A Comissão Europeia rejeitou pedidos feitos por alguns Estados Membros para que seja feita uma retomada nos subsídios de exportação para ajudar a impulsionar o mercado de lácteos da União Europeia (UE).
Alguns Estados Membros liderados por Polônia e Estônia pediram a reintrodução do suporte de emergência em uma reunião ocorrida em Bruxelas na última segunda-feira. Eles foram apoiados por Bélgica, Hungria, Portugal e Eslovênia, à medida que os produtores da UE sentem os efeitos da queda nos preços globais do leite. Porém, uma série de outros países membros do bloco se oposurem à medida, incluindo Inglaterra, Alemanha e Luxemburgo.
O comissário da Agricultura da UE, Dacian Ciolos, disse: "Esse não é o momento para recomeçar os subsídios de exportação, porque os volumes de pó desnatado externalizados estão altos e as exportações de manteiga estão aumentando". Porém, ele disse que a Comissão "continuaria monitorando o mercado de perto".
O ministro da Agricultura do Reino Unido, Jim Paice, disse que vários países do bloco se opuseram à medida. "Não apoiamos, porque achamos que os problemas no mercado de leite são estruturais e isso seria algum tipo de conserto temporário", disse ele.
O preço médio do leite na UE para maio foi estimado em 31,6 centavos de euro (38,77 centavos de dólar) por quilo, que é 5% a menos do que o preço médio em maio de 2011, embora Ciolos tenha dito que esse ainda é 30% maior do que o preço em maio de 2009.
O relatório culpou as tendências sazonais e a expansão na produção em importantes regiões produtoras pela queda nos preços. A produção de leite na UE aumentou em 3% em 2012, enquanto a produção na Nova Zelândia aumentou em 9,9% e na Austrália em 5,5%.
Ciolos disse ainda que vários países da UE têm recebido preços bem abaixo da média do bloco devido a questões específicas, como: predominante participação no mercado com produtos de baixo valor agregado; forte pressão dos grandes varejistas; dependência de produtos em massa; mercado mundial mais volátil e estrutura ruim do setor de lácteos.
A reportagem é dowww.farmersguardian.com, traduzida e resumida pela Equipe MilkPoint.
UE: Reivindicação por subsídios de exportação é rejeitada por Comissão
Alguns Estados Membros liderados por Polônia e Estônia pediram a reintrodução dos subsídios de exportação. Eles foram apoiados por Bélgica, Hungria, Portugal e Eslovênia, à medida que os produtores da UE sentem os efeitos da queda nos preços globais do leite. Porém, uma série de outros países membros do bloco se oposurem à medida, incluindo Inglaterra, Alemanha e Luxemburgo.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.