ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial de lácteos: 2024 inicia com importações em patamar ainda alto

POR HELOISA VASCONCELOS

PANORAMA DE MERCADO

EM 08/02/2024

3 MIN DE LEITURA

0
2

O primeiro mês de 2024 encerrou e a balança comercial de lácteos seguiu demonstrando um alto patamar para as importações, mantendo assim o saldo da balança em nível bastante negativo. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo registrado no mês de janeiro chegou a -199 milhões de litros em equivalente-leite. Apesar da recuperação mensal de 15 milhões em relação a dezembro de 2023, o saldo ainda se manteve próximo aos -200 milhões de litros, conforme pode ser observado no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos – equivalente leite.

Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos - equivalente leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

Sobre as exportações, o volume total exportado continuou avançando, encerrando o mês de janeiro com uma alta de 39,5% em relação ao mês anterior. No total, foram exportados 7,84 milhões de litros em equivalente-leite, ficando 47% acima do resultado obtido em janeiro de 2023, como mostra o gráfico 2.

Gráfico 2. Exportações em equivalente-leite.

Exportações em equivalente-leite
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

As importações passaram por um recuo mensal em janeiro, de aproximadamente 6%. No entanto, o volume total importado se manteve em um patamar bastante alto, com 206,5 milhões de litros em equivalente-leite importados em janeiro, representando uma alta de 36% em relação ao resultado obtido em janeiro de 2023, como pode ser observado no gráfico 3.

Gráfico 3. Importações em equivalente-leite.

Importações em equivalente-leite
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

Dentre as categorias importadas, novamente o soro de leite enfrentou um aumento percentual em seu volume importado, de cerca de 68% em relação ao mês anterior. No entanto, o seu volume permaneceu abaixo das importações da categoria observadas em janeiro de 2023.

Outras categorias também enfrentaram aumento nas importações do último mês, como o leite em pó desnatado e os leites modificados. Apesar da baixa relevância dos leites modificados dentro das importações totais, janeiro encerrou com um expressivo aumento na categoria. Enquanto o leite em pó desnatado, que representa a segunda maior categoria dentro das importações, passou por um aumento de 35% nas importações do último mês, atingindo o maior patamar em volume desde janeiro de 2023.

Por outro lado, a categoria mais relevante dentro das importações, o leite em pó integral, passou por um recuo em seu volume importado no último mês, de 16%.

Enquanto para as exportações, diversas categorias apresentaram avanços em janeiro. As duas categorias de maior relevância, leite condensado e creme de leite, registraram aumento nas exportações do último mês, de 77% e 72%, respectivamente, com o creme de leite atingindo o maior patamar no volume exportado desde outubro de 2020.

Outras categorias como leite UHT, leites em pó integral, desnatado e semi-desnatado, iogurtes, manteigas e doce de leite também enfrentaram aumentos em seus volumes exportados no último mês.

As tabelas 1 e 2 mostram as principais movimentações do comércio internacional de lácteos nos meses de janeiro de 2024 e dezembro de 2023.

Tabela 1. Balança comercial de lácteos em janeiro de 2024

Balança comercial de lácteos em janeiro de 2024

Tabela 2. Balança comercial de lácteos em dezembro de 2023

Balança comercial de lácteos em dezembro de 2023
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.

O que podemos esperar para os próximos meses?

Nos últimos três meses observamos as importações brasileiras permanecerem em patamares bastante altos, e esta alta está alinhada principalmente com uma antecipação de compras, devido tanto as alterações tributárias relacionadas a produtos importados, que entrou em vigor neste mês de fevereiro, como com uma tendência de alta nos preços internacionais, que tornou mais vantajoso realizar as negociações antecipadamente.

Desta forma, apesar dos preços dos principais produtos importados seguirem competitivos em relação aos preços dos produtos locais, a tendência para os próximos meses é que as importações apresentem recuos mensais, por conta da antecipação das compras e da entrada do novo decreto, que penaliza indústrias lácteas que compram leite de produtores brasileiros e importam derivados lácteos.

Apesar do recuo esperado nos próximos meses, as importações de 2024 devem se manter em um patamar elevado quando comparado com os anos anteriores, como 2021 e 2022, devido a competitividade de preços, que impede, de certa forma, que as importações recuem de forma muito intensa.

 

https://www.milkpoint.com.br/mercado

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures