ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ambiente de mudanças na cadeia produtiva do leite

POR SEBASTIÃO TEIXEIRA GOMES

ESPAÇO ABERTO

EM 22/11/2004

2 MIN DE LEITURA

1
0
Com certeza, o maior destaque em 2004, na cadeia produtiva do leite, foi o comportamento das exportações de lácteos. Estimativas da OCB-CBCL, Leite Brasil e Embrapa Gado de Leite indicam que as exportações deste ano equivalem a 400 milhões de litros de leite, enquanto as importações equivalem a 350 milhões de litros. É a primeira vez que a quantidade exportada é maior que a importada.

Todavia, análise mais aprofundada desses dados revela que a exportação brasileira é pequena, em relação à produção nacional. Em 2004, a produção total foi de 23.521 milhões de litros e a inspecionada, de 15.053 milhões. Isto significa que a exportação de lácteos, em 2004, representou apenas 1,7% da produção total e 2,6% da inspecionada.

Mais importante que esses percentuais é o significado da virada do jogo da participação do país no mercado internacional de lácteos. Criou-se um ambiente de otimismo na cadeia produtiva do leite, que deixa em posição desconfortável quem não consegue acompanhar as profundas e rápidas transformações em andamento. O leite está deixando de ser o "patinho feio" do agronegócio brasileiro, para entrar, definitivamente, no bloco dos produtos com grande poder de competição no mercado internacional.

O mesmo fenômeno que aconteceu com as exportações de lácteos, neste ano, já vem acontecendo, há alguns anos, com a assistência técnica e gerencial ao produtor de leite, prestada por profissionais autônomos. Um exemplo de sucesso desse procedimento é o Educampo, programa coordenado pelo Sebrae-Minas, em parceria com a indústria laticinista e produtores de leite. No Educampo, o consultor técnico presta serviços a um grupo de vinte produtores, que bancam os custos da consultoria.

Em média, a produção de leite dos assistidos pelo Educampo representa apenas 10% da recepção do laticínio. Assim como na exportação, não é esse pequeno percentual o mais importante, mas o que significam os resultados do programa. Os produtores assistidos vêm obtendo elevados ganhos de produtividade e de resultados financeiros, o que comprova a eficácia da metodologia Em razão dos resultados alcançados, os produtores assistidos funcionam como uma vitrine que mostra aos seus vizinhos que é possível ter na produção de leite um negócio atraente. A divulgação dos resultados ajuda a criar o ambiente favorável às mudanças.

O pagamento realizado pelo produtor é um importante condicionante do sucesso da produção de leite, na medida em que ele induz à assistência técnica compromissada com resultados, despertando no produtor a relevância das orientações. Isto representa uma mudança, em relação aos modelos tradicionais de orientação ao produtor.

Ao demonstrar, na prática, a viabilidade da produção de leite, o Educampo ajuda a criar o clima de otimismo na cadeia produtiva do leite, do mesmo modo que estão fazendo as exportações.

SEBASTIÃO TEIXEIRA GOMES

Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ALMEIDA DE OLIVEIRA

MAJOR ISIDORO - ALAGOAS - EMPRESÁRIO

EM 31/12/2004

Em 2004 tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo EDUCAMPO em Minas Gerais, mesmo em uma só Fazenda. Mesmo assim, decidimos participar aqui em Alagoas, o que fazemos já pelo segundo mês. Nossa perspectiva é de que no futuro tenhamos o êxito almejado. Sou produtor de leite em Major Izidoro - Alagoas com produção diaria de 3.300 litros/dia com 220 vacas em lactação em 35 ha de area utilizada para alimentação do rebanho. Estou crescendo com leite. Ha 10 anos produzia 800 litros/diarios na mesma área. Abraços, José Almeida

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures