ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bebidas lácteas não fermentadas: o que são e como podem ser produzidas?

LIPA/UFV

EM 21/09/2023

6 MIN DE LEITURA

0
5

O que são bebidas lácteas não fermentadas?

No Brasil, a Instrução Normativa nº 16, de 23 de agosto de 2005, que aprova o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Bebida Láctea, a define como o produto lácteo resultante da mistura do leite (in natura, pasteurizado, esterilizado, UHT, reconstituído, concentrado, em pó, integral, semidesnatado ou parcialmente desnatado e desnatado) e soro de leite (líquido, concentrado e em pó), adicionado ou não de produtos ou substâncias alimentícias. A base láctea deve representar pelo menos 51% do total de ingredientes do produto (BRASIL, 2005).

No caso das bebidas lácteas não fermentadas não deve haver adição de cultivos de microrganismos ou de produtos lácteos fermentados. No entanto, é opcional a adição de outros produtos ou substâncias alimentícias, como gordura vegetal, açúcares, aromatizantes e compostos lácteos. Além disso, é obrigatório que o produto seja submetido a tratamento térmico adequado (BRASIL, 2005).  

Normalmente, para conferir aroma e sabor visando melhorar aceitação do produto, adiciona-se concentrados de frutas, chocolate em pó, mel, açúcares e outros ingredientes, que são distribuídos homogeneamente pelo leite e determinam o sabor final do produto.

Processamento de bebidas lácteas não fermentadas

Em geral, as bebidas lácteas são fabricadas a partir do soro do leite, que é um coproduto obtido durante a fabricação de queijos. O soro representa de 85-90% do volume de leite utilizado na fabricação de queijos, contendo aproximadamente 55% dos nutrientes (PIRES et al., 2021). Por isso, atualmente é muito utilizado como ingrediente, como por exemplo na fabricação de bebidas lácteas, sendo fonte de proteínas de elevado valor nutricional, lactose, minerais e vitaminas hidrossolúveis. A Tabela 1 mostra uma comparação da composição nutricional do leite integral, soro de leite e uma bebida láctea comercial, contendo 60% de soro.

Tabela 1. Principais diferenças na composição do leite, soro de leite e bebida láctea


composição do soro do leite

Para a fabricação de bebidas lácteas não fermentadas, o soro deve ser de boa qualidade microbiológica, e, de preferência, processado logo após a fabricação dos queijos (PACHECO et al., 2022). O leite fresco adicionado também deve ser de boa qualidade microbiológica e geralmente apresenta um teor de gordura padronizado para 3%. O volume de leite a ser adicionado ao soro deve ser calculado em função do teor de proteína final, para que a bebida possa ser enquadrada no Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Bebida Láctea (BRASIL, 2005).

Do ponto de vista industrial, a tecnologia de processamento de bebidas lácteas não fermentadas (Figura 1) é simples e apresenta baixo custo (PACHECO et al., 2022). Basicamente, realiza-se a mistura do soro com o leite, e posteriormente tem-se a adição dos ingredientes opcionais, como sacarose (em concentrações de 5-8%) ou edulcorantes, aromatizantes, corantes (que podem ser pigmentos naturais e bioativos, como β-caroteno e luteína), ingredientes para conferir sabor, como cacau ou preparados à base de frutas (em concentrações de 3-5%) e espessantes e/ou estabilizantes, visando manter a viscosidade e a estabilidade da bebida durante a vida de prateleira (BRASIL, 2005).

Figura 1. Fluxograma de processamento das bebidas lácteas não fermentadas

preparo de bebidas lácteas
Fonte: Autoria própria

Após a mistura dos ingredientes, é realizada a homogeneização, que tem como principal objetivo promover a redução dos glóbulos de gordura, a fim de não haver separação de fases durante o armazenamento do produto. Normalmente, essa etapa está associada à produção em larga escala, devido aos custos elevados para aquisição e manutenção do homogeneizador.

Em seguida, ocorre o tratamento térmico, que pode ser a pasteurização (lenta à 65 °C por 30 minutos ou rápida à 72 °C por 12-15 segundos) ou a esterilização à 130- 150°C por 2-4 segundos. Por fim, a bebida láctea é resfriada para 5 °C e o envase e armazenamento são feitos sob refrigeração (5 °C), exceto para as bebidas esterilizadas pelo método UHT, no qual realiza-se o resfriamento, envase asséptico e estocagem do produto em temperatura ambiente (PACHECO et al., 2022).

Além da simples tecnologia de processamento, a fabricação de bebidas lácteas é viável do ponto de vista econômico devido ao aproveitamento do soro da indústria de laticínios. Para os consumidores é uma opção atrativa do ponto de vista sensorial e nutricional, uma vez que, o produto abrange conceitos de saudabilidade, inovação e sustentabilidade.

Comercialmente é possível encontrar diversas opções de bebidas lácteas que buscam atender a demanda dos consumidores, dentre os quais se destacam as bebidas isentas de lactose, com baixo teor de açúcares, além das opções suplementadas com proteínas, vitaminas, minerais e fibras (CARVALHO et al., 2007; PACHECO et al., 2022).

Considerações finais

A fabricação de bebida láctea não fermentada constitui uma alternativa viável tecnologicamente para a indústria de laticínios, visto que pode ser facilmente produzida e comercializada desde larga escala até por pequenos produtores, sem a necessidade de grandes investimentos, incluindo o aproveitamento do soro obtido após a fabricação de queijos.

Portanto, a utilização do soro para o desenvolvimento de novos produtos é uma estratégia interessante para reduzir o impacto ambiental e financeiro do seu descarte. Além disso, essas bebidas são nutritivas, sensorialmente aceitas e de baixo custo ao mercado consumidor.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Autores:

Isabela Soares Magalhães - Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV.

Viviane Lopes Pereira - Engenheira de Alimentos, Mestre em Ciência de Alimentos e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV.

Jeferson Silva Cunha - Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV.

Danielly Aparecida de Souza - Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV.

Profa. Dra. Érica Nascif Rufino Vieira - Professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV e coordenadora do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV.

Prof. Dr. Bruno Ricardo de Castro Leite Júnior - Professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV e coordenador do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV.

 

Agradecimentos: Os autores agradecem a CAPES - Código Financiamento 001; à Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) pelo financiamento do projeto APQ-00388-21; ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo financiamento do projeto (429033/2018-4) e pela bolsa de produtividade à B.R.C. Leite Júnior (n°306514/2020-6).

 

Referências bibliográficas

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Bebida Láctea. Instrução Normativa n.16, de 23 de agosto de 2005. Diário Oficial da União, Brasília, 2005.

CARVALHO, R. F. Ricota e Bebida Láctea. Rede de Tecnologia da Bahia – RETEC. Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT. Bahia, 2007. Disponível em: https://www.sbrt.ibict.br/dossie-tecnico/downloadsDT/MTQw Acesso em 15 de set. 2023.

PIRES, A. F.; MARNOTES, N. G.; RUBIO, O. D.; GARCIA, A. C.; PEREIRA, C. D. Dairy By-Products: A Review on the Valorization of Whey and Second Cheese Whey. Foods, v. 10, n. 5, p. 1067, 2021. Doi:10.3390/foods10051067

SALATI, P. Leite, soro de leite e bebida láctea: entenda o que são e diferenças nutricionais. 2022. Disponível em:  https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2022/07/07/soro-de-leite-e-bebida-lactea-o-que-sao-e-quais-as-diferencas-nutricionais-em-relacao-ao-leite-integral.ghtml Acesso em: 13 de set. 2023.

PACHECO, A. F. C., SOUZA, L. B., PAULA, J. C. J., PAIVA, P. H. C., LEITE JÚNIOR, B. R. C. Bebidas lácteas: produção, tendências e desafios. Boletim de Extensão. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - MG. Divisão de Extensão, 2022. 36 p.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures