
Crianças receberam kits da Jussara durante evento no mês de março. Detalhe do projeto Planeta Saudável, carro-chefe da empresa de laticínios, que traz dicas sustentáveis nas embalagens de leite
A iniciativa educativa denominada Planeta Saudável, que chega às casas de milhões de famílias de todo Estado de São Paulo, é da Usina de Laticínios Jussara, localizada em Patrocínio Paulista. A empresa sintetizou nas embalagens de leite dicas de desenvolvimento sustentável como economia de água, energia elétrica, proteção ao meio ambiente, reciclagem de lixo e o uso de sacolas retornáveis.
De acordo com o diretor comercial da Jussara, Laércio Barbosa, o leite é um produto de consumo diário e, por isso, viabiliza a divulgação para um grande número de pessoas. O objetivo é a conscientização, mobilização e incentivo à ação dos consumidores para melhoria do planeta, começando pela própria casa.
A área industrial foi a precursora das atividades sustentáveis da empresa. A redução do consumo de combustível fóssil foi uma das primeiras medidas ambientalmente corretas adotadas pela Jussara em 2009. "A gente sabe que combustível fóssil, além de poluir, vai se extinguir. O uso de combustíveis de fontes renováveis é melhor para o planeta", afirma Barbosa. O laticínio investiu em novos equipamentos como caldeiras movidas à energia proveniente da queima da madeira, menos poluente que o óleo combustível, derivado do petróleo que era utilizado nos equipamentos antigos.
A empresa pretende, em um tempo estimado de cinco anos, que toda energia utilizada nas caldeiras seja de fontes renováveis próprias. Por essa razão adquiriu áreas para produção de eucalipto - matéria-prima utilizada na geração de vapor -, o que possibilitará maior controle da origem da madeira, além da responsabilidade de reflorestamento, exigidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais). Para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, as empilhadeiras movidas a gás estão sendo substituídas por elétricas.
Consciência
Redução é uma máxima utilizada na Jussara. O projeto arquitetônico da fábrica foi desenvolvido para aproveitamento da luz natural. A diretoria da empresa estima que a redução no consumo de energia elétrica nos últimos anos seja de 15%, bem como a economia de água.
A Jussara é modelo no que se refere à ETA (Estação de Tratamento da Água) e à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Água e resíduos produzidos pela empresa nos processos industriais são tratadas dentro da Jussara. De todo efluente produzido, 98% é tratado e devolvido para a natureza, sendo lançado ao rio Sapucaí Mirim. "É uma estação que atende e supera todos os requerimentos da legislação ambiental. Captamos da natureza, utilizamos e estamos conseguindo devolver essa água, semelhante a que estamos captando", aponta Barbosa.
De acordo com o gerente regional da Cetesb de Franca, Francisco Setti, a ETE atende a legislação "até acima do que era esperado e reduz a poluição em torno de 90% a 95%". O laticínio ainda reaproveita água para atividades de limpeza e irrigação de jardins durante os períodos de estiagens.
Para preservação ambiental, diminuição dos impactos e contribuição para o desenvolvimento sustentável, a Jussara investiu R$ 6 milhões na construção da ETE e na troca das caldeiras. "Além de colocar essas mensagens na embalagem do leite, estamos agindo de forma efetiva dentro da empresa no cuidado com o meio ambiente, com a economia de água, de energia e reciclagem. Todos os temas que tratamos na embalagem são tratados internamente."
Planeta Sustentável
O símbolo da campanha é a vaquinha mascote da Jussara, que vem nas embalagens de leite destacando o tema. Na lateral das caixas o assunto é brevemente explicado. O consumidor é convidado a acessar o hotsite temático (www.leitejussara.com.br) que contém informações e orientações para que todos possam contribuir para o desenvolvimento de um Planeta Sustentável.
A matéria é do Portal GCN, adaptada pela Equipe MilkPoint.