Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.
Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.
ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Barbárie inveterada |
MAURÍCIO PALMA NOGUEIRA
18 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
MAURÍCIO PALMA NOGUEIRACASA BRANCA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM 03/03/2005
Agradeço a todos os leitores que se expressaram elogiando ou enriquecendo o artigo que escrevi sobre os conflitos no campo.
A Scot Consultoria contribui com a Agripoint (Milkpoint e Beefpoint) desde sua fundação em 2000. Escrever sobre tal este tema é fácil, pois é impossível desagradar o público alvo que acompanha o site. Mas, como foi muito bem colocado por diversos leitores, este raciocínio e estas informações deveriam chegar ao grande público, à sociedade. Esse esforço, no entanto, é obrigação de todos nós e não apenas de um ou outro articulista, como o Xico Graziano vem fazendo. Melhorar a imagem do empresariado rural é fundamental para todo o agronegócio e faz parte do marketing. Todos os problemas que enfrentamos advém da má imagem que a sociedade tem da figura do fazendeiro. Uma sina que precisa ser reescrita. Andando de norte a sul no país, nos deparamos com diversos proprietários de terra mal intencionados ou criminosos, mas são uma minoria no meio rural. Se a maioria não fosse composta de trabalhadores honestos e empreendedores, o agronegócio não estaria onde está; não produziria os resultados que produz. Existem padres pedófilos, médicos que dopam mulheres e crianças para se aproveitar delas, advogados que tomam todo o patrimônio de pessoas menos esclarecidas com apenas uma pernada, estudantes que metralham espectadores em um cinema, juízes que matam vigias de supermercados pelas costas, enfermeiros que assassinam pacientes no hospital para "vender" o corpo a funerárias e diversos outros crimes feitos por profissionais diplomados. Nem por isso generalizamos a integridade dos demais profissionais pelos atos isolados de uns poucos criminosos. É justo uma classe inteira de trabalhadores pagar pelos atos de alguns criminosos de sua profissão? Pois é isso mesmo que acontece com o empresariado rural. Por quê no campo é diferente? Está na hora da sociedade apoiar o progresso e a ordem. Fazê-la enxergar a verdade é função nossa. Um forte abraço e obrigado a todos que participaram. Maurício |
AMAURY CORREA DA SILVA JUNIORCERQUEIRA CÉSAR - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE EM 02/03/2005
Seria imperioso que o Governo Federal apurasse com a mesma presteza e estardalhaço internacional o assassinato dos policiais militares de Pernambuco, perpetrado pelo MST.
O Ministro da Justiça, filho do grande fazendeiro e político Diogo Bastos, deveria ser imparcial e não só ameaçar os verdadeiros fazendeiros. Aliás, é bom definir: fazendeiro é quem trabalha, dá emprego, paga impostos, e principalmente paga seus empréstimos bancários, caso contrário é que retiram dinheiro, não aplicam na terra e não pagam, fecham as agências bancárias até a dívida ser perdoada pelo Governo Federal. |
GODOFREDO JOSE RANGEL NADLERUBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM 02/03/2005
Prezado Amigo,
Concordo com a posição de que a Igreja vem tomando partido em questões que não lhe dizem respeito, e muitas vezes, sem olhar o outro lado das coisas. Mas a pergunta que faço é uma: é justo termos em algumas regiões fazendeiros que também pensam como no tempo do coronelismo, no mesmo século XIX? Também tenho uma pequena propriedade e tenho muito medo de certos radicalismos do MST. Não concordo com o movimento pois a maioria do pessoal é ' bucha de canhão' e só alguns é que terminam se dando bem. Mas, tomar terra dos outros a força é crime e não tem desculpa de ser grande produtor e produzir. Infelizmente, uma minoria de coronéis disfarçados suja a imagem do produtor e para estes, acho que os rigores da lei deveriam ser aplicados. Lembro apenas que a condição social e educacional do país está chegando em ponto insustentável e como se mostra a história das nações, é nessa hora que o povo se revolta e aí, não há rico, pobre, arma, canhão, armadura e nem igreja que resolva. Está na hora de deixarmos de cada um olhar apenas asua porteira e começar a pensar no mundo lá fora... <b>Resposta do autor:</b>Prezado Godofredo, Saudações! Obrigado pela pergunta, pois é um prazer responder a algo que eu sentia até bem pouco tempo atrás. Venho de família de proprietários rurais e fiz engenharia agronômica na "Luiz de Queiroz", em Piracicaba. Pelos diversos debates que temos em universidades, muitas vezes saímos confusos, acreditando que na média os produtores rurais ainda sejam oligarcas. O que me confundia ainda mais, era que eu vivia uma realidade que não correspondia à imagem desenhada por diversos especialistas das universidades. Todos os produtores que eu conhecia eram muito trabalhadores, acordavam antes do Sol sair e relaxavam depois do Sol se pôr. Nas horas de folga, falavam de suas fazendas, de sua vida. Eram pessoas de valor. Percebi então que a imagem tão deturpada do empresariado rural vinha de acadêmicos de disciplinas urbanas. Mesmo quando ensinavam nas escolas agrárias, eram pessoas sem conhecimento nenhum do meio rural. É irônico, mas intelectuais acabam tirando conclusões preconceituosas do empresariado rural olhando para o período da escravidão. E, hipocritamente, os mesmos intelectuais defendem uma posição de que todos tem que ter a mente aberta, perceber e entender o novo, as mudanças, evoluir, enfim... Essa má imagem é mantida pelos programas de televisão e por um paradigma passado de geração a geração de professores de ciências humanas do nível secundário. É má informação, é realmente uma imagem deturpada. Existem sim proprietários de terra que ainda agem como coronéis, mas graças a nós, brasileiros, hoje são uma verdadeira minoria. Muitos têm pensamentos radicais, mas desde que estes pensamentos não virem ações, que mal tem? Estamos num país democrático. Pensar é direito; respeitar é dever. Hoje tenho convicção para defender, irrestritamente, a classe do empresariado rural brasileiro, pela experiência que acumulei visitando e analisando mais de 250 empresas rurais ao longo dos últimos 8 anos. Fora a experiência dos demais de minha empresa. Além de tudo, a Scot Consultoria ministra cerca de 80 palestras anuais, participando de debates em diversas regiões do país. Até hoje, conhecemos apenas dois "fazendeiros" que se enquadravam na má imagem divulgada do empresariado rural. E olha que trabalhamos com a pecuária de corte, atividade que teoricamente agregaria os oligarcas, coronéis. Portanto, ainda existem alguns coronéis. Em algumas regiões são mais comuns, regiões que não apontarei para não prejudicar a imagem dos bons (que mesmo assim são a maioria) que trabalham de maneira exemplar nestas regiões. Em todas as profissões existem pessoas de má índole, pessoas ruins, pessoas de mau caráter. O empresariado rural não foge dessa regra. Portanto, respondendo à sua pergunta: Realmente não é justo que a classe responda por uma minoria. Mas o que é menos justo ainda é que essa minoria seja muito menor do que pensamos. Mais injusto ainda é saber que mão de obra informal - tão comum nos grandes centros - é considerada escravidão no campo. Por quê a diferença? Vou transcrever uma parte de meu agradecimento aos que comentaram meu artigo no MilkPoint. "Existem padres pedófilos, médicos que dopam mulheres e crianças para se aproveitar delas, advogados que tomam todo o patrimônio de pessoas menos esclarecidas com apenas uma pernada, estudantes que metralham espectadores em um cinema, juízes que matam vigias de supermercados pelas costas, enfermeiros que assassinam pacientes no hospital para "vender" o corpo a funerárias e diversos outros crimes feitos por profissionais diplomados. Nem por isso generalizamos a integridade dos demais profissionais pelos atos isolados de uns poucos criminosos. É justo uma classe inteira de trabalhadores pagar pelos atos de alguns criminosos de sua profissão? Pois é isso mesmo que acontece com o empresariado rural. Por quê no campo é diferente?" Sendo assim, acredito ser de grande urgência que o empresariado rural trabalhe para mudar estas imagens, este preconceito. Os proprietários de terra, assim como qualquer outro profissional do país, que cometem delitos ou crimes devem ser julgados e punidos, quando culpados, de acordo com as leis brasileiras. Não cabe ao MST, não cabe ao ministro do desenvolvimento agrário e não cabe à Igreja (e olha que fui coroinha). Temos que fazer a justiça brasileira valer, senão entramos num caos. Concordo com suas posições finais. Realmente precisamos ser mais cívicos. Porém essa é uma obrigação de toda a sociedade e não apenas dos profissionais do campo. Um grande abraço e, novamente, obrigado pela participação. Maurício |
TURÍBIO MENDES BARBOSASÃO PAULO - SÃO PAULO EM 01/03/2005
Este é o mundo real em que vivemos. Quando paramos para analisar, concluimos que estamos vivendo um pesadelo, embora a ideologia de vida seja outra. Assim como em outros campos, podemos comparar essas atrocidades como "virus sociais" cujo objetivo é destruir.
Quanto aos nossos governantes e responsáveis por tudo, alguns envolvidos com a ilegalidade, outros fingindo de mortos, etc, não tomam as providências necessárias para colocar ordem na casa, ou porque não querem, ou não tem capacidade, ou não rendem votos para a próxima eleição. Enquanto isso, o produtor que tem sua terra e vive dela está se defendendo de invasores, juros altos, clima, etc. Este é o verdadeiro herói desta história. Do outro lado estão o MST & Cia, sistema financeiro, banditismo, etc, agindo como predador da própria espécie. Podemos dizer que é a eterna luta do Bem contra o Mal. Infelizmente temos que nos defender, utilizando as armas que temos. Que Deus nos ajude. |
MANOEL MOREIRA DA SILVAOUTRO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM 28/02/2005
Muito bom o artigo, é a pura realidade. O autor apenas esqueceu de mencionar viagens inúteis, e consequentemente gastos inúteis do dinheiro público, para visitar ditadores insanos como Fidel Castro e Kadafi, que nada tem a contribuir com o desenvolvimento e melhoria das condiçães de vida de nosso país.
<b>Resposta do autor:</b> Prezado Senhor Manoel, Obrigado pelas palavras e pela participação. Na verdade, não foi esquecimento. Se eu fosse listar tudo de inútil que está sendo feito, provavelmente acabaria o artigo apenas na próxima década. Brincadeiras a parte, a situação é terrível e preocupante. Um dia após escrever o artigo, abro o jornal "Folha de São Paulo" e deparo com a notícia de que o MST mantinha, e ainda manteria, "preso" um motorista que passou correndo pela estrada, e quase atropelou os "companheiros". Não sei o que é mais ridículo. Acharem que a estrada é lugar de "companheiros", definirem limites de velocidade (se o motorista passasse correndo, como eles o prenderiam?), prender um cidadão ou isso sair no jornal, como se fosse a coisa mais natural do mundo. Aliás, sobre as visitas a ditadores, isso ainda terá peso negativo para a economia do país. É só esperar para ver, com calculadoras em mãos. É fogo, quase que literalmente! Bom, na Scot Consultoria, para não perdermos nosso foco, precisamos evitar emitir muitas opiniões, pois temos que nos ater aos fatos de mercado, administração e economia. De vez em quando, é impossível manter silêncio. Sobre este assunto, daria para escrever um artigo por dia. Um forte abraço Maurício |
HENRIQUE ALMEIDA MIRANDABRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS EM 28/02/2005
Sinto-me necessariamente apoiado em minhas convicções, já que é lastimável o Governo apoiar um "insano" que proclama a violência para impedir a viabilidade de bens de produção, acusar o agronegócio, a geração de empregos e o superávit na balança comercial.
|
OCTÁVIO FERREIRA DA ROSA FILHOGOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM 27/02/2005
Concreta e verdadeira a reflexão feita neste artigo. É uma pena que artigos como este não tenham circulação nos meios de massas, apenas em meios com este, onde conhecemos a realidade das coisas e vemos nossa imagem de produtor ser distorcida a cada dia mais na mídia.
|
JOSE MANUEL C. MENDONÇACASCAVEL - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM 25/02/2005
Parabens pelo artigo, de brilhante lucidez. No ano passado se realizou em Foz do Iguaçú um congresso dos fiscais do trabalho. João Pedro Stedille foi palestrante convidado com honras. Estranho, não?
|
FERNANDO FERREIRA PINHEIROBRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL EM 24/02/2005
Reforma Agrária, será que todos que a defendem sabem o que ela significa?
Que a reforma é necessária não se tem dúvida, que o crime contra a freira americana no Pará deve ser esclarecido e os culpados punidos também todos concordamos, mas quantas pessoas morreram e morrem no Pará por conflitos de terra, e o caso dos PMs o que vai virar e os "líderes do MST" que são procurados por crimes cometidos? A reforma agrária é necessária sim, mas com verdadeiros trabalhadores rurais e não "sem terra", pessoas envolvidas com interesses políticos e nada mais que manipulam uma massa que em sua maioria não sabe o que realmente é ser um trabalhador rural. |
ANTONIO DA SILVARIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS EM 24/02/2005
Até quando prevalecerá o comportamento de líderes de movimentos reacionários, inconseqüentes, fomentadores de ações que culminaram com a morte de policiais, que além de mortos foram torturados, e a execução de uma idosa que dedicava a vida aos menos favorecidos pela sorte, como conviver com um movimento que até pode ser justo, mas aceita em seu meio, pistoleiros, procurados pela justiça etc.
Espero que a reação das áreas governamentais não seja somente para se contrapor com o noticiado pela imprensa, e sim, um posicionamento para fazer justiça através de uma punição que sirva de "Desmotivação" para que fatos como estes não se repitam. Mauricio Palma Nogueira, parabéns pela consistência do seu artigo. Antonio da Silva |
CARLOS CESAR MASSAMBANIUMUARAMA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO EM 22/02/2005
Caro Maurício,
Muito lúcido o seu artigo, parabéns pela excelente abordagem sobre o assunto que envolve o MST. Por onde tenho andado (Sul do Brasil) vi vários projetos de assentamento que deram certo. Alguns hoje possuem até cooperativas, isso é bonito. Acontece que esses projetos foram realizados há cerca de 15 anos atrás, quando ainda havia trabalhadores rurais em busca de terras para cultivo. Hoje os fatos são outros. Baseado neste "sucesso" os representantes do MST utilizam como exemplo tais projetos para distorcer a realidade. É fácil hoje montar um grupo de acampados, é só ir numa favela onde o povo está arruinado e oferecer comida para ficar acampado, os caras inclusive se revezam entre pai, filhos, esposa, compadre, etc. Então o comentário é o seguinte "se ganharmos alguma terra, voce não precisa ir trabalhar, é só passar os direitos para outro por algum valor qualquer e ir para outro acampamento fazer o mesmo". Isto, portanto, se torna um meio de vida sob os olhos do governo. A sociedade civil deve ser preocupar mais com o MST, pois ele está deixando de ser um problema dos fazendeiros, está se tornando um problema para toda a sociedade. |
MAURO ROCHA DA CRUZMURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 22/02/2005
Caro Maurício,
Brilhante a sua crônica. Impressiona muito pela forma como voce traduziu o espírito de como nos sentimos nós, legítimos produtores rurais, quanto a essa "BARBÁRIE INVETERADA" que esta sendo acometida no país. Hoje mesmo vemos que dois fazendeiros do Pará, bem próximo a região onde aconteceu o assassinato da Irmã Dorothy, foram assassinados. Será que o aparato policial que já está lá instalado moverá mundos e fundos para descobrir os responsáveis? É mais um exemplo do que está acontecendo no campo. Aos coitadinhos do MST tudo. A nós, produtores rurais, resta a sina de sermos eternos vilões nessa história. E aqui quem escreve é um produtor rural dono de um pequeno minifúndio no interior de MG, mas que não aguenta mais os desmandos que estão ocorrendo. Excessos de um lado com certeza gerarão excessos do outro. Até quando? E quantos mais deverão morrer? Como convivermos com essa eterna crise de confiança do Governo para com o homem do campo? Cadê o Ministro Rodrigues para nesse momento exigir a apuração imediata dos assassinos dos fazendeiros e das eternas invasões de terras? Mauro Rocha da Cruz Faz. Vale da Pedra Muriaé - MG |
ANTONIO PEROZINVALINHOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE EM 21/02/2005
Parabens Mauricio, suas palavras são as minhas e de muitos produtores.
Se continuarmos calados, em pouco tempo nossas propriedades, embora pequenas e produtivas, serão objetos de invasão desse bando de vagabundos. |
GUILHERME AZEVEDO SODRÉSÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE EM 19/02/2005
Parabéns Mauricio,
O que você escreveu está certo. O que o Xico Graziano tem escrito no Estadão também. O que nós produtores agrícolas podemos fazer? Apoiar atitudes como a sua multiplicar enviando para amigos e esperar que nossas entidades de classe se posicionem para esclarecer formadores de opinião como o Boris Casoy e outros que já defenderam muito o MST. A nossa indignação e a verdade dos fatos devem ser repetidas muitas vezes para todos saibam o que realmente está acontecendo aqui e no exterior. O Brasil e por conseqüência, todos nós brasileiros, estamos perdendo com esta insana loucura. A nau dos insensatos. Quem semeia ventos colhe tempestades. |
JOSÉ ROBERTO PUOLICAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE EM 18/02/2005
Caro Maurício,
Que belo artigo. Será que vc não consegue publicá-lo num lugar onde atinja uma maior parte da sociedade? Normalmente, os leitores deste site são do nosso ramo e precisamos que os outros ramos da sociedade fiquem mais bem informados. Vou tentar alguns lugares e se tiver sucesso te aviso. Parabéns. Limão |
HELIO CABRAL JUNIORGOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS EM 17/02/2005
A sociedade brasileira está sob ataque! E para nosso espanto não é algo velado ou dissimulado, nem mesmo procura se travestir de "cordeiro" para de forma insidiosa levar a cabo seu intento! Não, o MST e seu séqüito ultra-radical incitam a violência, a desordem e a quebra dos valores institucionais de forma aberta e clara, e o mais ultrajante é que encontram eco em setores ou indivíduos de nossa sociedade que supostamente deveriam tomar a frente no repúdio destas ações e em defesa da sociedade; clérigos, intelectuais e políticos deveriam velar por nossa sociedade e não contra ela!
Por que se espantar com a universidade dos sem terra se ela é somente o pináculo máximo da deturpada doutrinação ideológica instituída na formação dos jovens assentados e acampados pelos "madraçáis do MST"? Uma matéria veiculada na edição da Revista VEJA do dia 08 de setembro de 2004, sob a assinatura da repórter Monica Weinberg, intitulada "Madraçáis do MST", chocou e deixou perplexos todos que dela tomaram conhecimento! A matéria mostra como as crianças do MST, entre assentamentos e acampamentos, recebem nas escolas do movimento uma doutrinação que incute o ódio, a revolução e a subversão da sociedade brasileira! Para aqueles que acham que a revista VEJA pode ter uma "orientação anti MST" e um tratamento "tendencioso" deste movimento, destaca-se aqui trechos extraídos do documento relativo à educação, da página oficial do MST na Internet - https://www.mst.org.br/setores/educacao/educacao.html -: "A educação para a transformação da sociedade - na qual a influência política é aplicada como forma para se estabelecer a justiça entre os indivíduos - é um dos princípios filosóficos do MST. Por meio dele, o Movimento pretende formar militantes para organizações de trabalhadores que, segundo o MST, devem desenvolver consciências de classe e revolucionária ligadas às lutas e aos objetivos do Movimento. "Queremos preparar sujeitos capazes de intervenção e transformação prática da realidade" "...objetivo educacional do Movimento, que se aplica em meio à tentativa de inserção dos trabalhadores em valores diferentes daqueles da sociedade atual ..." "A escola não pode negar sua relação com a política. Deve, portanto, alimentar a indignação diante de situações de injustiça e impunidade que estão sendo, atualmente, difundidas pelos meios de comunicação e pela sociedade... E para que os alunos pensem dessa forma, enfatiza-se o estudo da história e o da economia política e, também, a participação dos trabalhadores sem terra em lutas sociais de outras categorias." Como se pode ver, o MST está doutrinando uma parcela desprovida e carente da sociedade brasileira, ensinando-lhes o ódio, o rancor e a encarar essa mesma sociedade brasileira que em verdade somos todos nós - os comerciantes, médicos, manicures, donas de casa, pedreiros, professores, estudantes, bancários, engenheiros, comerciários, funcionários públicos, etc - como inimigos! A perversidade deste processo é tão chocante e aumenta ainda mais nossa indignação, quando constatamos que esta mesma sociedade que eles tanto condenam e querem subverter e destruir, é que lhes fornece educação, saúde, remédios, alimentação, etc! Isso porque os líderes do MST não dizem à essas crianças que quem paga os professores de suas escolas é o governo, via impostos arrecadados da sociedade brasileira! Que os médicos que os atendem pelo sistema único de saúde são pagos com estes mesmos impostos! Que as cestas básicas que lhes são distribuídas também são oriundas dos impostos ! E que como os "sem terra" são cadastrados nos programas sociais do governo (bolsa escola, bolsa família, etc), aposentadoria rural aos mais idosos, até seus benefícios de amparo social são custeados pela sociedade brasileira! Nossa sociedade tem falhas? Sim! Mas podem ser corrigidas; porém o MST e aqueles que o apóiam, defendem o modelo ideológico-politico-social que implodiu a antiga união soviética, que foi abandonado pela China, Vietnam e outros países comunistas e que sobrevive hoje apenas em duas ditaduras que são a da Coréia do Norte e a mais longa ditadura ainda existente no mundo, a de Fidel Castro em Cuba; o que estes dois países têm em comum é a socialização da miséria! Para impor seu modelo de sociedade ao Brasil, o MST como ficou bem claro na reportagem da revista VEJA, não exitará em transformar nosso país em algo semelhante ao que ocorre na região de Israel e Palestina, onde um vizinho teme ao outro, pois este por questão ideológica pode atentar contra sua vida. Nossos governantes estão inertes e indiferentes à tudo isso... de certo modo até apóiam, já que como vimos, as políticas institucionais dão amparo e suporte à este "monstro cujo único ideal é nos devorar"! Este é o futuro que queremos para nós e para nossos filhos? O caos social? Brasileiro contra brasileiro? Um futuro de medo e incerteza? A sociedade brasileira deve se posicionar, ou enfrentar este futuro sombrio, com suas trágicas conseqüências para todos nós! Hélio Cabral Jr Dentista e produtor rural filiado ao Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares - MG |
Assine nossa newsletter
E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail
|
|
Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.
Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE MILKPOINT VENTURES
Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro
design salvego.com - MilkPoint Ventures + desenvolvimento d-nex