"É um momento especial para esta empresa que tem mais de 90 anos. Qualidade é algo que sempre fizemos e a inauguração deste programa junto com vocês é um marco para nós", ressaltou Xandó. "Nosso objetivo é permitir que a Vigor tenha outros 90 anos. Estamos contruindo esta empresa para o futuro, redesenhando este futuro com bastante vontade e perseverança com um novo grupo de pessoas e também com pessoas que estão conosco há bastante tempo. Não é apenas um programa para a Vigor, mas para o leite do Brasil", finalizou, dizendo ainda que pretende levar a empresa e suas marcas a todo o território nacional, visto que, hoje, é uma empresa cuja base de mercado situa-se na região Sudeste.
Segundo Roberto Caldeira, coordenador de controle de qualidade da empresa, o programa é muito mais do que uma tabela de pagamentos. "O programa foi concebido ao longo de 9 meses, com o suporte da Clínica do Leite, da ESALQ/USP", explicou. Entre as etapas que antederam ao lançamento do programa estão incluídas a reestruturação da equipe e a capacitação dos transportadores, que farão as coletas.
"O antigo comprador de leite agora é um agente de relacionamento, que falará com o produtor sobre qualidade, relacionamento e fomento", disse Caldeira.
O programa será uma etapa preparatória até início de setembro, quando então se tornará efetivo. O preço a ser recebido será composto de um preço base, um adicional de mercado, um adicional de volume e o pagamento por qualidade, envolvendo gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana total. Serão feitas 3 análises mensais que comporão a média aritmética a ser utilizada para definir a qualidade.
Os produtores terão acesso aos resultados da análise em tempo real, via SMS, para que possam conhecer a qualidade aferida e agir o quanto antes em caso de não conformidade. Ainda, a empresa disponibilizará um simulador que permitirá ao produtor saber quanto está ganhando ou perdendo em função de cada parâmetro.
Para Paulo Fernando Machado, da Clínica do Leite - ESALQ/USP, que deu palestra sobre gestão da atividade, com o programa de pagamento por qualidade o produtor deixará de entregar o leite, passando a efetivamente vendê-lo: "cabe ao produtor trabalhar para que possa aumentar sua produção e sua qualidade, influenciando assim o preço que irá receber", explicou.
"Esse programa é mais um passo no sentido de aproximação da indústria com o produtor", refletiu Marcelo Pereira de Carvalho, coordenador do MilkPoint e que esteve no evento. "Acredito que passaremos de uma relação que historicamente foi marcada pelo distanciamento e pelo oportunismo mútuo, para uma relação de mais cooperação, ainda que leve tempo. Só assim teremos de volta a competitividade necessária", finalizou.
Além deste evento, haverá outros encontros nas demais bacias produtoras para que a empresa explique aos fornecedores locais a sistemática do programa.

