ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Alimentos: para reduzir perdas falta aplicação de bom senso

POR PAULO VARELA SENDIN

ESPAÇO ABERTO

EM 17/12/2008

2 MIN DE LEITURA

3
0
As cadeias produtivas que se encarregam de prover os alimentos de que todos precisamos têm inúmeros pontos em que ocorrem perdas e desperdícios que poderiam ser evitados. As discussões sobre o tema geralmente enfatizam os processos de colheita e transporte ou o descaso com que o consumidor final trata os produtos que leva para casa. Pouca gente comenta, no entanto, o grande desperdício que ocorre nas gôndolas dos supermercados.

Basta percorrer a seção de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) de qualquer supermercado para notar a grande quantidade de produtos esparramados pelo chão, muitas vezes até representando perigo para quem circula por perto.

Tendo em vista os custos que isso representa para o estabelecimento comercial e seu repasse ao consumidor final, é óbvio que uma adequada gestão desse problema poderia contribuir para gerar uma vantagem competitiva para quem se decidisse a enfrentar a questão.

O que ocorre é que não há uma mínima preocupação com o nível de empilhamento dos produtos, que sofrem o efeito do peso de uns sobre os outros e rotineiramente caem ao chão. Alguns itens como tomate, caqui, manga e outros de consistência mais frágil acabam sendo inutilizados para o consumo, ao ficar no fundo das pilhas ou ao caírem no chão.

Além desses prejuízos diretos, os supermercados estão contribuindo com um reforço à nossa tradicional cultura de desperdício e formando novas gerações de desperdiçadores. A esse fato soma-se o aspecto de "fim de feira" que a seção de FLV apresenta, com produtos espalhados pelo chão, muitas vezes pisados pelos clientes.

A pergunta que fica é: por que os produtos são colocados em pilhas tão altas? Será que os gerentes de FLV não conhecem as características de frutas como caqui ou uva, que são frágeis? E mesmo quando se trata de produtos mais resistentes, como a batata e a laranja, porque empilhá-los de forma que caiam ao chão? É muito provável que o custo de uma reposição mais freqüente seja menor do que o decorrente das perdas de produtos e danos à imagem do supermercado.

O mais intrigante é que o problema é generalizado: essa situação se repete em pequenos supermercados de vizinhança e em hipermercados de redes famosas.

Como Engenheiro Agrônomo, sei dos esforços que os profissionais da área dedicam à disseminação de tecnologias junto aos produtores rurais para que evitem perdas na produção e na colheita. É frustrante, portanto, ver que os resultados da dedicação desses técnicos e dos esforços dos produtores são dissipados no elo final das cadeias produtivas de alimentos.

Minha sugestão aos gerentes dos supermercados é que se dediquem a observar durante algum tempo sua seção de FLV e definam protocolos de empilhamento compatíveis com cada tipo de produto. Assim, aplicando um mínimo de bom senso a essa atividade, com certeza reduzirão os custos, aumentarão a competitividade e apresentarão a seus clientes uma loja limpa e agradável.

PAULO VARELA SENDIN

Graduado em Engenharia Agronômica pela ESAL/USP(1967), Especialização em Economia Rural e Gestão Estratégica. Consultor na ADETEC - Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região e no IAPAR. Foco em Inovação e Agronegócio

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO FIGUEREDO

CUIABÁ - MATO GROSSO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/12/2008

Se os donos de supermercados querem demonstrar fartura, sem perder ou danificar, jogar fora FLV, poderiam repensar por exemplo o desenho das gôndolas onde depositam e expoem as FLV. Tipo um fundo de madeira em pirâmide e então então recobrir com pequena camada de FLV. Continuam exibindo fartura mas com uma camada leve, que não danificará as FLV.

Eng. Mec. FRANCISCO FIGUEREDO
MARCELO COSTA DRUMMOND

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/12/2008

Prezado Paulo Varela Sendin,
Sou Médico Veterinário e presto serviço para supermercados. Gostaria de parabenizá-lo por tocar num tema cotidiano e que muito me interessa. Na realidade não é apenas o setor de hortifrutigranjeiro que apresenta tal realidade, há outros também, como o de Salgados e Defumados, por exemplo. Muitas vezes convencer um gerente não é tarefa fácil. Outro dia eu estava conversando justamente sobre este exagero de produtos nas gôndolas e ouvi que o objetivo é demonstrar ao consumidor a fartura, assim ele sempre comprará mais. Ou seja, gôndola com poucos produtos não estimula a compra pelo cliente. Eu não sei daonde eles concluiram isso.

Sinto que é um costume muito antigo na área de varejo. Mas não sei se há pesquisas comprovando que essa prática estimula a compra pelos consumidores. Eu vivo uma luta diária durante as visitas nas filiais. É um trabalho árduo de educação sanitária e Segurança Alimentar. As perdas são muitas e esta realidde também me angustia, porque também é interesse meu que a empresa em que eu trabalho melhore a cada dia. Não poupamos esforços quanto a isso. Agradeço pelo belo texto publicado.
Atenciosamente, Marcelo Drummond.
KENHITI IKEDA

FERNANDÓPOLIS - SÃO PAULO

EM 17/12/2008

Muito bem lembrado o detalhe de que a imprensa em geral critica os desperdícios ocorridos na produção e no transporte, enquanto isso, a distribuição tanto no atacado quanto no varejo, é esquecida. Lembro ainda que o desperdício nas Ceasas de todo o Brasil, deve ser muito maior do que o dos Supermercados.

Sr. Paulo, não desanime, continue com a luta contra o desperdício.

Meus parabéns pelo artigo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures