Leitor Questiona: Qual a melhor opção para a produção de leite: Jersey ou Girolando?
O leitor do MilkPoint, Frederico Guimarães Freitas, há algum tempo fez um questionamento no Fórum "Qualidade do Leite" sobre qual seria a melhor opção de raça para produção de leite em Açucena, MG. No caso, ele estava na dúvida entre as raças Girolando e Jersey por questões de qualidade do leite e densidade de animais por área. O que você acha? Participe deixando o seu comentário!
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Segue o questionamento do leitor:
"Estou começando a estruturar minha propriedade para produção de leite. Até então iria comprar gado Girolando. Recentemente fiquei sabendo da qualidade do leite Jersey, e que, na mesma área colocaria o dobro de animais. Isso procede? Minha propriedade é em Açucena, MG."
O que você pensa a respeito disso? Qual a sua experiência e resultados com as raças citadas? Há alguma outra raça que você gostaria de sugerir para o Frederico, uma vez que ele ainda está começando a atividade?
Participe deixando o seu comentário!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
PRADOS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 20/11/2021
EM 29/11/2020

CONSELHEIRO LAFAIETE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/07/2020

CONSELHEIRO LAFAIETE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/07/2020

CURVELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 27/05/2020

CONSELHEIRO LAFAIETE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/07/2020
TIMÓTEO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 03/11/2019

FORTALEZA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 20/06/2017
Compre duas ou três vaquinhas de cada raça e veja qual a que se comporta melhor para o seu manejo, na sua propriedade, de acordo com suas condições e até seu temperamento. Mas antes de comprar os animais, certifique-se que há bastante comida para os animais.

SUMARÉ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/06/2017
Gostaria de saber o seguinte, sobre a melhor opção para iniciar na produção de leite:
Vou iniciar na atividade leiteira em um pequeno sítio na região de Itapetininga, sp, e tenho a dúvida sobre quais raças para melhor rentabilidade, manejo, e a melhor na produção de leite, as vacas da raça girolando ou da raça jersolando.
Desde já agradeço e fico no aguardo.

CASEARA - TOCANTINS - ESTUDANTE
EM 07/10/2016

FORTALEZA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/11/2015

ALPERCATA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 01/11/2015

FLOR DA SERRA DO SUL - PARANÁ
EM 25/09/2015

EM 07/01/2015
Sei que este fórum é antigo, mas não poderia deixar de relatar a experiência que estamos com relação a gado leiteiro Jersolando.
Há +/- 2 anos adiquiri 20 und de semen de um touro Jersey (Nome Carrier), através da Altagenetcs. Inseminamos 09 Vacas, todas Girolando 1/2 sangue e desta Inseminação nasceram 05 Bezerras, todas muito parecidas na colaoração escura da pelagem e de porte de médio para pequena, com execelentes conformações de úbere (caracteristicas herdadas do touro Carrier).
Estas pariram recentemente, todas 05, e a média de produção a pasto (Tifiton e Mombaça) + 2 kg de ração formulada c/ milho, farelo de soja e sal mineral é de 9,5kg/d em uma só ordenha, deixando ainda um pouco pro bezerro mamar.
O nosso clime é o de muito quente no verão e muito frio no inverno, o relevo extremamente morrado.
Não estou fazendo propaganda e nem somos grandes criadores, muito longe disso, temos apenas 15 vaquinhas e um belo sítio, é mais um passatempo do meu pai, pois todos os filhos moram na cidade e ele não abre mão de criar o seu gadinho.
Portanto, acredito que para quem é um pequeno produtor, este tipo de gado (Jersolando) seja o mais indicado.
Abraço.
Rodrigo Falqueto
CAMPESTRE - MINAS GERAIS
EM 23/04/2014
Sou apaixonado pela pecuaria de leite e estudioso de diversas racas puras e hibridas. Posso afirmar-lhes que se a producao for intensiva com piquetes rotacionados e ordenha mecanica, e bom que os animais tenham pelo menos 1/2 sangue jersey, sendo uma sugestao o cruzamento com girolando 1/2 sangue.
Desta forma teremos um tri-cros de porte medio adaptado ao pastejo, muito produtivo, persistente na lactacao, sexualmente precoce e com intervalos curtos entre partos. Este animal tem vida util muito longeva e certamente muito rentavel especialmente para pequenas propriedades.
Dessa forma tem-se um animal 1/2 sangue jersey, 1,4 Gir leiteiro, 1/4 holandes.
Att: Adelber Vilhena Braga - Campestre/MG.

ALTO BELA VISTA - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 20/01/2014
DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 06/12/2013
Sim o Girolando é excepcional gado leiteiro(apesar que prefiro o Jersey PO ou Holandes PO para produção).
Claro que Girolando não tem comportamento de um Gir ou Nelore na ordenha, mas é mais arredio por exemplo que o Jersey ou Holandês(ou vai dizer o contrario?)
Como Girolando é um cruzamento de raças, tem a conseguinidade do Holandês 5/8 e Gir 3/8 (como vc disse), Gir que é uma raça bastante complicada na ordenha com coices, pisadas, brigas...Fala sério tem criador que tira leite em Gir na ordenha em brete apiado com bezerro ao pé.
Mas se for pra criar a pasto em grande extenção(sem piquetes) eu indico o Girolando sem duvidas.
BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 05/12/2013
Segundo Ruas et al., 2005, em pesquisa realizada pela EPAMIG na Fazenda Experimental de Felixlândia, em uma avaliação que durou 4 anos mostra que o girolando se adapta em 99,59% ao sistema de ordenha mecânica.
BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 05/12/2013
Acabo de publicar uma revisão literária sobre " O potencial de uso de bovino girolando na produção leiteira. Vale lembrar que a cadeia produtiva do leite no Brasil vem enfrentando alterações significativas nos últimos anos. Assim, a profissionalização passa a ser vital no sistema de produção, bem como a eficiência da empresa rural. Os avanços tecnológicos, tanto em manejo, quanto na genética dos animais utilizados na bovinocultura leiteira, se mostra uma realidade necessária para que a produção continue sendo competitiva no mercado mundial.
Nesse sentido os sistemas de produção de leite que utilizam animais mestiços aparecem como opção muito interessante na busca pela sustentabilidade zootécnica e econômica da atividade
Fundamentalmente, o principal objetivo deste tipo de cruzamento é utilizar-se da expressão da heterose e da complementariedade de raças divergentes para a obtenção de animais mais adaptados e produtivos. O produto deste vigor híbrido, o girolando oriundo do cruzamento das raças Holandês e Gir, une a produção leiteira e mansidão de uma, com a rusticidade e adaptabilidade da outra. Certamente o girlolando se mostra um animal produtivo e eficiente principalmente no clima tropical, lembrando que além da produção de leite o girolando oferece também como fonte de renda a venda dos bezerros, os quais apresentam ótimo ganho de peso no pós desmama. Obrigado e até...
DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 05/12/2013
*Maioria dos depoimentos acima foram a realidade sobre as raças.
Acho que o grande problema no Girolando por ser um gado pra lidar todo dia em ordenha, seu temperamento as vezes arredio.
Nunca cheguei trabalhar com Girolando, minhas vacas era holandes 7/8 e algumas 3/4....mas fazenda do meu avô era do lado, tinha amizade com o caseiro e sempre passava por lá, na hora da ordenha maioria das vacas girolando, se chegar de repente mesmo a vaca apiada saia pulando igual cavalo bravo, passava atrás levava coice ou pisada.... isso era quase todas. rsrs deve ser a consaguinidade do Gir.
As únicas que não faziam isso eram as holandesas 3/4 e algumas Caracu que tinha no plantel.
Ainda prefiro a "lerdeza" das holandesas e das Jersey
Já conheci fazenda que muleque de 10 anos ordenhava as jersey sem problema na ordenha mecanica.

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SÃO PAULO - ESTUDANTE
EM 16/11/2013
Na turma levo uma pequenina vantagem, pois já fui criador e produtor de leite com a raça Holandesa e bem sucedido, tanto na produção como na qualidade!!!
Caro Sebastião, sua postura qto ao "pasto asilo" mostra sua grandesa espiritual diante desses seres espetacularmente complexos e perfeitos que servem nós seres humanos. Com as mãos postas e cabeça inclinada eu o saúdo!!!!!!!!