Vale a pena ler de novo: O ciclo de três anos dos preços das commodities lácteas

Na semana passada, um interessante debate iniciou-se a partir da matéria "RS: Pressão por reajuste no preço do leite no varejo". Durante o debate dos comentários, Wagner Beskow, do Rio Grande do Sul, relembrou um texto escrito por ele e publicado no MilkPoint em 2010, em que explica "O ciclo de três anos dos preços das commodities lácteas". Vale a pena ler de novo!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 9
Ícone para curtir artigo 0

Na semana passada, um interessante debate iniciou-se a partir da matéria RS: Pressão por reajuste no preço do leite no varejo. A matéria noticiava que a pressão nos custos de produção da atividade leiteira poderia ser repassada aos consumidores.

Wagner Beskow, do Rio Grande do Sul, começou um debate interessante com os demais leitores, em que pontuou:

"Ninguém absorve custos porque quer e sim quando não consegue repassar.

O fato é que os laticínios estão numa sinuca de bico: por um lado não podem perder produtores, porque menor escala só piora as margens. Por outro, não conseguem impor preços num mercado dominado por mega-redes que transformaram atacado, varejo e importação numa coisa só. Estes últimos, enquanto tiverem leite mais barato lá fora não vão aumentar preços nas gôndolas. Isso é lógico e nem se quer pode ser repreendido. É do mercado! Ou seja: temos custos altos no campo sim e subindo, mas tem gente lá fora que consegue fazer chegar aqui por menos. Enquanto isso acontecer e não apelarmos para o protecionismo, só nos resta fazer o dever de casa melhor.

"Ah é dumping!" Não é! Não há dumping num cenário econômico de países estagnados e endividados. Pode haver, sim, triangulação via Mercosul, só que é difícil provar. Mesmo assim ela só burla uma proteção artificial nossa. A solução é o dever de casa mesmo (fazer mais, melhor e mais barato), por mais amargo que seja engolir essa. Nossa história de protecionismo é antiga e nefasta, responsável pela politicagem do setor e pela impotência do produtor. Está na hora de varrer as hienas que se perpetuam defendendo protecionismo e usar a cabeça. Isso é um jogo de xadrez. Não se ganha no grito nem a tapas, nem chorando.

Em abril passado, no Interleite Sul, quando eu alertei de que esse cenário era só uma questão de tempo, fiquei com a sensação de que ninguém entendeu."


Ainda, em um segundo comentário, relembrou um texto escrito por ele e publicado no MilkPoint em 2010, em que explica "O ciclo de três anos dos preços das commodities lácteas". Buscamos esse artigo e acreditamos ser uma interessante leitura por se tratar de um comportamento de mercado que se repete e que possa nos desvendar alguns questionamentos atuais. Leia na íntegra clicando aqui.

Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 9
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Gustavo Ribeiro da Silva
GUSTAVO RIBEIRO DA SILVA

NOVA OLÍMPIA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/10/2012

Caro Wagner, não adianta vc me convidar para ir ao Rio Grande do Sul pelo fato de nossa realidade regional ser muito difente. O ponto é que estamos vivenciando um momento de encolhimento do setor que poderá além de deixar muitas famílias sem um negócio, acabar numa dependência de produtos estrangeiros. Com relação a ser eficiente, aqui seguimos recomendações da Embrapa gado de leite, além de contarmos em nossa equipe com um zootecnista, um veterinário e uma consultoria no  setor de agronomia. Em suma, não conseguimos sair do prejuizo. Com relação a receber proteção, tenho experincia de ter vivenciado nos meus 20 anos de mercado financeiro, assitir o governo atraves do banco central do brasil evitar quebradeiras de bancos que poderiam deixar o sistema em xeque mate. Sou totalmente a favor que imediatamente aconteça algum tipo de ação que ajude a evitar a quebradeira que já começou.
Wagner Beskow
WAGNER BESKOW

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 05/10/2012

Prezado GUSTAVO DA SILVA:

Tu tens toda a razão. A rotina do leite é árdua; as pessoas dedicam longas horas a ela, muitas melhorias tecnicamente recomendadas ainda complicam mais ainda essa rotina; o período atual é difícil e, para muitos, até desesperador.

Porém, me permita algumas ponderações:

1) Não sou economista, sou Eng. Agrônomo com 20 anos de atuação na área, ajudando MUITOS produtores a ganharem MUITO dinheiro (não sou um teórico "detrás do computador" como julgaste);

2) O "fazer mais, melhor e mais barato" é desafio de toda a cadeia, inclusive indústria e governos mun./est./federal (colocaste o chapéu sozinho, mas é para todos nós);

3) Não há uma propriedade igual a outra e não há uma única fórmula de produzir leite. Acredito, sim, que as contas não fecham na tua propriedade. Conheço algumas em que o custo supera R$1,00/L, é fato e é indiscutível. Só que tem outras, num sistema bolado para dar lucro (sem medo de ser diferente), concebido para nossas condições de Brasil (falo aqui do Sul) onde o custo operacional (gastos + depreciação) hoje (momento de alta nos insumos) está em R$0,55/L.

4) Se te permitires entender o que eu disse, de mente aberta, verás oportunidade ao invés de te sentires agredido como parece ter sido o caso.

5) Se isso ameniza tua dor, neste instante, nos EUA, há produtores inadimplentes, produtores quebrando, largando a atividade, e alguns inclusive (e infelizmente) até cometendo suicídio. Só que eu descobri e demonstrei que isso ocorre a cada 3 anos, meu caro. Está mapeado, leia os artigos que escrevi e entenderá por quê.

Por outro lado, tanto aqui no RS como na NZ, tem produtores ganhando dinheiro (margens superiores a R$0,10/L) neste momento de crise, de fundo do poço. São produtores que obtém mais de R$0,25/L de margem líquida na alta (em alguns casos chega a R$0,40/L).

Chorar faz parte, mas a gente sai disso usando a cabeça, não se matando de trabalhar. Trabalhar mais e mais duro fazendo algo que se quer demonstrar que não dá lucro, para mim é autoflagelo.

"Mais, melhor, mais inteligentemente e menos apaixonadamente" é a fórmula que vai tirar você e outros tantos dessa situação. Também posso te mostrar propriedades ganhando muito dinheiro neste instante. Queres vir aqui ver? Só que como para mim isso é o meu trabalho, não seria de graça.
Gustavo Ribeiro da Silva
GUSTAVO RIBEIRO DA SILVA

NOVA OLÍMPIA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/10/2012

Quem escreveu esta frase " fazer mais, melhor e mais barato" devia sair do computador e passar um dia aqui na minha fazenda. COMEÇO A TRABALHAR AS 4:30 DA MANHÃ E TERMINO AS 23:30 DA NOITE QUANDO LAVO O EQUIPAMENTO PELA ULTIMA VEZ. FORA A SUJEIRA NA BOTA, ROUPA ALÉM DE MUITAS VEZES BOSTA DE VACA NA CARA. Que brincadeira sem graça. O setor está de mau a pior. Venho do mercado financeiro e vivenciei varias vezes o governo segurar na raça $$$$ quebradeira de bancos.


FALTA DE RESPEITO E RESPONSABILIDADE COM O SETOR, É A MINHA OPINIÃO. Agora vem falar que economista não entende nosso setor? Eu explico de forma bem simplista. AS CONTAS NÃO FECHAM (RECEITA - DESPESA) NO LEITE SE CHAMA " PREJUÍZO". Deixo um convite de porteiras abertas a qualquer economista para vir aqui fazer as contas fecharem.
Felipe Zarpellon
FELIPE ZARPELLON

GUARAPUAVA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/09/2012

Para proteger a Industria Nacional perante Empresas Internacionais que exportam para o Brasil com preços mais atrativos  para as Revendas, o Governo Federal Brasileiro esta aumentando o I.I ( Imposto de Importação) a partir de Outubro de 2012 para diversos produtos Importados como: Plástico, Papel, Pneus e muitos outros.



Sou produtor de Leite no Interior do Paraná e tbm trabalho com comercio Exterior.



Acredito que esta medida do Governo Federal deveria tbm alcançar produtos derivados de leite que estão sendo importados de nossos vizinhos Argentinos e Uruguaios mais baratos e impedindo um reajuste nos preços pagos aos produtores que tiveram um aumento significativo no custo de produção devido ao aumento de preço da Soja e Milho.



Cade nossos representantes no Governo?????
Wanderson Bahia Paulinelli Vieira
WANDERSON BAHIA PAULINELLI VIEIRA

SERTÃOZINHO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 26/09/2012

Se olharmos o passado do Brasil, protecionismo nunca foi uma coisa boa, sempre visto com bons olhos, mas a médio e longo prazo a abertura de mercado é positiva.....



Alguém acha que teríamos internet e telefonia móvel da forma que temos hoje se o governo não tivesse aberto o mercado?



Teríamos carros se a montadora internacional não tivesse atuante?



Teríamos economia solida se tivesse continuado com aquelas manobras politicas de 1980?
adriano marcelo rigon
ADRIANO MARCELO RIGON

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/09/2012

Parabéns a todos. Com entendido, em resumo, não temos mesmo uma política agrícola de sustentabilidade de toda a cadeia. Não estou querendo apenas transferir aos governos a responsabilidade, mas eles tem muito a contribuir. Infelizmente, nós produtores, integrantes como primários na cadeia, temos que nos virar como sempre. Reduzir produção, ajustar dietas quase insuficientes, demitir pessoas, aumentar a precocidade de novilhas, etc.... Mas quem sabe, e como foi dito, quando nós da cadeia leiteira nos organizarmos, com instituições fortes e atuantes, com participação e representatividade política, quem sabe estruturaremos uma política sustentável para nosso setor. Apenas para distrair, aqui no Sul 1 litro de cachaça meia boca custa R$ 8,90, imaginem o leite.
PAULO LUIS HEINZMANN
PAULO LUIS HEINZMANN

SALVADOR DAS MISSÕES - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/09/2012

Prezados,


Minha sincera opinião: acredito haver uma grande injustiça e uma concorrência desigual entre produtores brasileiros e de outros países, pois nestes paga-se de 30 a 40 % a menos em todos os insumos e maquinários necessários para a produção (e não só no leite), menos impostos em toda a cadeia, menos burocracia, combustíveis, energia elétrica, medicamentos, fertilizantes, etc, etc, etc,...


Por isso, acredito sim que seja necessário o governo lançar mão de medidas que diminuam estas diferenças, e que não são de "protecionismo" não, mas sim medidas extremamente necessárias para evitar que muitos produtores saiam da atividade leiteira e partam para outra, como muito bem relatou o colega Amaurik, por pura  CONCORRÊNCIA DESLEAL com produtores de outros países.


É nitida a evolução que nossa produção leiteira nacional tem alcançado nos últimos anos, e concordo plenamente que precisamos avançar muito mais em várias áreas, inclusive a indústria, para diminuir a ociosidade de suas plantas, por exemplo, por baixa escala, o que aumenta sobremaneira seus custos fixos.


Mas pergunto: como poderemos competir em preços finais similares se os custos de produção são tão diferentes. Que milagre teremos que fazer? Que tecnologia teremos que usar para ultrapassar nossos concorrentes na eficiência e compensar a diferença dos custos de insumos,...???


Se nada for feito, passaremos todos a consumir o horrível leite de soja...


Abraços a todos!!
Amaurik
AMAURIK

PASSA TEMPO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 26/09/2012

Como comprador de leite passo por uma situação difícil, nossa politica de preço sempre foi baseada no mercado, levamos em consideração nossa necessidade leite, o preço de venda de nossos produtos e o valor pago pelos outros compradores de leite em nossa região. Mais este ano, muitos dos nossos produtores estão reclamando do preço, mais agora o argumento não é mais que um concorrente  esta pagando mais, e sim, que se o preço não melhorar, eles vão desistir da atividade. E não e só ameaça, alguns já abandonaram definitivamente a atividade. Quando perco um produtor para um concorrente olho para o meu negocio a procura de algo errado processos ultrapassados, custos altos, tabela de venda defasada em relação aos concorrentes etc.. .

Os custos estão subindo porque a escala esta diminuindo pela entressafra e também pela perca de produtores para outras atividades. E como foi dito neste artigo o mercado de derivados não reage por causa das importações.



O que fazer?
Eduardo Amorim
EDUARDO AMORIM

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/09/2012

Lembro de excelente artigo do Milkpoint mostrando como é quase impossível fazer previsões certeiras no mercado lácteo, com alguns trechos que merecem destaque:



" O economista pode migrar facilmente de uma atividade produtiva para outra. Por exemplo, é possível trabalhar com milho e, em outro momento, se dedicar à florestas, ou a serviços de saúde, construção civil ou turismo. Em todas as áreas cabem os pressupostos da ciência econômica. Esta mobilidade é uma virtude da profissão. Em função disso, ao longo de sua vida profissional, o economista agrícola trabalha com diferentes produtos. Todavia, no meu curso de Mestrado em Economia Rural, na Universidade Federal de Viçosa, fui aconselhado por um professor a não desenvolver a dissertação sobre leite. Segundo este professor há uma maldição com o leite, pois quem trabalha com o produto passa a vida inteira somente analisando este produto. "Leite é o cemitério dos economistas", ele me disse.  (...) Estudar um setor que tem gráficos típicos de um eletrocardiograma não tem graça. Mas, conviver com gráficos tão estranhos como estes apresentados aqui estimulam qualquer economista. Eles sinalizam que o setor como um todo é frágil e tem um nível muito baixo de organização" ( Paulo Martins - Doutor em Economia Aplicada -  Pesquisador da Embrapa Gado de Leite)



Queria ressaltar que mesmo os produtores extremamente tecnificados, que investem pesado em tecnologia, melhoramento genetico, conforto animal, com animais de alta produção, também passam por dificuldades para fechar as contas ao contrário que faz crer o autor. Como vamos fazer "fazer mais, melhor e mais mais barato" com insumos que chegam a 100% de valorização em menos de um ano? Com pesados encargos trabalhistas, aliados a sérios problemas com a mão de obra disponível. Ressalto que nem todos os produtores de leite tem áreas ou mesmo expertise para fazer silagem em sua propriedade e conta-se nos dedos aqueles que tem condições de fazer integração com sua lavoura e/ou agroindústria diluindo assim de maneira exponencial seus custos.

Suinocultores e Avicultores tem sido mais ouvidos que os produtores de leite, porque são bem mais organizados e tem entidades que realmente defendem e lutam por seus interesses, ao contrário do nosso setor. Quanto ao protecionismo há momentos em que ele é necessário para evitar o colapso de uma cadeia produtiva que gera mais 3 milhões de empregos diretos. Cumpre ressaltar que paises desenvolvidos culturalmente e economicamente lançam mão deste instrumento e o próprio governo brasileiro o faz para proteger outros setores da economia como o automotivo, textil, dentre outros. É preciso que o governo limite as importações de leite do Mercosul. Outro ponto é a liberação para mais Estados produtores de leite, dos estoques de milho,  e também de farelo de soja da Conab aos preços que foram adquiridos.

   Não obstante as várias teorias o que fica para o produtor é a triste realidade atual e a falta de perspectivas e incentivos.
Qual a sua dúvida hoje?