SC: Epagri lança livro sobre queijo artesanal serrano

O lançamento do livro "O Queijo Artesanal Serrano nos Campos do Planalto das Araucárias Catarinense", organizado pelo pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Lages, Ulisses de Arruda Córdova traz as informações para a obtenção da almejada Indicação Geográfica (IG).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

O lançamento do livro "O Queijo Artesanal Serrano nos Campos do Planalto das Araucárias Catarinense", organizado pelo pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Lages, Ulisses de Arruda Córdova e editado pela Empresa, será lançado na quinta-feira, 26 de julho, às 16h na Casa da Cultura em São Joaquim. A publicação contém as informações necessárias para a obtenção da almejada Indicação Geográfica (IG), descritas em seis capítulos.

O Projeto de Qualificação e Certificação do Queijo Artesanal Serrano dos Campos de Altitude de Santa Catarina é considerado por instituições atuantes no setor produtivo e de desenvolvimento da Serra Catarinense como o mais importante projeto social em execução no referido território, razão pela qual desde 1998 a Epagri mantém uma equipe de extensionistas e pesquisadores atuando ativamente no projeto. Nesse período muito avanços foram obtidos, com diversas pesquisas de campo e com a publicação da história do queijo artesanal serrano, além de outros meios de divulgação que tornaram o projeto reconhecido. "Estruturado num tripé composto pela valorização do produto, capacitação de produtores e legalização, possui como objetivo final a concessão de uma indicação geográfica", explica o organizador do livro e pesquisador da Epagri de Lages, Ulisses Córdova.

Quase todo o conteúdo foi obtido a campo, através de entrevistas com centenas de produtores de queijo artesanal, na maioria pequenos agricultores ou pecuaristas familiares. Portanto as informações refletem a verdadeira condição em que se encontra o produto queijo artesanal serrano na área de abrangência de estudo.

A legalização do queijo artesanal serrano não é uma aspiração somente dos produtores, mas de diversas instituições parceiras que integram o projeto, pois o alcance de suas metas certamente contribuirá para a permanência de muitas famílias serranas no meio rural. "De fato, na maioria dessas propriedades a renda advinda do queijo serrano é muito importante, sendo em muitos casos, a principal fonte de recursos de centenas de famílias", confirma Ulisses. Além da questão econômica há todo um conjunto de fatores que tornam esse produto ainda mais importante, como a cultural, a histórica de mais de dois séculos e o saber-fazer que é transmitido de geração em geração.

A matéria é da Epagri, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

ROBERTO ELIAN
ROBERTO ELIAN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 02/09/2012

Gostaria de comprar o livro, como adquirir?
Lidia Cristina Almeida Picinin
LIDIA CRISTINA ALMEIDA PICININ

FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA - INSTITUIÇÃO PÚBLICA

EM 26/07/2012

Onde e como comprar um exemplar desse livro?
HERMEZIO SERRANO FILHO
HERMEZIO SERRANO FILHO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 26/07/2012

Como adquirir o livro?
Qual a sua dúvida hoje?