Ruralistas vão recorrer ao STF contra MP do Código Florestal
Parlamentares da bancada ruralista confirmaram nesta terça-feira (29) a intenção de ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Medida Provisória 571/12, editada pelo governo para alterar o novo Código Florestal.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Moreira Mendes (PSD-RO), afirmou que a posição não é unânime e, por isso, os deputados poderão entrar com uma ação individual (mandado de segurança) contra a tramitação da MP. Ainda não está certo se será uma única ação ou várias. O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) já se dispôs a assinar um mandado.
O argumento principal da ação será que a MP foi editada antes de esgotado o processo de análise do Código Florestal, que ainda depende de discussão dos vetos no Congresso.
Os deputados também argumentam que uma medida provisória não poderia voltar a abordar tema que acabou de ser votado no Legislativo.
Mendes explicou que, além da ação judicial, vai propor emendas à MP 571. O deputado quer retirar da MP os oito princípios previstos no novo Código Florestal para a proteção e o uso sustentável das florestas e demais formas de vegetação nativa. Mendes disse que esses princípios são passíveis de interpretação judicial e provocam insegurança jurídica.
"Não queremos a versão da Câmara, nem a do Senado. Estamos num esforço por um texto de conciliação", afirmou. Para o presidente da frente, a MP não será votada neste semestre.
Integrante da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado Márcio Macêdo (PT-SE) criticou a decisão dos ruralistas. "Os vetos associados à medida provisória foram uma ação acertada, que capta uma opinião média da sociedade brasileira."
A matéria é da Agência Câmara, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 31/05/2012
Carlos Alberto/ produtor de conilon nas colinas capixabas

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 30/05/2012
Faço esta colocação pelo seguinte: Levamos vários anos aprovando o atual Código Florestal na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional, no entanto a Presidenta Dilma, numa só canetada, a seu bel prazer, altera todo o Código por Medida Provisória, ou seja não adiantou em nada anos de estudos e negociações destas Casas.
Os Deputados e Senadores que lá estão representam ou não o povo brasileiro??????
Foram ou não eleitos pelo voto do povo basileiro???????