ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especial Consultorias, Cooperideal: "O conhecimento é obrigatório nas fazendas que desejam inovar e crescer"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/04/2016

11 MIN DE LEITURA

4
0
O MilkPoint lançou em novembro de 2015 o Especial Empresas de Consultorias para conhecer quais são as empresas brasileiras que hoje prestam consultoria no campo, onde atuam, quais são os desafios atuais, como fazem o acompanhamento dos clientes, entre outros.

A sétima participante é a Cooperideal - Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira – que foi criada em 2009 e está sediada em Londrina/PR, atuando em vários estados. Confira abaixo a entrevista realizada com Marcelo de Rezende, coordenador técnico da área de leite da cooperativa.

MilkPoint - Quando foi criada a empresa, quais são as áreas de atuação e em qual(s) localidade (s) atuam?

Marcelo - “A Cooperideal – Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira - foi criada no dia 21 de março de 2009, para atuar no desenvolvimento de propriedades leiteiras e na capacitação de técnicos locais, visando a aplicação de conceitos de intensificação de sistemas de produção de leite. A Cooperideal está sediada em Londrina, no Paraná, porém sua atuação alcança todo o Estado paranaense, bem como os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Piauí, Ceará, Amapá, Amazonas, Roraima e Rondônia”.

Produtores de leite atendidos pela Cooperideale técnicos no Mato Grosso do Sul

MilkPoint - Quantos profissionais fazem parte do quadro da empresa e qual é o perfil desses profissionais?

Marcelo - “Atualmente nossa equipe conta com 20 profissionais – agrônomos, zootecnistas e técnicos em agropecuária – alguns com atuação local e outros realizando trabalhos nas diversas regiões do país. A Cooperideal busca integrar à sua equipe profissionais responsáveis, com visão de longo prazo, proativos e com capacidade de atuação voltada para a busca de resultados concretos, tanto no desenvolvimento das fazendas, como no trabalho de capacitação de técnicos no campo. O fato de sermos uma cooperativa e todos os cooperados serem donos da empresa, nos obriga a buscar profissionais verdadeiramente comprometidos com o futuro do nosso negócio, capazes de direcionar suas energias para a obtenção da máxima satisfação dos nossos clientes”.

MilkPoint - Quais as vantagens e desvantagens de atuar em uma empresa de consultoria x trabalhar de forma autônoma?

Marcelo - “São várias as vantagens. A primeira delas está relacionada à estrutura de informações que é criada e que pode ser compartilhada com todos da equipe. No nosso caso, com técnicos atuando em diversas regiões, em todos os biomas e com produtores de condições e perfis variados, é possível o estabelecimento de uma rede de informações capaz de proporcionar soluções mais rápidas e seguras, proporcionando um acúmulo de experiências importantes para todos os envolvidos, tanto técnicos como produtores. A atuação coletiva colabora também com a criação de um espírito de time, de ajuda mútua, importante para que sejam superados períodos turbulentos em relação ao mercado de trabalho. Obviamente que uma empresa tem dificuldades em atender os objetivos pessoais de todos os envolvidos, mas procuramos alocar as aptidões e objetivos pessoais em projetos criados dentro da própria empresa; porém, nem sempre isso é possível, mas se o sonho individual do cooperado tiver relação com a missão da cooperativa, fazemos o máximo para conciliar as coisas”.

Compost barn de uma propriedade atendida pela Cooperideal

MilkPoint - Quantos produtores de leite atendem (em volume de leite) e quais são os principais desafios encontrados hoje no campo?


Marcelo - “Atuamos em aproximadamente 1000 fazendas de leite, seja no atendimento direto aos produtores ou na capacitação de técnicos locais. Também utilizamos propriedades leiteiras como sala de aula prática no processo de capacitação. Essas fazendas juntas produzem ao redor de 500.000 litros/dia. O grande desafio encontrado pela Cooperideal está relacionado à necessidade de parcerias para que esse trabalho seja realizado, uma vez que o perfil das propriedades que atendemos ou que utilizamos como sala de aula para a capacitação de técnicos normalmente são de pequeno e médio porte, além do que grande parte dos produtores ainda não está habituada a pagar por um acompanhamento técnico regular”.

MilkPoint - Qual é o porte médio das propriedades atendidas hoje pela empresa?

Marcelo - “O produtor médio atendido pela Cooperideal produz ao redor de 500 litros/dia em uma área média intensificada normalmente inferior a 10 ha. De maneira geral atendemos fazendas de pequeno porte no que se refere à disponibilidade de área para o leite, pois mesmo fazendas maiores acabam por utilizar menos área que o total disponível na propriedade. Isso se dá em função da aplicação de princípios de intensificação que são utilizados para o melhor aproveitamento dos fatores produtivos disponíveis na propriedade (terra, capital e trabalho). A Cooperideal disponibiliza o nível de conhecimento necessário para que esses fatores possam ser utilizados da maneira mais eficiente possível, objetivando a máxima transformação desses recursos em renda para o produtor. Com a utilização de ferramentas de intensificação adequadas, o produtor entende que normalmente tem mais área que aquela necessária para produzir o volume de leite que objetiva”.

Reunião de produtores atendidos pela Cooperideal em Tocantins

MilkPoint - Qual é o método de trabalho (fases do programa de trabalho) utilizado pela empresa?


Marcelo - “Tanto nas propriedades atendidas como naquelas utilizadas para a capacitação de técnicos ligados aos nossos parceiros (laticínios, Sebrae, federações de agricultura, prefeituras, cooperativas, instituições de fomento) é grande o rigor em relação à execução daquilo que é acordado entre produtor, técnico em processo de capacitação e o técnico da Cooperideal. A partir de um diagnóstico inicial da situação da atividade na propriedade, dos recursos disponíveis e da situação socioeconômica do produtor e/ou da família envolvida com a atividade, são propostas soluções que visem objetivamente a melhoria da renda gerada com o leite. Todos os demais benefícios que poderão ser gerados pelo leite, seja para o produtor envolvido, para a indústria que fará a captação da matéria prima produzida ou para sociedade, que se beneficia de um produto gerado a partir do respeito ao meio ambiente e aos animais, só são possíveis de serem obtidos a partir do momento em que a atividade consiga suprir as necessidades econômicas do negócio, por isso essa importância dada pela Cooperideal à melhoria de renda na fazenda de leite. A base do sistema de produção adotada pelo trabalho técnico da Cooperideal é a produção intensiva de pastagens, por entender que altas produtividades têm necessariamente que estar atreladas a uma margem de lucro adequada, possíveis de serem obtidas em sistemas deste tipo, a fim de que sejam alcançados ganhos/ha/ano satisfatórios, de forma a tornar o leite uma atividade competitiva em relação as demais opções de negócios no meio rural. Além disso, custos de produção mais baixos garantem maior segurança da atividade em relação às oscilações de preço do mercado. Os produtores acompanhados pela Cooperideal se obrigam a realizar anotações sistemáticas de eventos zootécnicos e econômicos da atividade, pois tais informações nos permitem a aplicação de conceitos de gestão e melhoria dos processos realizados na fazenda. Produtores que não se comprometem com esse quesito normalmente não permanecem no trabalho realizado pela cooperativa”.

MilkPoint - Como é feito o acompanhamento dos clientes e quais são os principais indicadores utilizados para avaliar os resultados?

Marcelo - “Nosso acompanhamento é realizado a partir de visitas técnicas mensais, onde são avaliadas tarefas anteriormente acordadas e definidas novas ações até a visita seguinte. Como principais indicadores do desenvolvimento zootécnico e econômico das fazendas utilizamos:

- Fluxo de caixa: nos indica de maneira precisa a sobra de renda efetivamente disponível para o produtor em determinado período de trabalho;
- % da renda utilizada no pagamento de despesas operacionais: permite identificar margens operacionais e o nível de risco da atividade;
- Estrutura de rebanho: permite melhorias através do aumento da porcentagem de vacas em lactação em relação ao total de cabeças do rebanho. Dessa maneira, a atuação técnica será no sentido de manter na propriedade uma alta participação de animais em produção e com capacidade de geração de renda imediata;
- Número de vacas em lactação/ha: índice que relaciona a estrutura de rebanho, reprodução e eficiência no uso da terra. A evolução desse índice é um eficiente indicador de que o trabalho está direcionado para a eficiência na produção e na geração de renda no negócio;
- Produtividade com equivalente leite, expressa em litros/ha/ano: esse índice relaciona a produção com a eficiência no uso da terra. Propriedades eficientes nesse quesito normalmente conseguem produtividades superiores a 20.000 litros/ha/ano;
- R$ investidos/litro de leite produzido: através desse índice é possível detectar se o nível de investimentos feitos na fazenda é compatível com sua produção. Nas fazendas brasileiras, comumente, se investe muito e se produz pouco, o que aumenta os custos e alonga o período de retorno do capital investido no negócio;
- Lucro/ha/ano: índice que nos permite comparar o desempenho e a competitividade da atividade leiteira, em termos de ganho/área, com as demais opções de negócio no meio rural;
- Taxa de retorno sobre o capital investido na atividade: o lucro obtido com a atividade, quando dividido pelo capital investido no negócio, resulta na “taxa de retorno sobre o capital investido na atividade”. Esse índice nos permite comparar o retorno financeiro da produção de leite em relação às demais opções de investimento do mercado".

Dia de campo realizado em Alta Floresta/MT

MilkPoint - Como é feita a gestão e o planejamento da empresa e quais são os principais desafios encontrados pelo estabelecimento atualmente?


Marcelo - “Cada um dos técnicos da Cooperideal possui autonomia para a realização do trabalho na sua região de atuação, sendo que periodicamente são feitas visitas de supervisão a estas regiões de forma a avaliar os resultados alcançados e o nível de satisfação dos produtores e também dos parceiros locais. Tal estrutura de atuação exige alto grau de comprometimento dos técnicos cooperados que, além de atuar no desenvolvimento das propriedades da região, deverão fazer a gestão do próprio trabalho, de maneira técnica, responsável e comprometida com os resultados, tanto para os produtores e parceiros, como para a empresa. Infelizmente temos no mercado uma quantidade pequena de técnicos com esse perfil, que sejam capazes de atuar nas fazendas e de gerir o próprio trabalho, sendo essa a maior limitação encontrada pela Cooperideal em relação à expansão de sua atuação. A carga tributária excessiva que pesa sobre as empresas também impossibilita investimentos na preparação de novos técnicos, pois qualquer empresa no Brasil que pague seus impostos corretamente tem dificuldade de fazer investimentos para o crescimento do seu negócio”.

Reunião anual com técnicos da Cooperideal em Londrina/PR

MilkPoint - O que vem mudando na consultoria e no perfil dos produtores ao longo dos anos?


Marcelo - “Cada vez mais tem havido a necessidade de que os profissionais que trabalham na área de consultoria tenham a capacidade de atuar de maneira sistêmica nas fazendas, porque ações pontuais têm se mostrado insuficientes em relação à necessidade da adequada produção de renda nas propriedades. Uma geração de técnicos com aptidão para direcionar o trabalho do produtor no sentido de transformar patrimônio em renda, intensificando o uso de fatores como terra, capital e trabalho, por meio da aplicação de conhecimento técnico e gerencial, têm ajudado na evolução da atividade leiteira e na consolidação de bons produtores, que hoje estão aptos a se inserir em uma nova atividade leiteira que se anuncia. O processo de seleção vivido pela atividade leiteira, que tem resultado em uma drástica redução do número de produtores de leite do país, tem feito com que uma parcela significativa dos produtores que continuam na atividade comecem a buscar uma nova forma de produzir, tendo como exemplo o desenvolvimento de algumas atividades rurais altamente tecnificadas. Sempre que ocorre o encontro entre um produtor decidido a mudar e a trabalhar de maneira direcionada para a obtenção de resultados com um técnico capaz de direcionar as ações técnicas visando objetivos claros, o resultado final sempre será positivo, para ambas as partes. A Cooperideal, e sabidamente algumas outras empresas e profissionais que hoje atuam no desenvolvimento da atividade, têm trabalhado no sentido de que o leite seja reconhecido como uma fonte de melhoria de vida para os produtores, de saúde para a sociedade e de progresso para o país”.

MilkPoint - Deixem um recado para os produtores de leite.

Marcelo - “O que determina o sucesso da propriedade leiteira não é o tamanho de sua área, nem a qualidade de seu rebanho e muito menos sua disponibilidade de capital. Quanto menor o nível de conhecimento disponível, maiores serão as necessidades desses fatores produtivos (terra, rebanho, capital...). Quando se aplica conhecimento técnico na produção, de maneira a intensificar o uso desses fatores, o produtor de imediato compreende que sua propriedade, seus animais e sua condição econômica só avançam até onde o nível de conhecimento empregado no processo permite, e que cabe a ele, buscando a ajuda de técnicos capacitados, elevar esse nível de conhecimento aplicado, de maneira a ampliar os horizontes do seu negócio. Mais eficiente que qualquer outro insumo, o conhecimento é obrigatório nas fazendas que desejam inovar e crescer”.



Confira as outras edições do Especial Consultorias:

Especial Consultorias, Transpondo: "O produtor de leite brasileiro está no rumo de conquistar seu lugar de respeito"

Especial Consultorias, Labor Rural: "As vacas não dão leite, mas sim, produzem-o em resposta ao manejo que adotamos"

Especial Consultorias, Ceres Qualidade: "A técnica é fundamental, mas a forma de tratar as pessoas tem o mesmo peso"

Especial Consultorias, C.Vale: "Acreditamos que o principal desafio é a resistência as mudanças"

Especial Consultorias, SIA: "Na ponta das folhas verdes reside o segredo da produção de leite"

Especial Consultorias, Via Verde: "Atendemos atualmente 92.800 litros de leite diários"

Gostaria de indicar alguma empresa de consultoria para participar da próxima edição? Envie um email para contato@agripoint.com.br

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS EDUARDO FREITAS CARVALHO

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/04/2016

Participar desta equipe é uma das maiores realizações de minha vida pois, além de trabalhar com pessoas competentes e inovadoras, ter ao seu lado verdadeiros amigos não tem preço!



Parabéns à Cooperideal e a todos os seus parceiros e produtores.
RONALDO MARCIANO GONTIJO

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/04/2016

O produtor deveria investir primeiramente em conhecimento, depois pode pensar em escolher uma assistência técnica, que seja realmente capaz de conduzir seu projeto ao caminho escolhido.
WAGNER BESKOW

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 11/04/2016

Excelente entrevista, Marcelo. O trabalho que vocês vêm realizando é sem igual. Esta passagem onde afirmas:



"Quanto menor o nível de conhecimento disponível, maiores serão as necessidades desses fatores produtivos (terra, rebanho, capital...)"



É o âmago da questão. Conhecimento é liberdade e liberdade passa certamente pela independência e satisfação econômica das famílias, tarefa levada a sério e com sucesso por vocês.



Parabéns pelo trabalho, Marcelo, extensivo a todos os profissionais da Cooperideal e a aos produtores que acreditam e ousam se comprometer com as mudanças propostas por tua equipe.
HELSON PEREIRA DA SILVA

MACAPA - AMAPÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/04/2016

Cooperideal faz toda a diferença aqui no Amapá!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures