Você possui alguma dúvida ou questionamento sobre a pecuária de leite? Deseja saber a opinião de técnicos e produtores?
Se você possui alguma dúvida ou questionamento sobre a pecuária de leite, envie-nos sua pergunta! Ela poderá ser transformada em um "Leitor Questiona" no site do MilkPoint. Assim, vários produtores e técnicos poderão compartilhar com você suas experiências e conhecimentos sobre o assunto.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Neste mês, o MilkPoint publicou dois questionamentos de leitores/produtores sobre assuntos que envolviam a pecuária de leite, os quais geraram discussões muito interessantes através dos comentários publicados no site.
Acessem cada “Leitor Questiona” deste mês e vejam o quanto está interessante a interação entre técnicos e produtores do setor:
Leitor Questiona - O que dá melhor rendimento por hectare: pastejo rotacionado ou capim cortado e fornecido no cocho?
O leitor do MilkPoint Marcelo Effting, de Cafelândia/Paraná, fez um questionamento no Fórum Pastagens e Conservação de Forragens. Ele pergunta sobre o que dá melhor rendimento por hectare: "Vaca a pasto em piquetes rotacionados ou cortar o capim (com maquina cata-capim) no pasto e fornecer no cocho?" Qual a sua experiência e opinião com relações a este questionamento? Participe deixando o seu comentário. (49 comentários publicados)
Leitor Questiona: Qual a melhor opção para a produção de leite: Jersey ou Girolando?
O leitor do MilkPoint, Frederico Guimarães Freitas, há algum tempo fez um questionamento no Fórum "Qualidade do Leite" sobre qual seria a melhor opção de raça para produção de leite em Açucena, MG. No caso, ele estava na dúvida entre as raças Girolando e Jersey por questões de qualidade do leite e densidade de animais por área. O que você acha? Participe deixando o seu comentário!
(37 comentários publicados)
Envie você também as suas dúvidas!
As melhores perguntas serão selecionadas para serem publicadas como “Leitor Questiona”. Aproveite a oportunidade de receber sugestões e opiniões de diversas pessoas do setor. Participe!
Para participar, envie sua pergunta para o e-mail contato@milkpoint.com.br. Caso sua pergunta seja selecionada, entraremos em contato para pegarmos mais informações a respeito da sua propriedade e também sobre o problema e/ou dúvida levantados, antes de fazermos a publicação.
Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ALTO BELA VISTA - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 03/01/2014
DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 26/12/2013
1º Se é possivel criar gado Jersey PO com manejo de pastagens piquetes em Minas Gerais e trato na seca?
2º Se não for possivel a pasto(acima), se posso criar confinadas sem sistema de climatização? em um sistema de confinamento mais simples porque tenho pouco dinheiro para investir nesse sistema?
3º Se for trabalhar confinado(acima), o mesmo pode comer capim picado por trator e maquina corta capim?
5º É possivel faz silagem de brachiara? fica bom?
São muitas dúvidas

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 26/11/2013
O meu questionamento consiste em saber como agir em relação ao tempo máximo de lactação para o nosso gado que em sua maioria GIROLANDO. Não tenho a menor preocupação quanto ao cruzamento desses animais. Tenho que estar atento, caso contrário em virtude de sua condição física, por sinal tal qual gado de corte,cruzam antes de 30 dias do parto. Entretanto não demora muito, no máximo 05 meses e a lactação fica afetada a ponto de produzir pouco até para o bezerro. Deixo esclarecido que no início da lactação a produção individual alcança até 15 litros de acordo com a condição oferecida e mês a mês e a tendência é diminuir gradativamente até o desmame com 170 dias, se tanto. Nas vacas mantemos diariamente um suplemento vitamínico indicado para suprir as necessidades de nossos animais com resultado bom, daí a sua maior produtividade no tocante a bezerros. Não seria esta somente a minha meta e sim também a produção diária do leite, hoje talvez o melhor objetivo.
Aguardo suas instruções.
José Carlos Azevedo, pequeno produtor de leite, Itaperuna RJ.
BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO
EM 28/10/2013

SÃO LUÍS DO PARAITINGA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 28/10/2013
Apreciei bastante seu interesse em ajudar. E de gde. valia sua observação. Meu muito obrigado.
Nos fazemos IATF na propriedade e temos tido sucesso, porém ultimamente, estamos com um lote de vacas que não responde a esta técnica. Estamos gastando muito tempo e dinheiro tentando emprenha-las , sem sucesso. (ao nosso ver , uma media para prenhes/vaca seria de 02 ou 03 inseminadas). Como não fazemos uso de touro para repasse, este problema tem nos preocupado. O técnico que atende a propriedade tem solicitado que aumente a quantidade do concentrado, para aumentar o ciclo reprodutivo, mas não sabemos até onde isto assegurará resultados. Até o momento, não vimos resposta. Como se explica que os demais lotes , sujeitos ao mesmo procedimento, responderam afirmativamente e este lote (07 animais) não tem respondido bem. Outra duvida é se pode ocorrer a absorção do embrião, depois de confirmado a prenhez ?

SÃO LUÍS DO PARAITINGA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 28/10/2013
BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO
EM 28/10/2013
Tenha vacas 1/2 e 3/8 hpb, estou negociando as mesmas pra adquirir vacas 3/4 ou 7/8 mais produtivas com médias acima de 25 kg, visto que tenho pouca área de pastagem e tenho que tratar o ano todo.
Hj trato com fubá, capim picado, cana e massa de soja e meu gado não produz quantidade de leite suficiente para manter a propriedade.
A tempos um amigo comentou se eu tivesse optado por gado mais raçado (3/4-7/8) a cara da minha propriedade poderia tá bem diferente, mais por ter escutado pessoas da região e dizerem que um gado mais rústico seria uma melhor optei por isso e infelizmente não foi boa a decisão.
Acho que ainda dá tempo de mudar e tentar (preferível dar passos para trás e caminhar novamente do que ficar estagnado no mesmo local)
Tenho certeza de os colegas com maiores experiências poderão opinar e indicar produtores na região com um gado com esse perfil.
Que Deus proteja a todos.