ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O leite novamente na mira

POR MAURÍCIO PALMA NOGUEIRA

ESPAÇO ABERTO

EM 28/07/2005

2 MIN DE LEITURA

9
0
A humanidade realmente é fantástica para produzir gênios. No entanto, vez ou outra, a genialidade é usada para a criatividade negativa, para a capacidade de se antecipar às pesquisas divulgando informações falaciosas e para a caprichosa arte de criar polêmica e, claro, valer-se disso para se promover. Sem contar os outros gênios que utilizam a inteligência para fazer mal a terceiros.

Um exemplo típico, desses desserviços, é o da nutricionista que em matéria da Folha Equilíbrio, do jornal Folha de São Paulo, edição de 14 de julho, considera que o leite bovino deveria ser consumido apenas por bezerros.

Para fundamentar a sua tese, a nutricionista usa o exemplo de alérgicos ao consumo de lácteos, para quem, evidentemente, o leite não fará bem. Porém, não se pode generalizar. Existem alérgicos a tudo: banana, camarão, peixes, castanha do Pará e qualquer outro alimento. Vamos generalizar?

Outra nutricionista toma partido nessa linha defendendo a pérola de que "o consumo excessivo é, sim, prejudicial à saúde". Ora, qualquer coisa que se consuma em excesso prejudica a saúde. Até Chuchu, que só tem água.

Lançam mão de pesquisas, incipientes, relacionando o consumo de leite ao câncer de próstata, cólon, intestino, mama e ovário. Questionado sobre essas pesquisas, certa vez, um médico falou que se tratam de anotações de "orelha", observações sem crivo algum, fatos ainda a pesquisar.

Tanto é que diversas outras pesquisas indicam justamente o contrário. O leite teria efeito benéfico na prevenção justamente dos cânceres apontados anteriormente, além de outros.

Outras pesquisas também relacionam adequados consumos de leite a menores incidências do Mal de Alzheimer. Relacionam leite e pimenta na prevenção contra este mal. O que é melhor para se consumir, leite ou pimenta?

Enfim, tendências à parte, desacordos em pesquisa, etc. Pergunte à maioria dos profissionais, nutricionistas, se recomendam ou não o consumo de leite e derivados para pessoas que não sofram de alergia?

A própria reportagem da Folha Equilíbrio, assinada pela jornalista Ana Paula de Oliveira, coloca as posições com relação ao consumo de lácteos da seguinte maneira:

"... de um lado alguns especialistas condenam o alimento..." e "...de outro, a maioria dos médicos defende o consumo da bebida e alerta para os riscos de riscar a substância da alimentação". Qual lado você tomaria partido?

O ser humano ordenha vacas e melhora o leite como alimento desde os primórdios. Há registros de ordenha já nas primeiras civilizações organizadas da humanidade.

Dizer que o leite é um alimento exclusivo para bezerros é de uma miopia fantástica; é a ideologia trabalhando contra a sociedade.

Exagero?

Não! Basta lembrar da matéria, veiculada a alguns anos atrás, pelo médico Dráuzio Varela, em que o mesmo falava sobre os erros, que inclusive ele próprio cometeu, ao condenar o consumo do ovo - um alimento riquíssimo, por seguir modismos divulgados por sensacionalistas. O ovo faz bem, o leite também!

Até rimou!

Profissionais que endossam essas tendências sem comprovação científica são, no mínimo, irresponsáveis.

Bom, se o leite é ruim, por que raios a FAO (Food and Agriculture Organization), órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) responsável pela agricultura e alimentação, recomenda o consumo mínimo de 150 equivalente-litros de leite por pessoa por ano?
Só para constar, o ministério da saúde brasileiro recomendou, há alguns anos, o consumo mínimo anual de 200 litros, entre leite fluído e equivalente via derivados.

O brasileiro consome, em média, 125 litros por ano.

MAURÍCIO PALMA NOGUEIRA

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JORGE ALBERTO RODRIGUES

BATAGUASSU - MATO GROSSO DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 06/09/2005

É incrivel a falta de responsabilidade de profissionais ligados a nutrição humana. Hoje tivemos a infelicidade de assistir o programa da Rede Globo de Televisão chamado de Mais Você, que tem como titular a Sra Ana Maria Braga. Nesse programa polemizou sobre o consumo de leite, aonde a nutricionista, Sra Vanderli Marchiori, condenou o consumo de leite de uma maneira grosseira, mostrando não ter conhecimento e nem dados convincentes. As razões por ela apresentadas não convencem e simplesmente vem causar maiores danos à política de produtos lácteos. Comentários infundados como esse da Sra Vanderli podera refletir negativamente no setor comercial.
CEZAR PIMENTA GUIMARÃES

PONTA GROSSA - PARANÁ - EMPRESÁRIO

EM 15/08/2005

Novamente venho agradecer sua vigília em defesa do leite. Acredito que pelos parcos recursos para marketing do leite, tais recursos, seriam bem utilizados na estruturação de equipes de advogados para defender, em casos similares, o nosso produto -leite. Até podiam acionar judicialmente tais "especialistas" e/ou entidades que promovam divulgação de pareceres duvidosos e sem base técnica que prejudique o leite. O combate ao marketing marrom já é uma atitude altamente positiva para salvaguardar o leite.

