Uruguai de olho no mercado de lácteos da Ásia

As exportações de lácteos do Uruguai aumentaram em 20% na primeira metade desse ano e pretende expandir seus negócios na Ásia. "Estamos exportando mais e mais, especialmente para a Ásia. Obviamente, existe uma forte competição lá com a Nova Zelândia", disse o gerente de exportações, Nelson Laurino.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O Uruguai quer buscar novos destinos para seus produtos lácteos e vê como oportunidade, a Ásia. A Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole), fundada em 1936, é responsável por cerca de 80% das exportações de lácteos do Uruguai e por 2% a 3% das exportações mundiais de leite em pó.

O Uruguai é o maior exportador de lácteos da América Latina, com vendas de 2 bilhões de litros por ano, disse o gerente de exportações, Nelson Laurino. A Conaprole tem mercados bem estabelecidos no Brasil, México, Venezuela e Cuba e exporta também alguns queijos aos Estados Unidos.

As exportações de lácteos do Uruguai aumentaram em 20% na primeira metade desse ano e pretende expandir seus negócios na Ásia. "Estamos exportando mais e mais, especialmente para a Ásia. Obviamente, existe uma forte competição lá com a Nova Zelândia", disse Laurino.

O presidente do consórcio de centros de pesquisas agrícolas internacionais, CGIAR, Carlos Pérez Castillo, está otimista sobre as chances do Uruguai. "Se você olhar para o potencial de crescimento do setor de lácteos da Nova Zelândia, esse cresceu tão rápido que alcançou um certo platô. Nossas possibilidades (do Uruguai) de aumentar a produção são maiores que na Nova Zelândia. Lembre-se, a Fonterra acaba de reportar dados recordes de exportação, então talvez haja um pouco de ilusão.", disse Pérez Castillo.

A reportagem é de Jude Webber, para o Financial Times, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

darlani  porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/10/2012

E o nosso Brasil , ao contrário , estamos aumentando nossas importaçóes de lácteos, e matando aos poucos nossos produtores de leite.
Qual a sua dúvida hoje?