Um relatório recente do Instituto Nacional de Leite do Uruguai (Inale) revelou que o valor gerado pelas exportações de lácteos até março aumentou em 39% com relação ao mesmo mês de 2011, devido ao aumento do volume exportado e do preço dos produtos.
A Venezuela foi o principal comprador, com 40% do valor total, de queijos, comprando 82% do volume exportado e 22% do leite em pó integral.
Segundo o Inale, durante o primeiro trimestre de 2012 foram exportadas 15.740 toneladas de leite em pó integral (7.625 toneladas somente em março); 5.448 toneladas de leite em pó desnatado (793 toneladas em março); 10.845 toneladas de queijos (4.400 no mês passado) e 4.601 toneladas de manteiga (1.520 toneladas em março).
O segundo maior comprador de lácteos uruguaios foi o Brasil, que comprou 84% do volume total de leite em pó desnatado e 27% de leite em pó integral. Em seguida esteve Cuba, com 37% do leite em pó integral e, finalmente, Argélia, comprando 6% de manteiga.
Comparando os preços médios gerados em março com os de fevereiro de 2012, os valores do queijo e do leite em pó integral subiram em 1% e 4%, respectivamente. A tonelada de queijos ficou em US$ 5.763, enquanto que o leite em pó integral teve um preço de US$ 3.990.
No caso da manteiga, o preço se manteve constante (US$ 3.893 por tonelada) e o leite em pó sofreu uma queda de 5% (US$ 3.650 por tonelada). No total de produtos, a comparação mostra um aumento de 17% no preço médio dos lácteos.
No entanto, em março, na Oceania, os preços internacionais do leite em pó integral apresentaram uma redução de 2,2%; a mesma tendência se apresentou para as exportações desse produto do Oeste da Europa, onde o preço registrou uma queda de 3,5%, segundo o relatório do Inale.
A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Uruguai: exportações em valor crescem 39% em relação ao mesmo período de 2011
Um relatório recente do Instituto Nacional de Leite do Uruguai (Inale) revelou que o valor gerado pelas exportações de lácteos até março aumentou em 39% com relação ao mesmo mês de 2011, devido ao aumento do volume exportado e do preço dos produtos.
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