MOACYR FIORILLO BOGADO

NITERÓI - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/08/2005

Tendo sido recebido para jantar em residência de professores universitários franceses em Saint-Ettienne, em mesa compostas por outros professores de cinco nacionalidades diversas, causei grande surpresa a todos, quando em reposta a anfitriã, expliquei o porque da dificuldade e se fabricar queijos de leite de cabra no Brasil com economicidade. A razão por mim evocada, foi o alto valor do leite de cabra in natura. Indagado pra que servia o leite de cabra se não pra fazer queijo, respondi: Para beber! Minha resposta foi seguida de uma estrondorosa careta da anfitriã, que havia sido criada em propriedade produtora de leite de cabra e tinha um filho que continuava a atividade dos avós. A continuação da minha explicação foi que causou maior espanto nos demais convidados. Relatei sobre o modismo adotado pelos pediatras brasileiros sobre a " ALERGIA A LEITE" de vaca. Nenhum deles jamais ouvira falar de tal patologia, nada mais normal uma vez que esta acomete 1 em cada 10.000 crianças (se não são 100.00).



Na creche de minha filha, nas 10 crianças de sua turma 6 eram portadoras do diagnóstico " alérgica a leite"!



O terrorismo implantados por estes picaretas travestidos de pediatras, deveria ser foco de atenção dos conselhos de exercício profissional.



Moacyr Bogado

JOÃO CARLOS TELLES PEREIRA

OUTRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/08/2005

Realmente, há de tudo!

Já vi um folheto distribuído por médico adepto de medicina ortomolecular, em que listava diversos malefícios causados por ingestão de leite e derivados, de forma aleatória, sem qualquer referência a pesquisas que as comprovassem cientificamente.



Claro que esses artigos não devem desmerecer as respectivas classes de nutricionistas e médicos, de vez que em seus grandes contingentes são formados por profissionais responsáveis.



Mas, infelizmente sempre haverá aqueles que abusam do desconhecimento da população para veicular suas pseudos "pesquisas ".



Também os veículos de comunicação poderiam e deveriam ser mais responsáveis pelo que publicam.



Afinal, ilusionistas deveriam procurar outro palco para atuar!



EDSON CARLOS POPPI

OUTRO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/08/2005

Sou diretor técnico da Katec Agrotécnica Ltda e produtor de leite em Maringá -Pr e gostaria de parabenizá-lo pela brilhante defesa feita ao leite. É muito importante não deixar essas bobagens que vez por outra são publicadas, sem a devida resposta.
EDSON FELIX COSTA

GRAVATÁ - PERNAMBUCO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 29/07/2005

Esses modismos, realmente, causam enormes danos a populações inteiras, quem não lembra do caso do Aspartame, um edulcorante que durante muito tempo foi recomendado, inclusive para crianças, por ser considerado seguro e que agora já é visto com muitas reservas.



E a revolução das margarinas, nas décadas de 70 e 80, quando o apelo era para consumí-las em substituição à manteiga que passou a ser considerada uma vilã. Hoje sabe-se que não há vantagem alguma na substituição de manteiga por margarina e que o melhor mesmo é manter uma atividade física regular e uma ingestão de alimentos sem exageros ou preconceitos.



Infelizmente os danos causados por opiniões precipitadas e bancadas por interesses que não se conhece, são irreparáveis mas não custa nada esperar um pouco, afinal o tempo é senhor de todas as verdades.
MARCOS OTTONI DE ALMEIDA

GUARATINGUETÁ - SÃO PAULO

EM 28/07/2005

Prezado Mauricio,



É claro que a gente fica indignado com estas "informações" (sé é que podemos chamar de informações) erradas, mas devemos saber que existem NUTRICIONISTAS e nutricionistas, tudo depende do grau de "Cultura tecnológica" que esses profissionais possuem e como foi o curso que fizeram e posso dizer até aonde fizeram. Mas o mais perigoso é, a quem estão privilegiando com essas informações e com qual interesse fazem a divulgação desses absurdos.



Também sabemos que o leite bovino é um sério concorrrente aso sucos, aos chamados "leite de soja" e sucedâneos, etc, etc. Não podemos esquecer também do interesse dos meios de comunicação em divulgar estes artigos, pois quem sustenta esses meios são os patrocinadores e os maiores patrocinadores são......



Infelizmente a coisa funciona desta maneira e temos que fazer um esforço muito maior para desmentir o que se falou.



Mas é com respostas como a sua que conseguiremos reverter esse quadro.



Parabéns pela sua resposta.



Um abraço

Marcos Ottoni de Almeida (UFSC-SC)

ANTONIO DA SILVA

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 28/07/2005

Acreditar em nutricionistas que defendem a idéia de que o leite deveria ser impróprio para o consumo humano, e sim, somente para o consumo de bezerros, seria o mesmo que, depois de adulto acreditar em Papai Noel. (Desculpe-me pela ofensa ao bom velhinho).



Antonio da Silva

MARCELO DE REZENDE

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/07/2005

Parabéns ao Autor!



O MilkPoint poderia encaminhar este artigo ao jornal Folha de São Paulo, pois ao menos registraríamos nossa indignação com tamanhas barbaridades publicadas no encarte Folha Equilíbrio (?).



Com tanta gente remando contra, nem precisamos de concorrência!



<b>Resposta do MilkPoint</b>:



Obrigado pela sugestão. Encaminharemos à Láctea Brasil, que enviará à Folha de SP.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures