ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil produz alimentos para o mundo com segurança

ESPAÇO ABERTO

EM 11/09/2020

2 MIN DE LEITURA

0
1

Por José Otávio Menten, Presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Eng. Agrônomo e Professor Sênior da ESALQ/USP

Muitos questionam se é possível o Brasil produzir alimentos para todo o país e ainda exportar para mais de 1,2 bilhão de habitantes em todo o mundo. E com sustentabilidade. E a resposta é sim.

Não precisamos aumentar nossa área cultivada para produzir mais. Hoje aumentamos nossa produção, principalmente, graças ao aumento da produtividade. Isto é, com a incorporação de novas tecnologias para os agricultores, geradas pela pesquisa.

Se tivéssemos que entregar a quantidade de grãos que produzimos hoje tendo a mesma produtividade de 40 anos atrás, seria preciso ter duas vezes mais a atual área cultivada, o que significaria a destruição de florestas para que pudesse ter a área expandida.

Entre os diversos fatores que influenciam na produtividade um deles são as pragas, que são todos os seres vivos nocivos à produção: insetos, ácaros, fungos, bactérias, nematoides e plantas daninhas. Estas pragas, apesar de todas as técnicas que usamos hoje, causam cerca de 40% de danos na produção, ou seja, uma variedade que tem potencial de produzir dez toneladas por hectare, consegue produzir apenas seis.

Por isso, deve-se fazer o manejo adequado de pragas, que é o uso de todos os métodos e processos disponíveis, de forma integrada. Temos que evitar a introdução de pragas que não existem no país, utilizar materiais de propagação sadios, cultivares resistentes e práticas de cultivo adequados; porém, quando esses métodos preventivos não têm sucesso há a necessidade de se utilizar pesticidas, tanto químicos quanto biológicos. Por meio deles, conseguimos controlar as pragas e manter suas populações baixas. Se não os utilizarmos no Brasil, a estimativa é que haja uma perda de 50% na produção.

Precisamos garantir que produtores utilizarão os pesticidas com segurança; que sejam produtos bons e eficientes para controlar pragas, mas que também atendam exigências ambientais e toxicológicas.

Por isso existe aqui um processo de registro: só são utilizados produtos que são registrados após passarem por uma rigorosa avaliação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) considerando aspectos agronômicos; do IBAMA, considerando aspectos ambientais; e da ANVISA, para aspectos toxicológicos.

Para se chegar nessa situação é necessário grande investimento. Um novo produto só chega ao mercado depois de dez anos de trabalho envolvendo pesquisadores e cientistas de diversas áreas, com um custo aproximado de 250 milhões de dólares.

Uma vez produzidos e aprovados, os produtos devem ser utilizados adequadamente. Sempre seguindo boas práticas agrícolas, com receita agronômica, respeitando itens como dose e período de carência. Isso garante a produção de alimentos de qualidade.

O Brasil é um país que produz em quantidade e em qualidade. Produzimos alimentos saudáveis e a um preço menor que no passado para a população brasileira, que hoje possui uma qualidade de vida melhor, como para a exportação para mais de 150 países. Estamos entre os maiores produtores e exportadores de soja, milho, açúcar, café, suco de laranja, carnes (bovina, frango, suína), mas também exportamos frutas e hortaliças.

Nossos compradores externos, por meio de um sistema de monitoramento, referendam a qualidade dos nossos produtos. Nossos alimentos estão dentro dos padrões internacionais. Somos o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo, só superados por Estados Unidos e União Europeia.

Quando seguidas as recomendações de técnicos, os pesticidas garantem produtos de qualidade e uma agricultura sustentável, suficiente para continuar colocando o Brasil como o maior celeiro do mundo e o país que irá atender a demanda de alimentos em todo o mundo.

As informações são do CCAS.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures