ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Eleições: faltou falar do papel do Brasil no mundo

ESPAÇO ABERTO

EM 09/10/2018

2 MIN DE LEITURA

3
4

*Por Coriolano Xavier, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Professor da ESPM

Chegamos ao segundo turno da eleição presidencial e praticamente não se discutiu, durante toda a campanha eleitoral, qual o papel do Brasil no mundo. No entanto, somos hegemônicos no agronegócio mundial, um dos principais produtores e exportadores de alimentos, com a perspectiva de mais do que dobrar as exportações nessa área, nos próximos 10 anos, segundo o USDA. Nosso principal parceiro comercial é a China, potência em ascensão na geopolítica internacional. Também estamos entre as 10 maiores economias mundiais, com um mercado de 208 milhões de pessoas e influência estratégica na América Latina. De quebra, o país é uma potência ambiental, o que é de grande relevância nesses tempos de mudanças climáticas e mobilização mundial para colocar um freio.

Essa ausência de debate sobre a inserção brasileira no mundo, entre os principais postulantes à presidência, guarda alguma relação com a cultura sedimentada pelo isolacionismo histórico da economia brasileira. Hoje o mercado internacional pauta-se pelo multilateralismo, com o desenvolvimento contínuo de acordos bilaterais ou multilaterais de comércio em todos os continentes, mas o engajamento brasileiro nessa tendência ainda se mostra tímido. A própria agenda econômica de quase todos os candidatos, meio que passava ao largo dessa questão. Contudo, agora que o palanque do segundo turno está definido, é chegado o momento de levar essa discussão aos dois postulantes ao governo federal, e também às demais forças políticas que desenharão a agenda político-econômica do país, nos próximos anos.

O agronegócio é uma exceção no cenário isolacionista do país, pois o setor já exporta para cerca de 140 países. Mas mesmo assim pode ampliar esse dinamismo com novos mercados ou maior penetração em mercados atuais, até porque tendem a vir de além fronteira importantes alavancagens do setor, na próxima década. Nessa perspectiva, dois pontos parecem surgir como estratégicos para o agro. Primeiro, uma efetiva política para promover maior abertura comercial do país, sob a batuta do multilateralismo e, inclusive, aproveitando o forte potencial competitivo do nosso agro, seja em produtos ou mesmo em serviços tecnológicos para a faixa tropical do planeta. Sempre lembrando que abertura comercial é sinônimo de vender, comprar e aprender, estendendo seus benefícios de competitividade para toda a economia, do campo à indústria e aos serviços.

O outro pilar essencial para somar no fortalecimento do país no mercado internacional é a modernização e o compliance dos processos fiscalizadores da defesa sanitária e de outras eventuais atividades de impacto sobre a segurança dos alimentos aqui produzidos. Isso tem a ver com o conceito dos produtos brasileiros no exterior, portanto é fator para abrir oportunidades de venda, além de combustível para estratégias de agregação de valor em nossas ofertas e para aumento de prestígio da marca Brasil. Para um setor com peso de um quarto do PIB e presença internacional ascendente, essa questão bem que poderia merecer atenção de prioridade nacional.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FABINHO BICALHO

EM 17/10/2018

Acredito que umas das perguntas a serem feitas para nossos candidatos é a seguinte.
Qual o projeto para escoamento da agricultura brasileira, tendo em vista que deverá duplicar nos próximos 10 anos? Infraestrutura de transporte ainda vejo com possibilidades de melhoria..
FABIO

JABOTICABAL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/10/2018

FALOU TUDO!!! O DIA QUE UM PRESIDENTE DESCOBRIR QUE O BRASIL É UM PAIS AGRÍCOLA E DER MAIS ATENÇÃO PARA O PRODUTOR RURAL,MELHORIA NAS VIAS DE TRANSPORTES,PORTOS,ETC.. O BRASIL SERÁ UMA POTENCIA MUNDIAL EM PRODUÇÃO AGRÍCOLA E PECUÁRIA
AMANDA REZENDE

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 18/10/2018

Para se falar em política e em desenvolvimento da produção agrícola e pecuária, é interessante lembrar que mais de 80% da produção Agropecuária esta ligada aos Agricultores Familiares, que regem o comércio interno, e que esses estão ocupando menos de 20% das terras rurais. Sendo o Brasil dominado pelo agronegócio, que visa a exportação, e que os maiores interessados são latifundiários, que possuem grandes extensões de terras improdutivas, que fazem uso de insumos agrícolas, que visam a monocultura, etc, e que esses interessados fazem parte da bancada ruralista, que impedem que reformas agrárias sejam feitas, o que poderia ajudar na agricultura familiar e fomentar ainda mais o comércio interno... Concluindo o meu pensamento, o desenvolvimento dessa área não estaria ligada somente a uma visão do político, somente,mas também de toda a população brasileira, principalmente, dos que possuem a posse de grandes áreas rurais.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures