RN: Governo anuncia aumento no preço do litro do leite pago a produtores

A governadora Rosalba Ciarlini participou de reunião na sede da Anorc para debater a situação da produção leiteira e do estado de seca em 139 municípios do Rio Grande do Norte.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Na manhã desta segunda-feira (7), a governadora Rosalba Ciarlini participou de reunião na sede da Anorc para debater a situação da produção leiteira e do estado de seca em 139 municípios do Rio Grande do Norte. No encontro foi apresentado o levantamento do Sebrae feito entre fevereiro e abril de 2012 sobre a produção de leite bovino do RN desde 1996. ( "Leia matéria relacionada") Ao todo, uma pauta de reivindicações com 14 propostas foi exposta à Governadora, que apresentou os encaminhamentos ao pleito das entidades e explicou quais medidas estão em andamento para minimizar o impacto da seca e a relação direta com a produção da bacia leiteira potiguar.

Figura 1
Governadora Rosalba Ciarlini fez anúncio em reunião na Anorc


O Governo solicitou ao Ministério da Integração Nacional a venda de fontes proteicas em caráter emergencial, sem o preço do frete. Além disso, também houve a atualização do preço do litro do leite pago aos produtores no estado. A partir deste mês de maio, o valor passa de R$ 0,80 para R$ 0,83, cifra que deixa o Rio Grande do Norte na liderança do litro do produto pago em relação a todos os estados nordestinos.

Os produtores também solicitaram que o repasse do Programa do Leite ocorra rigorosamente em dia, mas o Governo afirma que o pagamento está normal há 90 dias. Outra medida adotada pelo Executivo é a concessão de crédito presumido do ICMS para a indústria potiguar de laticínios, que já está sendo analisada pelas secretarias de Tributação e Agricultura, Pecuária e Pesca.

Também participaram da reunião representantes do poder legislativo federal e estadual, além de membros do Banco do Nordeste, Faern, Anorc, Ancoc, Fiern, Sinproleite e Sindleite e Femurn.


A matéria é da Tribuna do Norte, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

JOSE DENER SILVA COSTA
JOSE DENER SILVA COSTA

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/04/2013

O preço não resolve  o problema o produtor e sim é preciso resolver o problema de alimentação e água.
JOSE DENER SILVA COSTA
JOSE DENER SILVA COSTA

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/04/2013

O consumidor não pode pagar por preços acima da média nacional.

Os estados que não tem produtividade, não é culpa do consumidor.
Tácio Nogueira Costa
TÁCIO NOGUEIRA COSTA

RUY BARBOSA - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/05/2012

O preço do leite para estes programas socias não deveria ser menor que o preço medio Nacional, principalmente no Nordeste onde o custo de produção é altissimo(Tácio Costa)
Qual a sua dúvida hoje?