Qual será o principal desafio para a produção leiteira em 2013?

O ano de 2012 encerra depois de um ano de altos preços dos insumos, pequena variação no preço ao produtor, entradas de produtos lácteos e o esboço de uma política leiteira nacional. Queremos ouvir na perspectiva de nossos leitores, quais serão os maiores desafios para o ano de 2013. Participe e deixe sua opinião!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 30
Ícone para curtir artigo 0

Ícone para ver comentários 30
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

José Pereira Cordão Sobrinho
JOSÉ PEREIRA CORDÃO SOBRINHO

CONFRESA - MATO GROSSO

EM 24/12/2012

O grande desafio da produção leiteira em 2013 será a implementação de uma visão holística principalmente para agricultores familiares para redução custos e maximizar lucros. Isto só é possível com a implementação de um sistema de gerenciamento que possar traduzir todas essas informações ao produtor.
Lauro Edilso Bernardi
LAURO EDILSO BERNARDI

LAJEADO - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/12/2012

Caro é opção de sistema produtivo. Dizer que o problema é político é projeção dado a opção realizada. Resultados alcançados em sistemas focados em resultados existem com produtividades por área espetaculares. Vide PISA, Leitíssimo, unidades de referência ATER,...

bruno
BRUNO

SÃO GOTARDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/12/2012

proximo de 20 anos na atividade leiteira e 15 anos de inseminacao artificial venderemos todo o rebanho,ao final de muita dedicacao ,amor e intusiasmo com a profissao,fato devido as constantes decepcoes com o setor vamos nos despedir da atividade mais ingrata que conheco,somos um dos produtores com as melhores qualidade do produto, se tornou muito caro produzir leite.
José Maria Solis
JOSÉ MARIA SOLIS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/12/2012

No momento os nossos maiores dramas são:

- Custos - incluindo ai os indevidos: duplicação do de previdência social (INSS na folha e no leite produzido)

- Ausência de políticas.

- Importações de lácteos.
Guido Wanderley
GUIDO WANDERLEY

RIO VERDE - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/12/2012

O Brasil vem demonstrando um potencial incrível, muita luta e trabalho, mas em meu ponto de vista não há melhoria na qualidade do leite sem um programa adequado de controle de mastite, ainda um grande problema no país. Conhecer a realidade de uma fazenda parte do interesse do produtor e sem um adequado diagnóstico dos problemas, não tem melhorias. O fato é que quando o produtor começa a ver os resultados, melhorar seus índices mês a mês ocorre uma nítida a vontade de evoluir cada vez mais, como uma casa em construção, começando sempre do básico.
Guilherme Alves de Mello Franco
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/12/2012

Prezados Senhores: O problema da mão de obra é endêmico na pecuária de leite. Por isso, não entendo o mesmo como tão limitante assim.


A falta de uma política específica para o setor é, de forma indene de dúvidas, o maior entrave, eis que deixa o setor a mercê dos preços dos insumos e da desenfreada importação de lácteos, que navegam sem quaisquer controles e implementam uma elevação nos custos e o pagamento irrisório pelo produto nacional, inviabilizadores, ambos, da maioria dos projetos em curso.


Todo o resto é, para mim, mera consequência deste desastre político.

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO


FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG


=HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE=   
fernando villela júnior
FERNANDO VILLELA JÚNIOR

INGAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/12/2012

o alto custo e os grandes volumes das importações de leite já são realidades em 2012. Na minha opinião eles continuarão sendo problema para a atividade em 2013.
peixoto henrique alves
PEIXOTO HENRIQUE ALVES

MINEIROS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/12/2012

  A cinco anos atrás o leite estava no preço de hoje, o salário era a metade, o preço da ração era menos da metade dos dias atuais. Com o cenário atual a cadeia do leite esta caminhando para a falência. E o governo ainda importa leite para agradar  vocês sabem quem.
Clovis Rodrigues Felipe
CLOVIS RODRIGUES FELIPE

AVARÉ - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 14/12/2012

Tenho acompanhado várias discussões a respeito da produção de leite. Não sei se é pertinente, porém ainda não vi nenhuma discussão sobre as margens de lucratividade praticada pela cadeia do leite desde o produtor até o varejista. Qual é a margem que o produtor consegue ter? - 10, 20%?  E a industria? 10, 15? . E a distribuição quanto consome? - 10, 20 %?  E a rede varegista? 20 a 50%? Estamos limitados ao mercado, que regula o preço no ponto de venda, porem há um desequilíbrio de margem de lucratividade dentro da cadeia - do produtor ao varegista. Há algum estudo a respeito desse assunto? É pertinente uma discussão dessa natureza?


paulo ricardo klafke
PAULO RICARDO KLAFKE

SANTA CRUZ DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/12/2012

Meus parabéns José A.De Castro Junqueira, em poucas palavras disse tudo.Com produção auto independente no Brasil, o porque das importações de lácteos??
Redin, Osmar
REDIN, OSMAR

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 14/12/2012

Obvimente que será o Custo de Produção.


Se o País quiser se posicionar e "abocanhar" uma fatia do mercado internacional vai ter que rever seus custos de produção, pois do contrário não será competitivo.


