Em mais um esforço para agregar valor e reduzir o peso de "commodities" como o leite longa vida no portfólio, a Vigor faz uma nova aposta, desta vez num produto voltado para o food service. Após um ano de desenvolvimento, a empresa de lácteos controlada pela holding J&F coloca no mercado um iogurte grego gourmet para ser usado como ingrediente na preparação de receitas pelos clientes do food service, como restaurantes, padarias e hotéis, e pelo consumidor final.
Gilberto Xandó, diretor-presidente da Vigor, afirmou ao Valor que o produto pode ser utilizado como substituto de creme de leite e maionese na preparação de receitas. Isso é possível, explica, porque o produto é neutro - ou seja, não tem adição de sal ou açúcar. De acordo com o executivo, não há similar no país para o item que já existe nos Estados Unidos e na Europa. "A vantagem é que tem mais proteína e menos gordura que o creme de leite".
Segundo o Valor, embora Xandó não divulgue números, a expectativa é que o novo produto incremente as receitas da Vigor no segmento de food service. No primeiro trimestre deste ano, elas representaram 22,1% do faturamento líquido da controladora, que totalizou R$ 427,6 milhões. Considerando a receita consolidada da Vigor, de R$ 1,019 bilhão no período, a fatia do food service no período foi de 9,3%.
Para este ano, a previsão da Vigor para o Capex é de cerca de R$ 40 milhões, mas o novo produto demandou investimento pequeno, de cerca de R$ 500 mil. Segundo Xandó disse ao Valor, os recursos foram utilizados no desenvolvimento do produto e de receitas no centro culinário da Vigor - em parceria com a rede de restaurante Viena - e também em testes com clientes.
A Vigor inaugurou a categoria iogurte grego no Brasil em julho de 2012 e, segundo Xandó, "o mercado cresce bimestre a bimestre". Ele não divulga quanto a categoria representa nas receitas da Vigor, mas, de acordo com o Valor, o segmento lácteos respondeu por 35,6% do faturamento líquido consolidado da empresa de janeiro a março. O novo item destinado ao food service será produzido na mesma unidade da Vigor em que já é produzida a linha de iogurtes gregos, na capital paulista.
Num primeiro momento, o produto será comercializado apenas para o food service, mas no último trimestre deste ano o iogurte grego gourmet também deverá estar disponível no varejo para venda ao consumidor final.
As informações são do Valor Econômico.
Vigor amplia aposta no food service
Em mais um esforço para agregar valor e reduzir o peso de "commodities" como o leite longa vida no portfólio, a Vigor faz uma nova aposta, desta vez num produto voltado para o food service. Após um ano de desenvolvimento, a empresa de lácteos controlada [...]
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