A produção de leite em Rondônia é a maior da região norte e da Amazônia Legal, com 2,2 milhões de litros por dia e a 9ª do País. A região norte representa 5,7% da produção brasileira de leite, da qual Rondônia responde sozinha por 46,21%. Em 2011, por exemplo, com o apoio e os programas implementados pelo governo do Estado foram beneficiados 779,361 milhões de litros de leite gerando emprego e rendas no campo.
Para o secretário de Agricultura e Pecuária, Anselmo de Jesus, "a atividade se apresenta como uma importante fonte econômica para Rondônia, além de promover a fixação do homem no ambiente rural produtivo, evitando o êxodo e criando postos de trabalho no campo e nas cidades". Os dados indicam uma movimentação de R$ 440,2 milhões no Estado e de R$ 1,7 bilhão na região norte, respondendo pela sustentação econômica básica de 38,8 mil famílias ligadas a agricultura familiar no Estado e de 95,2 mil na Região Norte.
O produtor da região central do Estado, Giovanni Nunes Barroso, considera que a produção de leite está em pleno desenvolvimento e se mostra otimista, destacando que o gado da raça girolando vem se adaptando bem na região e melhorando a produtividade leiteira e conclui afirmando que "logo estaremos competindo com Minas Gerais e os estados do Sul do País."
A matéria é do DECOM, resumida e adaptada pela Equipe MikPoint.
RO: Rondônia responde por 46% da produção da Região Norte
A produção de leite em Rondônia é a maior da região norte e da Amazônia Legal, com 2,2 milhões de litros por dia e a 9ª do País. A região norte representa 5,7% da produção brasileira de leite, da qual Rondônia responde sozinha por 46,21%.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.