ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: falta de dinheiro pode atrasar programa Leite Gaúcho

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/07/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A falta de dinheiro pode atrasar o programa Leite Gaúcho, que tem como meta ampliar a produção e melhorar a qualidade do produto. Previsto para ser lançado no Plano de Safra Estadual 2011/2012, no próximo dia 25, o projeto corre o risco de ter sua implementação adiada porque falta rubrica para liberação de R$ 1,7 milhões para a arrancada das ações, adequação de orçamento que depende de aval da Assembleia Legislativa.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan, espera desatar este nó nesta semana. O projeto passa pela elevação da produtividade do rebanho e reserva papel importante às cooperativas. Se tudo der certo, o governo espera elevar em 40% a produção entre os parceiros até o fim de 2014 e diminuir a ociosidade industrial. Pelo modelo, cooperativas interessadas fecharão parcerias com o Estado, o que permitirá a seus associados serem beneficiados por curso, crédito diferenciado e assistência técnica especial. "Queremos manter o produtor no campo, melhorar a renda e aproveitar o potencial ocioso da indústria que hoje beneficia 9,5 milhões de litros diários, mas tem capacidade para 16 milhões de litros", explica o diretor da Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, José Adelmar Batista.

A ação começa pela promoção de cursos gratuitos de uma semana e que ocorrerão em centros de treinamento administrados pela Emater. A meta é qualificar 5 mil produtores. O programa também prevê orientação para grupos fechados de 20 a 25 famílias, mas essa ação não deve sair do papel antes de 2012 por carência de pessoal. Segundo Batista, nos próximos 90 dias a Emater deve concluir um diagnóstico do setor produtivo no Estado que também servirá para facilitar a disseminação do projeto.

O crédito para qualquer investimento, seja de compra de matrizes ou recuperação de solo, sairá do Pronaf, mas a fórmula de acesso e pagamento será diferenciada e de menor risco. A cooperativa será a responsável pela tomada do financiamento e pelo seu repasse ao produtor. Para evitar inadimplência, mensalmente, ela descontará um valor a ser depositado em conta vinculada. Assim, ao final de 12 meses, quando vencer a parcela do Pronaf, o agricultor terá poupado o total da prestação. O projeto tem apoio da Ocergs já que 48% da produção estadual leiteira sai das cooperativas agropecuárias. Segundo o presidente da Ocergs, Virgilio Perius, seu trunfo é preservar o pequeno produtor. Contudo, ele adverte que a relação entre público e privado tem de ser uma via de mão dupla. "É preciso mexer no Fundopem, exigir que investidores de fora, que recebem incentivos tributários, garantam contrapartida de 20% no aumento da produção e em assistência técnica."

As informações são do Correio do Povo (RS), resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures