ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agora brasileiro tem Guia Alimentar Oficial

ESPAÇO ABERTO

EM 07/11/2005

1 MIN DE LEITURA

2
0
Por Jorge Rubez 1

O "Guia Alimentar para a População Brasileira" acaba de ser divulgado pelo Ministério da Saúde. É um compêndio com 238 páginas com riquíssimas informações nutricionais que recebeu a colaboração da Associação Leite Brasil e de outras entidades do agronegócio.

Tudo começou em 2004 quando o projeto do Guia foi submetido a consulta publica e recebeu nossas sugestões acreditando que o texto original poderia trazer riscos de queda no consumo de lácteos.

O Guia, que é a recomendação oficial, traz diretrizes alimentares para a população, para as empresas e profissionais da área de saúde e apresenta em um capítulo os setores de leite e derivados, carnes e ovos.

Diz que o leite e seus derivados são importantes em todas as fases da vida e recomenda aos profissionais de saúde orientarem para o consumo diário de 3 porções de leite e derivados e informar que estes são fontes de proteínas, vitaminas e cálcio. No capítulo sobre o cálcio x osteoporose o leite é considerado a melhor fonte de cálcio na alimentação.

Considerando o leite fluido (pasteurizado ou longa vida) as recomendações de consumo correspondem a uma quantidade per capta anual de aproximadamente 200 litros (exatamente 199,29 litros).

Em se tratando de outros derivados lácteos calculamos que este consumo em equivalente leite fluido é maior: são 263 litros para o leite em pó, 394 litros para o queijo mussarela, 298 litros para o queijo minas frescal e 219 litros para os iogurtes naturais.

Foi uma grande satisfação ter colaborado para a valorização do leite e seus derivados num importante trabalho que será referência para todos, principalmente para os profissionais de saúde.

Este Guia preenche uma grande lacuna que existia sobre recomendações de consumo de lácteos, principalmente aquela deixada pelo índice que se entendia ser a recomendação da FAO e OMS. Agora a nossa referência é: consumo mínimo de leite de 200 litros por pessoa/ano ou 546 gramas/dia (3 copos diários).

Para aqueles que quiseram conhecer mais o Guia estou fornecendo o link: https://dtr2004.saude.gov.br/nutricao/documentos/guia_alimentar_conteudo.pdf.

_________________________________
1 Jorge Rubez é Presidente da Associação Leite Brasil

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDRÉ LUIZ COKELY RIBEIRO

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/11/2005

Analisando este cenário de demanda quase sempre inferior à produção, podemos supor que o equilíbrio está muito distante?



O quê da questão ainda é baixa renda, cultura de baixo consumo, não existência de política de setorização no Brasil, falta de FORÇA diante do mercado internacional? Existem estimativas confiáveis do quadro mundial?



Parabéns ao Prof. Sebastião Teixeira e a MilkPoint por tratar do assunto.



Obrigado,



André Cokely

Veterinário do Projeto Educampo Leite em Frutal MG



<b> Resposta MilkPoint:</b>



Caro André Luiz,



Obrigado pelas colocações.



Sem dúvida o aspecto de renda tem um efeito significativo, mas a questão é que, hoje, os lácteos competem com muito mais opções de gastos, não só em alimentos, mas em vários outros bens de consumo. Aliado a isso, há a mudança no perfil de idade da população, com menor número de crianças e maior número proporcional e absoluto de adultos. Ações de marketing precisam ser feitas considerando essa realidade.



O Brasil tem participado do mercado mundial, mas para ter sua posição consolidada, precisa trabalhar melhor algumas questões como qualidade (principalmente componentes) e agregação de valor. Há oportunidades, mas é válido lembrar que apenas 6-7% do total produzido no mundo é comercializado entre países.



Abraço,



Marcelo Pereira de Carvalho
ANTONIO J. XAVIER

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 07/11/2005

Agora sim!



Ao contrário de uma vaga "recomendação da FAO/OMS" para a qual atualmente não é possível encontrar nenhuma referência concreta, temos uma recomendação enfática do Ministério da Saúde - ANVISA : mínimo de três proções de lacteos por dia (200 kg/pessoa/ano).



É um marco histórico; parabéns para a Leite Brasil e para o Milkpoint pela pronta divulgação.



Xavier

AEX Consultoria

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures