ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Concurso na França premia queijos de pequenos produtores

ESPAÇO ABERTO

EM 11/09/2018

3 MIN DE LEITURA

0
0

No último final de semana (dias 8 e 9) aconteceu a 2ª edição do Fromaniac, um concurso que reúne produtores da região da Auvérnia-Ródano-Alpes (Auvergne-Rhône-Alpes, em francês), no centro da França.

Foram mais de 400 queijos e produtos lácteos julgados por 120 jurados: franceses, suíços, japoneses, belgas… e uma brasileira, eu! O resultado: 19 medalhas de ouro, 30 de prata e 32 de bronze, que correspondem a não mais que 20% do número total dos produtos que concorreram.


Um pouco antes de começar, a organização deu instruções para o comportamento do jurados. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

“Nossa região se caracteriza por uma grande diversidade. Temos vacas que pastam desde regiões muito baixas, próximas do nível do mar, até 2 500 m de altitude” disse Elodie Marinho, produtora do salão, que tem por objetivo valorizar a agricultura local e contou com 50 estandes de produtores.

O discurso de abertura do presidente da Federação do Queijeiros da França (categoria comerciantes) Claude Maret foi realista:

“Nossa profissão vai muito bem, nosso único problema é saber qual queijo teremos para vender no futuro, pois queremos em nossas lojas produtos feitos artesanalmente, produtos típicos e locais. Nós precisamos de vocês, pequenos produtores, e nos comprometemos a ajudar para que sua atividade possa continuar, pois do seu sucesso depende o nosso. Esse concurso é para verificar se os seus produtos correspondem a nossas expectativas e de nossos clientes, para saber se podemos ajudar e se há correções a serem feitas” disse Claude.


Queijo de massa prensada com leite de vaca Salers, que ganhou medalha de ouro. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

O queijeiro belga Pascal Fauville orientou a análise sensorial dos jurados, ressaltando que a ficha deveria ser preenchida em silêncio:

“Pedimos algo muito simples, todos temos o mesmo equipamento, nossos cinco sentidos, fornecidos pela natureza. Geralmente quando provamos um queijo, tendemos a classificar como “gostei” ou “não gostei”. Isso não ajuda o produtor. A primeira coisa a fazer é olhar o produto, observar sua aparência, depois tocar e sentir sua textura, para em seguida cheirar e por último levar à boca, observando as alterações de sabor do começo da mordida até depois de engolir” disse ele.

Cada mesa de jurados teve um presidente responsável por resumir a opinião dos outros na ficha que foi entregue logo depois do concurso, no local.

Para inspirar os jurados, cada mesa tinha fichas de análise sensorial com rodas de sabores e listas de adjetivos para ajudar na identificação de qualidade e também de defeitos, como fissuras na casca, excesso de olhaduras etc.

Um dos momentos mais emocionantes do final de semana foi a cerimônia da Guilde Internationale des Fromagers. A queijeira Claire Perrinel, que percorreu a França de bicicleta em 2017 para visitar mais de 60 produtores, foi entronizada na Guilde, como reconhecimento da sua aventura.


Pascal Fauville, da loja À Table, na Belgica. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

“Sabemos que uma medalha pode aumentar até 20% nas vendas de um produto, mas mais importante do que dar nota ou medalha, os comentários sobre os queijos ajudam os produtores a melhorar os produtos, esse é o verdadeiro motivo da existência de um concurso” disse Roland Barthélemy, presidente da Guilde Internationale de Fromagers e presidente do concurso.


Muitos tons de queijos azuis! FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

 


Queijo com ácaros, embora a casca tenha sido bem trabalhada, a massa mostra que o queijo é bem jovem: apenas um mês! FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

 


Depois do concurso todos os queijos foram oferecidos para o público presente… FOTO: Arnaud Sperat Czar/Profession Fromager

 


Queijo aromatizado com tomate e basilicão e curado com casca de mucor. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

 

Mais informações:

Concurso Fromaniac – website

Guilde Internationale des Fromagers

As informações são do blog Só Queijo, de Débora Pereira, para o Paladar, do Estadão.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures