ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conscientização é chave para combater o desperdício de alimentos

ESPAÇO ABERTO

EM 16/01/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Tobias Grasso, Vice-Presidente para a América Latina da Sealed Air Food Care. 

Conter o desperdício de alimentos em todo o mundo é um grande desafio. Com o aumento populacional e a alta demanda por alimentos, o desperdício também vem aumentando de maneira exponencial. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a América Latina ocupa o segundo lugar mundial na produção de carne, leite e ovos, perdendo apenas para Ásia. A despeito da produção, a região é responsável pelo descarte de 78 milhões de toneladas de alimentos, ou o equivalente a 15% do total disponível na região. Quando ampliamos a análise para um contexto mundial, 1.3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidas ou desperdiçadas ao longo da cadeia de produção e fornecimento.

Toda a sociedade deve encarar o combate ao desperdício como prioridade, desde os produtores, processadores, varejistas até os consumidores finais. Negligenciar esse tema gera prejuízos para toda a cadeia e impacta os negócios, o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

O investimento em tecnologias de embalagem é uma das soluções capazes de gerar ganhos nesta área, pois promove maior segurança ao alimento, garantia de origem, manutenção do frescor, maximização da vida útil e redução das perdas, desde a indústria, no varejo até a casa do consumidor. A conscientização em torno desse assunto está crescendo, mas ainda não chegamos ao patamar onde precisamos estar.

Segundo dados da pesquisa “Soluções para reduzir o desperdício de alimentos nos varejos na América Latina”, realizada pelo instituto Nielsen em parceria com a Sealed Air, nove em cada dez consumidores latino-americanos acreditam que o material da embalagem é mais danoso para o meio ambiente do que o alimento desperdiçado. Porém, quando se analisa a energia utilizada na cadeia de produção de carne vermelha, por exemplo, o processamento da carne em si responde por 63% do total, enquanto as embalagens representam apenas 4%, sendo que elas são responsáveis por proteger todos os investimentos das fases de processamento, transporte, estoque e comercialização*.

Infelizmente, muitos consumidores ainda não têm consciência sobre como o desperdício de alimentos contribui para o esgotamento dos recursos naturais, impacta na formação de gases de efeito estufa e sobrecarrega os aterros sanitários. Essa falta de informação dificulta a implementação de novas tecnologias de embalagens, que são soluções reais, práticas, sustentáveis e eficientes no combate ao desperdício. Para mudar essa realidade, a indústria e o varejo devem se unir na propagação de uma maior conscientização.

Quando bem informados, os consumidores tendem a tomar decisões mais conscientes. Durante a pesquisa, os latino-americanos tiveram acesso a dados e informações para solucionar este problema. Após entender os impactos causados pelo desperdício de alimentos, 90% passam a reconhecer o benefício da embalagem em garantir o frescor por mais tempo, a integridade do alimento e proteção contra micro-organismos. Ainda, 84% dos consumidores apontaram que valorizam lojas que vendam produtos que contribuam com a redução do desperdício.

Diante disso, constata-se que o conhecimento é a principal ferramenta capaz de promover uma mudança real para que a sociedade passe a priorizar o combate ao desperdício, entenda a importância e aprove a adoção de tecnologias de embalagem capazes de gerar benefícios para toda a cadeia processadora de alimentos.

*Fonte: Incpen: Conselho da indústria para pesquisa de embalagens e meio ambiente

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures