UE: opiniões divididas sobre o fim das cotas de produção
Na reunião do dia 16 do Conselho de Ministros da Agricultura da União Européia um dos principais pontos de debate foi a situação do setor lácteo. Com menos de duas semanas para o fim das cotas de produção de leite, depois de mais de três décadas de vigência das mesmas, duas opiniões diferenciadas ficaram claras.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Por um lado, um grupo de países (o dos grandes produtores de leite do norte da UE) ficou muito satisfeito com o desaparecimento do sistema de cotas e levantou a necessidade de traçar estratégias para aumentar as exportações comunitárias de produtos lácteos.
Por outro lado, outro grupo (países principalmente do sul) manifestou preocupação com o desaparecimento do sistema, que pode implicar um aumento da produção e, portanto, volatilidade e pressão sobre os preços. Por este motivo, solicitou à Comissão que examine medidas que sirvam como uma rede de segurança para proteger os agricultores e os seus rendimentos.
A Comissão Europeia não espera um disparo na produção de leite em 2015. Estima-se um aumento de apenas 1% em relação a 2014. Este baixo valor é consequência da produção reduzida no primeiro trimestre de 2015 (e último trimestre do ano com cotas de produção) para evitar as multas por excesso de oferta, o que compensará os aumentos de produção de leite a partir de 1 de Abril.
A COPA-COGECA, organização de produtores e cooperativas, reiterou o seu pedido para que o dinheiro arrecadado pelas multas por excesso de produção seja reinvestido no setor leiteiro, para auxiliar na adaptação à nova situação.
A reportagem é do Agrodigital S.L, traduzida pela equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.