Atenção, passageiros! Este é o Dairy Vision 2021, uma viagem pelo mundo de tendências e inovações em lácteos. Nosso voo conta com uma tripulação especializada de 11 países: Brasil, Suíça, Suécia, Portugal, França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Argentina, Itália e Dinamarca.
Nosso destino é o futuro. Para isso, em quatro encontros, nos dias 17, 18, 23 e 24 de novembro, nossa rota tem como missão desvendar os possíveis trajetos do leite, enxergando as oportunidades e mitigando os desafios.
Em nossa primeira escala, vamos trabalhar com as projeções para o mercado do leite. Nos últimos anos, vimos grandes mudanças na cadeia láctea, desde uma maior profissionalização das propriedades leiteiras até o protagonismo do consumidor, que direciona as ações das indústrias.
De fato, sabemos onde estamos e o que nos trouxe até aqui. Mas, e o futuro? O que ele pode reservar de mudanças, tendências, oportunidades, cenários e desafios para o setor lácteo?
Em busca dessas respostas, nessa primeira escala nossa tripulação será formada por grandes nomes do setor mundial:
- Paulo do Carmo Martins, Embrapa Gado de Leite (BR), Os principais desafios e oportunidades que o setor lácteo brasileiro tem à frente
- Christian Koch, Professor na School of Economics and Marketing, Lund University (SE), Quatro cenários possíveis para a indústria láctea
- Kevin Bellamy, Global Sector Head no Rabobank (NL), Os alimentos lácteos têm um futuro brilhante?
- Julian Mellentin, Fundador da New Nutrition Business (FR), Bebidas à base de plantas e alimentos de laboratório: até que ponto os lácteos podem ser afetados?
- Marcelo Leitão, Arla Foods Ingredients (BR), Sustentabilidade: reaproveitamento de soro ácido para gerar novos negócios
- Lukasz Wyrzykowski, Diretor Geral do IFCN (DE), É possível atingir a neutralidade de carbono no setor lácteo?
Nossa segunda escala será sobre inovações. No leite, aos longos dos anos, houve inovações do campo à mesa. Se as mudanças passadas focavam em otimização e aprimoramento, as inovações atuais têm três grandes pilares: diferenciação, competitividade e atender as demandas de tendências de consumo. Pilares que podem ser resumidos em um só propósito: protagonismo competitivo.
Neste cenário, em um mundo de grandes transformações, como o de alimentos, discutir inovações é essencial. É preciso inovar? As inovações de hoje atenderão aos consumidores e as demandas futuras? Por que e como inovar em um mundo de mudanças?
Para fomentarmos o assunto sobre inovações, nossa tripulação será formada por:
- Carolina Sevciuc, Digital Transformation & Innovation & Sustainability na Nestlé (BR), A transformação digital e a inovação aberta na Nestlé
- Sebastiano Porretta, Pesquisador na SSICA (IT), Desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos com base no consumidor: uma mudança de paradigmas
- Rune Joergensen, Chr. Hansen (DK), Viabilizando um sistema alimentar sustentável
- Bruno Stefani, Diretor Global de Inovação na AB InBev (BR), Por que e como as empresas tradicionais precisam mudar a forma de inovar? O exemplo de AB InBev
Na terceira escala do nosso voo, vamos abordar novos negócios da cadeia do leite. Sabemos que o setor é composto por inúmeros laticínios que tradicionalmente competem nos mesmos nichos. Por isso, além de fortalecer o posicionamento da marca nos nichos tradicionais as empresas também podem apostar em alternativas de diferenciação.
Fomentando as oportunidades de novos negócios, nossa tribulação será composta pelos seguintes tripulantes:
- Luis Fernando Laranja da Fonseca, Fundador da Guaraci Agropastoril (BR), NoCarbon: o primeiro leite brasileiro neutro em carbono
- Leandro Campos, Analista de negócios de Agribusiness na Engineering Brasil (BR), Colaboração e Conectividade na Cadeia Produtiva do Leite
- Rafael Abad, CEO e Fundador da Keiff Kefir (BR), Lácteos e produtos baseados na saúde: o exemplo da Keiff Kefir
- Rafaela Gontijo Lenz, CEO na Nuu Alimentos (BR), Indústria Carbono Neutro - como produzir alimentos regenerativos no setor lácteo
- Rodrigo Studart, CEO e Fundador da Lowko Sorvetes (BR), Como escalar uma startup de alimentos
- Kieran Gartlan, The Yield Lab (US), Os direcionadores da inovação no setor de alimentos e a visão do investidor
O Brasil será a nossa quarta escala. Com um olhar especial para a indústria do leite brasileira, abordaremos desde o mercado de queijos, comportamentos de consumo, saudabilidade, ciência e bem-estar, investimentos, impactos da nova rotulagem, bem como uma visão panorâmica dos desafios e oportunidades para os laticínios no Brasil.
Nesta parada, nossa tripulação também será 100% nacional:
- Maikel Grasel, UltraChesse, Consolidação no mercado de queijos: desafios e oportunidades
- Virginia Traldi e Pedro Tatoni, Kerry Latam, De olho no Rótulo - A nova norma sobre rotulagem nutricional e seu impacto em lácteos
- Renato Greidanus, presidente da Frísia, Unium: um caso de sucesso entre as cooperativas de leite
- Bruno Martins Silva, sócio da Arlon Latin America, Os lácteos são ainda atrativos para o mercado de investimentos
- Valter Galan, sócio do MilkPoint Mercado, Desafios atuais e futuros da indústria láctea no Brasil
- Kennya Siqueira, pesquisadora na Embrapa Gado de Leite, Na era do consumidor: uma visão do mercado lácteo brasileiro
- Paulo Henrique Fonseca da Silva, Professor na UFJF, Lácteos e ciência, nutrição e saúde: oportunidades para o setor
- Adriano Rangel, Professor na UFRN, Produtos lácteos e o sistema imunológico: novos desenvolvimentos e oportunidades
Em nossa última e quinta escala, vamos trocar experiências e explorar diferentes visões. Aqui, a ideia é nos inspirar e captar insights em cases de sucesso do setor lácteo de diferentes partes do mundo e adaptá-las para a nossa realidade.
Nossa tripulação abordará desde aspectos de comunicação da cadeia do leite com o mercado consumidor, vertente plant-based e adaptação da proteína animal, bem como uma percepção sobre o consumidor do futuro.
Para isso, nossos tripulantes serão:
- Maria Ines Rimond, Consultora Innovar Agro (AR), Reduzindo a distância entre produtores e consumidores
- Bel Lavratti, Consultora Sênior da HMT (CH), Uma metodologia para criar a estória de sua empresa: os segredos por trás do reposicionamento da Oatly
- Eduardo Vasconcelos, Diretor de Compras da Bel Fromageries (PT), O projeto Terra Nostra nos Açores: como estamos 4 anos depois?
- Ken McCarty, McCarty Family Farms (US), Produzindo leite para o consumidor do futuro
- Luis Eduardo Ramirez, Tetra Pak Brasil (BR), Engajamento do consumidor digital em 2021
- Gregory Filho, Euromonitor International (BR), O impacto da alimentação plant-based no mercado de leites e derivados
- Tim Taylor, CEO na Vyla (US), Como atender às necessidades do consumidor através da transparência e da gestão de dados
- Leonardo Gondim, Diretor de Marketing & Tecnologia Latam South na Cargill (BR), As mudanças no mundo e como a proteína animal deve se adaptar
- Roberta Züge, Ceres Qualidade (NL), Como ter o consumidor ao nosso lado: o exemplo da Europa
E você, ainda não garantiu a sua passagem para essa viagem imperdível? Não perca mais tempo! Confira a programação completa no site e se inscreva agora. Reserve seu lugar neste voo sobre o futuro do setor lácteo mundial!