Deverá trabalhar fortemente na qualidade do leite. Precisamos melhorar muito ainda.
Adalberto Sanches Rodrigues
ADALBERTO SANCHES RODRIGUES

SANTO ANTÔNIO DO CAIUÁ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/12/2012

Se as importações de leite diminuir  a oferta no mercado também irá diminuir o que deverá  ocasionar no aumento do preço do leite. O governo incentiva a indústria automobilística com redução de impostos e restrições as importações desse segmento, enquanto, inunda o mercado brasileiro com leite e derivados importados, prejudicando milhares de produtores. O problema é politico. Devemos eleger pessoas que sejam comprometidas com a nossa classe para melhor nos representar no governo.
ELI JOSE ARAUJO
ELI JOSE ARAUJO

CERES - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/12/2012

So me resta enfatizar os valores que nos produtores recebemos dos laticinios.,que atualmente está na casa dos R$ 0,80 centavos. É vergonhoso !  Quem é ou quantos sao os culpados?  Os laticinios, o governo,? todos nos temos uma percela  de irresponsabilidade. No sul a coisa é menos ruim, graca aos movimentos de grandes cooperatvas. Ao meu ver,a unica saida é o cooperativismo.
Carlos Alberto dos Santos
CARLOS ALBERTO DOS SANTOS

BORDA DA MATA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/12/2012

Os problemas da produçao de leite no Brasil sao comuns a todos os tiradores e/ou produtores de leite. Cito tiradores, pois, a grande maioria das propriedades tem o leite como seu segundo, terceiro ou quarto produto. Assim nao se preocupam com qualidade. Se nao tem um produto com a qualidade exigida pelo mercado como exigir melhor remuneraçao?


Os produtores de leite tratam esta questao com mais atençao, visto que qualidade significa melhor remuneraçao.


O grande problema dos tiradores/produtores de leite é a sua desuniao. Somos inumeros e nossas "associaçoes" nao encontraram uma forma de unir a categoria. Os possiveis programas se diluem no caminho e nao chegam a nos. Garantias para financiamentos, sempre muito acima do valor solicitado. Se bem... pra que financiamento, se o que queremos e pagar as dividas e nao contrair mais uma.


Enfim, se organizados teremos incentivos, como sempre acontece com a industria automobilistica na reduçao do IPI. E nos, da produçao de leite, que incentivo temos? Nem isençao de parte ou no todo do icms do farelo de soja. Enfim como é dificil produzir leite!   
José Antônio De Castro Junqueira
JOSÉ ANTÔNIO DE CASTRO JUNQUEIRA

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/12/2012

Todo produtor de leite conciente sabe, o quanto é difícil produzir leite no Brasil. Por favor me polpem de listar as dificuldades, mas além de arcarmos com o "Custo Brasil" ainda termos que importar subsídios, aí não dá. Não tenho dúvidas que nosso grande desafio, é a crescente importação de lácteos.
jacirlandes carrijo carneiro
JACIRLANDES CARRIJO CARNEIRO

ANÁPOLIS - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 13/12/2012

precisamos de uma politica mais seria no nosso pais e comprometimento dos produtores na melhoria da qualidade dos nossos produtos.
Claudio Nery Martins
CLAUDIO NERY MARTINS

ACEGUÁ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/12/2012

Creio que o mercado do leite continuará firma no entanto as perspectivas de maior remuneração estão diretamente ligadas a dois fatores fundamentais. O primeiro, sem dúvida, é a qualidade do produto ofertado a nível de fazenda que depende do segundo fator que, ao meu ver, é condição da mão de obra empregada na atividade. Dentro de uma visão empresarial ,nos sabemos que o produtor tem que lutar para se diferenciar no mercado e o manejo correto com os animais, instrumentos de produção, meio onde se realiza a produção é ferramente para fazer a atividade ser lucrativa ou não. Os colaboradores tem ter conciência da importância da realização certa de cada ítem do protocolo durante o processo , mesmo que essa rotina, às vezes, seja efadonha.

Acredito que a atividade é nobre e rentável e chamo atenção dos companheiros para a forma de avaliação de nossos produtos pelas empresas para as quais fornecemos nossas produções. Baixas CCS e CTB e altas gordura, proteínas e sólidos em geral serão , em um curto espaço de tempo, os únicos balizadores do valor do que produzimos, como já é praticado no EUA, Canadá e MCE. Aproveito para sugerir o maior uso da Raça Jersey nas produções visando incrementar esses fatores valorizadores. Grande abraço a todos!
José Coelho Pinto
JOSÉ COELHO PINTO

ARAPUTANGA - MATO GROSSO

EM 13/12/2012

o que tenho percebido nos noticiários e boletis de leite é que o ano de 2013 será bom para o mercado de leite, devido o aumento do consumo e principalmente a abertura de novos mercados como a Venezuela, e tambem as crises dos nossos parceiros do mercossul. Mas o custo de produção tende a subir, porque os os principais componentes da alimentação como a soja e o milho estão e alta devido a procura do mercado externo. O principal problema da rentabilidade dos produtores de leite brasileiros que são vários, principalmente a falta de preparo do produtor, a mão de obra, a qualidade do rebvanho que ainda é muito fraca no interior do país etc. Agora o prescisa urgentimente os meios de controle de importação do governo e tambem do setor ter melhor controle da importação de derivados do leite do mercussul que sempre tem prejudicado o produtor de leite, a ditadura dos supermercado e tantos outroa meis.
Pedro Marcos Lopes
PEDRO MARCOS LOPES

COLUNA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/12/2012

O Governo continua sendo o sugador do produtor de leite com imposto abusivos sobre toda a cadeia produtiva e ainda permite que paises como Argentina e Uruguai  inundem o pais com leite importado, o produtor produz e o governo faz politica para se manter no poder a qualquer custo.
GILBERTO DE ALMEIDA SILVA LEÃO
GILBERTO DE ALMEIDA SILVA LEÃO

RITÁPOLIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/12/2012

O custo de Produção é e sempre será o maior vilão de um sistema de produção, mas atualmente, vejo a mão de obra no sistema de produção de leite, um grande desafio a ser enfrentado....é pouco e ruim, espero que mude este quadro o mais rápido possível. Grande abraço a todos , feliz natal e 2013 com muita força de trabalho.
Qual a sua dúvida hoje?