Unanimidade entre os nordestinos- dos baianos aos maranhenses-, o queijo coalho é uma opção gastronômica consagrada na Região. Considerada uma boa alternativa para qualquer hora do dia, ele pode ser servido no café da manhã, no lanche ou incrementar o arroz e feijão do almoço ou do jantar.
E, com tal grau de preferência, não é à tão que o município de Jaguaribe, a 300 quilômetros de Fortaleza, conhecido como a "Terra do Queijo Coalho" e um dos maiores produtores desse tipo de queijo no Nordeste, realiza há sete anos um festival todinho dedicado a essa iguaria regional.
Nesta edição, o Festival do Queijo de Jaguaribe acontece de 6 a 7 de novembro, no Colégio Carmelo Dutra. Na programação, exposição de produtos e animais, palestra sobre empreendedorismo e sobre o aproveitamento do soro, além de palestras técnicas sobre boas práticas da produção de leite e do próprio queijo coalho.
O processo de fabricação do queijo coalho é bem simples e faz parte da cultura nordestina: é baseado na coagulação do leite e na prensagem da massa, o que é feito numa forma simples de produção. Essa facilidade faz com que a indústria do queijo artesanal no Ceará tenha um expressivo destaque no agronegócio local.
Na Região de Jaguaribe, por exemplo, onde, de acordo com a Queijaribe-Associação dos Produtores de Leite e Derivados de Jaguaribe, estão cerca de 400 produtores de queijo, quase a totalidade da produção diária de leite vai para a fabricação do queijo mais famoso do Sertão.
O Festival de Queijo de Jaguaribe é realizado pela Prefeitura Municipal de Jaguaribe e Queijaribe, com o apoio do Sebrae no Ceará, Sistema FAEC/SENAC, Instituto Agropolos, Ematerce, Embrapa, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal, através do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Agência SEBRAE de Notícias CE, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Sertão do Ceará promove Festival do Queijo Coalho
O Festival do Queijo de Jaguaribe acontece de 6 a 7 de novembro, no Colégio Carmelo Dutra. Na programação, exposição de produtos e animais, palestra sobre empreendedorismo e sobre o aproveitamento do soro, além de palestras técnicas sobre boas práticas da produção de leite e do próprio queijo coalho.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.