ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Troca de informações sobre leite orgânico empolga 60 produtores e técnicos em São Carlos/SP

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/06/2019

3 MIN DE LEITURA

0
2

Na última quinta e sexta-feira (6 e 7/06), cerca de 60 produtores, técnicos e interessados na produção de leite orgânico se reuniram em São Carlos (SP) para o segundo módulo do Curso de Pecuária Leiteira Orgânica promovido pela Embrapa Pecuária Sudeste e Fazenda Nata da Serra. É o segundo ano que o curso acontece e foi programado um encontro entre a turma do ano passado e a nova. A troca de conhecimentos e informações animou os dois grupos.

Troca de informações sobre leite  orgânico empolga 60 produtores e técnicos

A extensionista Ana Paula Roque, de Itapetininga, iniciou o curso neste ano. “Achei bem interessante a conversa entre os dois grupos. Saio daqui motivada, os dois primeiros módulos foram bem legais, estou bem empolgada para os próximos”, comentou. O curso começou em abril e terá mais quatro módulos até outubro.

Neste módulo 2, os inscritos tiveram palestras sobre sanidade animal com o veterinário Marco Aurélio Bergamaschi, chefe de Administração da Embrapa Pecuária Sudeste, e sobre homeopatia, com o também veterinário Mário Ramos, da Secretaria de Agricultura de Bauru. “A palestra sobre homeopatia foi uma surpresa para mim, é uma área que eu conheço muito pouco. É uma coisa que você tem que abrir a cabeça para aceitar. Falar de energia para quem está acostumado a falar de medicamento é uma coisa muito nova”, disse Ana Paula.

Érico Kolya fez o curso no ano passado, quando estava interessado em produzir, mas ainda não havia iniciado a atividade em sua propriedade, o sítio Pé do Morro, em Cabreúva (SP). “Foi muito bacana participar desse módulo, agora como produtor. No ano passado eu conheci o [programa] Balde Cheio, fiz contato com o técnico da minha região, começamos a preparar o solo e as pastagens no meio do ano e as vacas chegaram em dezembro”, contou.

O programa Balde Cheio, a que ele se refere, é uma iniciativa da Embrapa que visa capacitar a assistência técnica para o atendimento a produtores de leite. O projeto de transferência de tecnologia foi lançado há 21 anos pelo centro de pesquisa de São Carlos e em 2017 passou a atuar em rede, agregando outras 14 Unidades da Embrapa em todo o Brasil.

“Vir aqui, ver as pessoas novas entrando, o interesse delas... só de ter uma segunda edição do curso já mostra que valeu a pena. Ver as empresas entrando no ramo de orgânico é superlegal, ouvir as histórias das pessoas que fizeram o curso no ano passado e como elas implementaram e deu certo, é muito bacana”, continuou Érico.

Trocas

Na sexta-feira de manhã, os participantes fizeram uma dinâmica de integração e troca de experiências. Ao final, eles elogiaram a oportunidade de fazer parte de um grande grupo que compartilhava informações sobre pecuária leiteira orgânica. Indicaram que faltou tempo para ouvir mais ideias de quem tem experiência e apresentaram sugestões para superar desafios da cadeia.

No período da tarde, ouviram o relato do produtor italiano Piero Alberti, que fez o curso no ano passado e produz orgânicos em San Gimignano há 30 anos. A família dele decidiu produzir também no Brasil, há quatro anos, em Cássia dos Coqueiros (SP). Piero falou das diferenças culturais, tecnológicas e de incentivos entre a pecuária brasileira e aquela praticada na União Europeia.

“Lá as propriedades são bem menores e não há incentivos para produzir orgânicos. Você ganha uma pontuação se não polui, se é mulher, se a propriedade é pequena, mas não por ser orgânico”, afirmou. Piero disse ainda que na Itália nunca havia pensado em utilizar robô para a ordenha porque sempre quis empregar mão de obra, dificuldade que está enfrentando no Brasil.

No final da tarde, o grupo visitou o sistema de leite da Embrapa Pecuária Sudeste. O terceiro módulo do curso acontecerá nos dias 4 e 5 de julho na Embrapa Pecuária Sudeste e o conteúdo será abordado pelo pesquisador Artur Chinelato de Camargo, idealizador do Balde Cheio.

As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures