o Japão, que é o quarto maior importador deste tipo de queijo.
Os preços praticados têm grande dispersão, havendo tendência de redução ao longo do período estudado e de concentração em patamares mais elevados. No que se refere à proteção de mercado, destaca-se a UE onde se garante, aos membros do bloco, livre comércio e domínio absoluto em seus territórios e elevada inserção no mercado mundial.
4. Bibliografia
ALMANAQUE ABRIL. São Paulo: Abril, 2005. CD-ROM.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). https://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/inicial/index.php. Acessado em outubro 2005.
Food and Agriculture Organization of The United Nations. https://www.fao.org/. Acessado em novembro 2005.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. https://www.ibge.gov.br/. Acessado em outubro 2005.
Banco Central do Brasil. https://www5.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp?id=txconversao . Acessado em novembro 2005.
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1 Pesquisador em Economia Aplicada - Embrapa Gado de Leite
2 Estagiário em Economia Aplicada - Embrapa Gado de Leite
3 EUR = 1.2 US$