ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil, afinal celeiro do mundo

POR JORGE RUBEZ

ESPAÇO ABERTO

EM 18/11/2004

2 MIN DE LEITURA

0
0
Agora, em novembro, o Brasil foi visitado por cinco chefes de Estado: Rússia, China, Canadá, Vietnã e Coréia. Eles poderiam ter ido para um dos outros 189 países do mundo, para a Europa, América do Norte, mas não. Vieram para cá. Alguma coisa está acontecendo, pois não foram nossas praias, nem nosso carnaval, o motivo da viagem. Uma pista: todos mandatários trouxeram empresários. O presidente da China, Hu Jintao, veio com quatrocentos.

É isso mesmo, negócios, negócios, a razão única da visita ao Brasil. Eles estão de olho em nossos recursos minerais, energia, aviões, mas também e sobretudo, nas carnes, algodão, couros, grãos, álcool, e numa infinidade de produtos rurais, entre eles, os lácteos. Esse é o grande potencial do país, os agronegócios, setor em que raríssimos países podem competir com o nosso. A velha profecia de celeiro do mundo que pairava sobre o Brasil, está se confirmando. Ou melhor, se confirmou.

Qual é a vantagem da agropecuária brasileira em relação a outros países? Primeiro: o Brasil está situado na região tropical, que lhe dá o privilégio de num só ano tirar três safras (verão, safrinha e inverno). Segundo: o Brasil detém hoje a tecnologia mais avançada da agropecuária tropical do mundo, graças ao trabalho de seus pesquisadores nos últimos 30 anos. Terceiro: o Brasil formou uma classe de empreendedores rurais hoje capazes de dar show de produtividade até mesmo para a agricultura do Primeiro Mundo.

Detentor dessas três condições estratégicas, que os pessimistas não vislumbravam, não tinha como o Brasil não se tornar potência agrícola, "que metade do mundo tem medo e outra metade inveja" como disse Joelmir Beting no evento Brasil - Celeiro do Mundo no Século 21, promovido pela Leite Brasil na Expomilk deste ano. Foi o ponto alto do evento e todas as 700 pessoas presentes certamente devem ter chegado à idêntica conclusão pela clareza das idéias e pelo otimismo realista dos entrevistados e debatedores. Chegou a vez do Brasil.

Sozinhos, os agricultores fizeram sua parte e agora cabe a outros empresários completar a obra. É incrível a deficiência do Brasil fora da porteira; por exemplo, estradas, portos e armazéns. Para resolver esses e outros graves problemas, só via iniciativa privada, já que do Governo nada se pode esperar. São áreas a exigir investimentos urgentes, caso o país não queira assistir um apagão no campo, o que seria vexame mundial. As safras agrícolas não param de aumentar e a infraestrutura não pára de piorar.

O curioso é que quem está também preocupado com esse caos é o presidente da China, que enfeixa 25% da população planetária. O país assiste o maior êxodo rural da história mundial e daqui a pouco não conseguirá produzir alimentos para seu povo. A China tem um território um pouco maior do que o Brasil, mas boa parte é deserta e composta de geleiras, inviáveis para a produção agrícola.

Diante dessa dramática situação, não resta outra alternativa para a imensa nação asiática a não ser formar parcerias sólidas com potências agrícolas e o Brasil é o primeiro da lista, como revelaram membros da recente comitiva chinesa. Estão falando em investimentos da ordem de US$ 30 bilhões nos próximos anos, não propriamente no campo, mas na infraestrutura do Brasil que, se efetivados, facilitarão o escoamento das colheitas.

Em resumo, na agricultura brasileira está a salvação do dragão chinês. "Será juntar a maior panela do mundo, com a maior fonte de alimentos do mundo", sintetizou Joelmir Beting. Mas essa chance será desperdiçada, caso a Constituição do Brasil continue sendo desrespeitada pelos invasores de terras. Para produzir, em primeiro lugar os produtores precisam estar seguros de seu direito de propriedade.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures