Sekita Agronegócios, um exemplo de integração lavoura-pecuária

Artigos Especiais: Veja no Interleite 2012 como a Sekita se tornou uma das maiores fazendas de leite com país em 4 anos, com gestão, integração com agricultura e uso eficiente dos dejetos

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 21
Ícone para curtir artigo 1

Makoto Edison Sekita é Engenheiro Agrônomo e ocupa a posição de Diretor Executivo da Sekita Agronegócios, grupo de São Gotardo - MG cuja força vem do cultivo de hortaliças. Desde 2008, está na atividade leiteira com um projeto inovador, atingindo hoje 21 mil litros diários. O estudo de caso da Sekita Agronegócios será apresentado no Interleite Brasil 2012, que ocorre entre 11 e 13 de setembro, em Uberlândia/MG.

Figura 1

Segundo Makoto, tudo começou em 2007, quando os altos preços dos fertilizantes pesaram na estrutura de custos da atividade agrícola e os sócios da empresa viram como alternativa o aproveitamento do esterco de animais para fertilizar o solo e reduzir os custos com fertilizantes. Ainda, a decisão de plantar braquiária para fazer rotação com o plantio de cenoura e alho, a otimização do maquinário ocioso e a impossibilidade de aquisição de mais terras na região, fez da pecuária leiteira uma ótima opção. "Nossos estudos indicavam que o leite ofereceria a maior rentabilidade por área e permitiria o melhor aproveitamento dos dejetos do sistema de confinamento para gado", disse Makoto. "Por estarmos numa região de clima favorável, com temperaturas amenas o ano todo, consideramos mais uma vantagem competitiva devido ao menor estresse dos animais."

Figura 2

Assim, o grupo viajou bastante para conhecer outras fazendas e se cercou de consultores para as áreas de gestão, sanidade, reprodução e pastagem.

Todo o esforço foi muito bem aproveitado e resultaram hoje em 672 animais em lactação, responsáveis pela produção de 21.000 litros/dia. O gado é mantido em sistema de confinamento free-stall e tem como base a raça Holandesa.

Figura 3

"Assim como em outras atividades, o grupo trabalha com profissionalismo e não seria diferente com o leite", disse Makoto. O projeto ainda está se pagando e a perspectiva é que até o final do ano, começaremos a aproveitar os lucros de tamanho investimento. Que aliás, não pararão por aí! O Grupo almeja alcançar a marca de 52.500 litros/dia em dezembro de 2016, com 1.500 animais em lactação. E não será difícil atingir essa marca, uma vez que a atividade vem crescendo a uma média de 35% ao ano.

Figura 4

A integração faz parte da estratégia da atividade leiteira. Toda a alimentação, por exemplo, é produzida na fazenda, inclusive os alimentos concentrados, o que representa uma grande vantagem em momentos como esse, em que os custos de alimentação estão em patamares elevados.

Figura 5

Integração Lavoura-Pecuária

Outro ponto que demonstra a eficiência no uso dos insumos na propriedade vem do aproveitamento do esterco e na produção de biogás. A grande quantidade de esterco produzida, o que a princípio é um grande problema, mas que pode, através da implantação de biodigestores, tornar-se fonte de economia e renda.

As fezes dos animais são recolhidas pelo sistema de raspagem tratorizada e "scraper". Os resíduos líquidos dos dejetos bovinos são em parte encaminhados para o biodigestor, sendo outra parte usada diretamente nas lavouras adjacentes, pelo processo de fertirrigação, via pivô central.

Figura 6

A fazenda já utilizou o gás derivado da fermentação como fonte de energia. Entretanto, hoje está apenas sendo queimado devido ao subdimensionamento dos biodigestores, o que não permite a retenção dos dejetos líquidos pelo período adequado, prejudicando a qualidade do gás produzido. "Assim que forem construídos mais biodigestores, a intenção é retornar a utilizar o gás para gerar energia", disse Ana Paula, filha de Makoto e uma das responsáveis pelo departamento do leite.

A parte sólida dos dejetos bovinos e o descarte de cenoura são encaminhados para o centro de compostagem, resultando num composto orgânico de excelente qualidade, que aplicado ao solo, substitui parte dos fertilizantes químicos, fechando o ciclo de integração Lavoura-Pecuária.

O alto grau de gestão, organização e planejamento das atividades da Sekita Agronegócios promove a excelência dos seus negócios. Makoto será palestrante no Interleite Brasil 2012 e falará sobre "A visão integrada de um sistema de produção de leite". Vale a pena conferir!

O Interleite Brasil 2012 será de 11 e 13 de setembro, em Uberlândia, MG. Não perca tempo e garanta já a sua vaga! Clique aqui para fazer sua inscrição.

A matéria é de Bia Ortolani, da Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 21
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Hudson Douglas Alves Sousa
HUDSON DOUGLAS ALVES SOUSA

PAÇO DO LUMIAR - MARANHÃO - PESQUISA/ENSINO

EM 13/08/2023

Muito interessante esse processo de integração e muito legal o aprendizado sobre sustentabilidade provocado pelo nosso professor da FDC - Fábio Risério que nos fez despertar para este tópico!
Camila Silva
CAMILA SILVA

EM 20/04/2018

No grupo Sekita também utilizam cenoura na ração das vacas. Estão tentando com outras "sobras" também, mas com a cenoura já conseguiram encontrar a quantidade exata.
Erna Milla
ERNA MILLA

EM 11/06/2015

Parabéns ao grupo pelo empreendedorismo.

Muita boa a palestra ministrada por ele aqui na Cooperativa Agrária Colônia Vitória- Guarapuava Pr.
fernando maria bontempo
FERNANDO MARIA BONTEMPO

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/01/2015

Parabenizo o empresário Sekita e todo grupo pela ousadia e organização,mostrando que quandoexiste administração o leite e um bom negocio. Se possível gostaria de visitar  o projeto para inteirar de novas tecnologias na produção de leite. um abraço a todos.
rodrigo veloso coimbra silva
RODRIGO VELOSO COIMBRA SILVA

CARMO DO PARANAÍBA - MINAS GERAIS - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 01/09/2013

Sou vizinho de fazendo do sekita. Realmente a equipe possui um espirito empreendendor e vontade de crescimento, Essencial! Parabéns ao grupo!
EUDES MARTINS DAS NEVES
EUDES MARTINS DAS NEVES

SÃO GOTARDO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 31/10/2012

Parabéns a Sekita Agronegócios pelo projeto desenvolvido com a integração lavoura x pecuária, um projeto que deu certo e colabora para novos campos de pesquisa no segmento do agronegócio principalmente no alto paranaíba e triângulo mineiro, região esta que sempre colabora para novas tendências e tecnologia para o setor, me orgulho muito de fazer parte do quadro de colaboradores desta empresa, onde cada pessoa que aqui chega é tratada com um carinho especial que é o cartão de visita da empresa.
Paulo Roberto Sanches Cervieri
PAULO ROBERTO SANCHES CERVIERI

PONTA PORÃ - MATO GROSSO DO SUL

EM 24/09/2012

Meus parabéns pelo trabalho realizado. Com certeza uma pessoa como o Sr. Makoto é merecedor de todo esse sucesso. Tive o imenso prazer de viajar durante alguns dias com o mesmo e pude ter a certeza que além de uma pessoa maravilhosa, é também um grande empresário. Apesar de ter me inscrevido para o Interleite, não tive como ir e com certeza perdi uma excelente apresentação.

Um abração ao Sr. Makoto e também ao Leo, nosso companheiro de viagem.

Sucesso em grande escala pra vocês.
AMARILDO VENTURELLI
AMARILDO VENTURELLI

ANDRADAS - MINAS GERAIS

EM 18/09/2012

PARABÉNS A VC MAKOTO, E TAMBEM A TODOS OS OUTROS DO GRUPO, QUE ACREDITARAM E LUTARAM MUITO, PARA QUE ISTO SE TORNASSE UMA BELA REALIDADE, UMA GRANDE PENA FOI EU NAO TER CONTINUADO NO GRUPO, POR MOTIVO DE DOENÇA NA FAMILIA, MAS FICO MUITO CONTENTE EM VER QUE TUDO CONTINUA DANDO CADA VEZ MAIS CERTO, POIS VOCES MERECEM, POIS DAO MUITO VALOR E GRANDE FORÇA A TODOS OS SEUS COLABORADORES, EU MESMO SOU TESTEMUNHA VIVA DISTO, PARABÉNS E QUE NOSSO MESTRE MAIOR "JESUS" CONTINUE ABENÇOANDO E  ILUMINANDO A VOCE E TODO O GRUPO FORTE ABRAÇO A TODOS.
Venâncio Torres Machado Machado
VENÂNCIO TORRES MACHADO MACHADO

CONTAGEM - MINAS GERAIS - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 05/09/2012

Parabéns, belo Projeto.

Kênia da Costa Resende
KÊNIA DA COSTA RESENDE

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS

EM 05/09/2012

Parabéns ao Grupo Sekita! Só acrescenta boas práticas de sustentabilidade e controle ao meio ambiente!

Kleison Oliveira Rodrigues
KLEISON OLIVEIRA RODRIGUES

BARRA DO GARÇAS - MATO GROSSO - ESTUDANTE

EM 04/09/2012

Parabens a Sekita Agronegocios!!

Continuem investindo em gestão, buscando sempre a sustentabilidade e integrando as cadeias produtivas.
Luiz Pitombo
LUIZ PITOMBO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 03/09/2012

Conheço a propriedade, onde já estive como jornalista, e realmente é um  importante e bem estruturado projeto. Uma lição de integração lavoura/pecuária que o sr. Makoto nos dá.

Parabéns para toda a equipe

Luiz H. Pitombo
WELLINGTON GUIMARÃES OLIVEIRA
WELLINGTON GUIMARÃES OLIVEIRA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS

EM 03/09/2012

Muito bom o trabalho do Sekita Agronegocios, principalmente a Integração Lavoura - Pecuaria nas areas de HF, aproveito para comentar o uso do milheto ADR 300 na Integração com sua vantagens no controle de Nematoides,Reciclagem de Nutrientes e Descompactação do Solo.

Admiro muito o trabalho em familia e esta familia esta provando que com União e Trabalho tudo fica mais facil de ser executado e ter resultados.

Parabéns a Sr Makoto e toda familia  Sekita Agronegocios.

Wellington Oliveira

Katec- Lallemand/Sementes Adriana
Maria Thereza Vieira Vinhal
MARIA THEREZA VIEIRA VINHAL

CARMO DO PARANAÍBA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/09/2012

Parabens ao grupo Sekita pela inovacao no setor da agropecuaria.
É uma empresa referencia na regiao do Alto Paranaiba.
Maria Thereza Vieira Vinhal

Unapel/Cerrado Maquinas Agricolas


Eduardo Amorim
EDUARDO AMORIM

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/09/2012

Trata-se de um projeto de extremo arrojo e empreendedorismo liderado pelo Sr. Makoto Sekita que alia os conceitos de sustentabilidade ambiental, melhoramento genético, conforto animal, produtividade e inovação. E os resultados estão aí para comprovar o sucesso desta empreitada, sucesso que também tem se refletido nas pistas de julgamento de bovinos da raça holandesa. Parabéns ao Sr. Makoto, e a todos os companheiros da Sekita Agronegócios.



Eduardo Amorim

W.Amorim Gado Holandes

Faz. Caatingueiro - Patos de Minas

Geisson Schirmann Vasconcelos
GEISSON SCHIRMANN VASCONCELOS

FORMIGUEIRO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/09/2012

Parabéns pelo sucesso!


Fruto de trabalho árduo e amor pelo que se faz. É uma benção de Deus.


ROBERTO ANTONIO GUIMARÃES PEREIRA
ROBERTO ANTONIO GUIMARÃES PEREIRA

GUANAMBI - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/09/2012

Eu não poderia deixar de parabenizá-lo por esse projeto exemplar.

Em uma das minhas andanças para conhecer mais sobre leite, cheguei a fazenda SEKITA

sem marcar  visita e fomos  recebido por Makoto, que nos apresentou o seu projeto onde levamos conhecimentos para implantar no nosso.

Mas quero deixar aqui os nossos agradecimentos a esse amigo que tem prazer de apresentar  seus conhecimentos para que a pecuária leiteira no Brasil cresça com qualidade.

Valeu companheiro, grande abraços!

joaopauloribeiro
JOAOPAULORIBEIRO

BOTUCATU - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 31/08/2012

Muito bom esse projeto espero q outros produtores tomem esse conhecimento e tenha o grupo Sekita como um exemplo de integração lavoura pecuaria , e muito sucesso ao grupo .
Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 31/08/2012

Achei espetacular essa integração lavoura de cenoura e alho, com a pecuária leiteira.

Nunca tinha visto falar em coisa deste gênero no Brasil. Parabéns ao grupo Sekita e a todos os técnicos que nele trabalham.

Deixo aqui apenas uma sugestão, que talvez seja mais para a pesquisa: será que os refugos de cenouras, que hoje são usados na compostagem não poderiam entrar na ração das vacas?

Estive olhando a composição nutricional da cenoura na Embrapa Hortaliças e notei que ela é bastante rica em carboidrato - 10,14 g por cento e energia 43 kcal - além de vários outros nutrientes vitamínicos e minerais, em especial a vit A.

Atenciosamente,

Fernando Melgaço
Carlos Eduardo de Oliveira Cunha
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA CUNHA

UBERABA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 31/08/2012

Gestão, visão empresarial e trabalho podem resumir quem tem sucesso na atividade. Parabenizo ao grupo Sekita pelos trabalhos desenvolvidos no setor agropecuario sendo exemplo para todos seguimentos.
Qual a sua dúvida hoje?