ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Senado aprova posse de arma para todas as áreas das propriedades rurais. Qual é a sua opinião?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/06/2019

2 MIN DE LEITURA

8
19

Na esteira da polêmica do governo com os seguidos decretos relativos à aquisição de armas, o Senado aprovou o projeto, de autoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO), que estende a posse de armas na zona rural para toda a área da propriedade e não apenas para o perímetro da residência em si. A matéria segue para a Câmara dos Deputados.

O projeto altera o Estatuto do Desarmamento, de 2003, e estabelece o que está sendo chamado informalmente de “posse estendida”. Isso porque, atualmente, a lei diz que o proprietário de arma, que possua certificado de posse, pode estar com seu revólver ou carabina exclusivamente “no interior de sua residência ou domicílio”. O projeto redefine esse conceito. No caso das zonas rurais, a legislação passa a considerar como residência ou domicílio “toda a extensão do respectivo imóvel rural”.

Na prática, a proposta atende a uma demanda antiga de fazendeiros e da bancada ruralista do Congresso Nacional. O argumento é que a posse estendida garante que esses cidadãos possam fazer a defesa de toda a extensão de suas propriedades.

O relator da proposta, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), referendou o teor da matéria. “A proposição é conveniente e necessária. O morador rural, por viver em áreas remotas, não tem a mesma proteção que o Estado busca oferecer a quem mora nos grandes centros urbanos. Por estar mais vulnerável, o morador do campo precisa, não só na sede, mas em qualquer ponto de sua propriedade, de meios para se defender dos inúmeros riscos a que está exposto, como roubo de animais, roubo de máquinas e roubo de safra”, escreveu na justificação.

Vieira reforçou também que, com a aprovação do projeto, os proprietários rurais não ficarão ameaçados de serem presos por porte ilegal de arma. “Ele (fazendeiro) pode, ainda, ser atacado num quintal, numa plantação, num curral, num galpão, enfim, em qualquer espaço de sua propriedade. Assim, nada mais justo do que garantir ao morador rural a posse de arma de fogo em toda a extensão de seu imóvel, para que possa exercer o direito à legítima defesa e ao desforço imediato, sem a ameaça de ser preso por porte ilegal de arma de fogo”, afirmou.

Maiores de 21 anos

Depois de aprovar a extensão da posse de armas na zona rural para toda a área da propriedade, o Senado aprovou outra medida sobre o tema. Por 38 votos a 4, os parlamentares deram aval para a aquisição de uma arma de fogo para maiores de 21 anos que morem nestas áreas. Antes, a idade necessária era de 25 anos.

Relator da proposta, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) justificou, em seu parecer, que os residentes em áreas rurais estão afastados da abrangência de rotas de policiamento. “Isso faz com que suas famílias fiquem à mercê de eventuais criminosos ou até mesmo de animais silvestres, estando, portanto, desprovidas de meios de defesa de sua propriedade ou de sua vida”, apontou.

Os interessados em ter a posse têm de apresentar documento de identificação pessoal, comprovante de moradia em área rural e atestado de bons antecedentes. A proposta segue para apreciação na Câmara dos Deputados.

Em cima disso, o MilkPoint pergunta: qual é a sua opinião sobre este polêmico tema? A sua propriedade já sofreu algum tipo de ataque? Participe deixando um comentário no box abaixo: 

As informações são do jornal Valor Econômico.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELO MACHADO

GUARANI DAS MISSÕES - RIO GRANDE DO SUL - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 28/06/2019

Apoio projeto e acho que ainda deveria ser estendido o direito de o produtor transitar com a arma descarregada em estradas que dão acesso as demais propriedades... justificaria pelo fato dos produtores possuirem varias propriedades separadas, escluindo-se assim a necessidade de adquirir uma arma para cada propriedade.
ZOTTE01@GMAIL.COM

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 01/07/2019

Concordo com você, marcelo, muitos chegam tarde em casa.
CLAUDIO NERY MARTINS

ACEGUÁ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/06/2019

Sim, apoio o projeto recém aceito pelo Senado. Temos q nos proteger dos bandidos , já q o Estado não tem a eficiência necessária para isso. Já foi assaltado na minha propriedade.
JOSÉ EVANGELISTA PEREIRA

ANDRELÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/06/2019

Espero que tenha controle nos preços das armas.
JOSÉ DE ÁVILA PIMENTA

SERRO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/06/2019

Muito boa essa iniciativa! A vulnerabilidade do proprietário rural é realmente enorme. A chance de defesa deve ser dada a ele. Argumento muito real dos parlamentares.
Já fui vítima de furto de reses em minha propriedade há mais de cinco anos, por duas vezes e até então os casos não foram solucionados. Esses episódios somente serviram para engrossar as estatísticas na região. A inoperância das polícias e da justiça me deixou incomodado. Sendo realmente aprovado, procurarei adquirir uma arma para a propriedade rural.
LEONAM ALMEIDA

TIMÓTEO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/06/2019

Quero parabenizar a Câmara Federal. É uma medida legal muito válida e que não traz qualquer malefício à sociedade, mas grandes benefícios ao produtor rural que passa a ter um elemento dissuasiva muito importante para proteção de sua vida e patrimônio. Já fui vítima de abigeato. Vizinhos meus também já tiveram animais e a própria residência assaltada. O Brasil está muito perigoso e a vida no campo precisa de proteção. Precisamos também liberar o porte para transporte da arma entre residências de quem tem mais de uma propriedade rural ou domicílio.
JADILSON ROCHER

CERRO AZUL - PARANÁ - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 27/06/2019

Mais do que justo podermos fazer a segurança de nossas propriedades...
ANDRÉ LUIZ MONTARROYOS VASCONCELOS

JOÃO PESSOA - PARAIBA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 27/06/2019

É bom saber que agora estaremos dentro da lei para proteger nossa propriedade , apesar de nunca ter sido roubado ou atacado nela.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures