Projeto de preços da Fonterra faz grande sucesso entre os produtores

O projeto piloto da cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra, chamado "Guaranteed Milk Price" (GMP - Preço Garantido do Leite), para a atual estação, se mostrou tão popular que foi necessário um redimensionamento, disse a cooperativa. O piloto foi lançado no começo desse ano, dando aos produtores a oportunidade de comprometer entre 10-75% de sua oferta de leite ao preço de abertura da estação.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O projeto piloto da cooperativa de lácteos neozelandesa, Fonterra, chamado “Guaranteed Milk Price” (GMP – Preço Garantido do Leite) (leia matéria relacionada) para a atual estação se mostrou tão popular que foi necessário um redimensionamento, disse a cooperativa.

A Fonterra disse que 328 fazendas se inscreveram para fornecer 37 milhões de quilos de sólidos do leite para o projeto, mas que se manteve o tamanho do piloto na meta de 15 milhões de quilos de sólidos do leite, cerca de 1% de sua oferta total. Como resultado, todos os candidatos a participar do programa foram dimensionados para 40% de seus quilos de sólidos do leite requeridos, com um mínimo de 10% da produção da fazenda.

O diretor de riscos de commodities e comércio da Fonterra, Bruce Turner, disse que a participação dos produtores foi um resultado positivo. “Isso nos deu uma ampla gama de produtores de todo o país com variados estágios em suas operações produtivas. Isso nos permitirá dar um amplo retorno a todos os acionistas sobre os benefícios e riscos e, dessa forma, nossos produtores podem ver se isso é algo que poderá se adequar a eles no futuro”.

O piloto foi lançado no começo desse ano, dando aos produtores a oportunidade de comprometer entre 10-75% de sua oferta de leite ao preço de abertura da estação, que era de NZ$ 7 (US$ 5,48) por quilo de sólidos do leite – o que equivale a NZ$ 0,58 (US$ 0,45) por quilo de leite.

Turner disse que a Fonterra reconheceu que cada fazenda é diferente. Embora a maioria dos produtores possa viver com a volatilidade do mercado, há períodos em que eles preferem mais certeza, disse Turner. “Isso permite que os produtores saibam exatamente o retorno financeiro de uma porcentagem de sua produção e isso pode ajudar com um futuro planejamento". O GMP também permitiu que a cooperativa feche contratos com preços fixos com seus clientes. “Isso significa que se os preços das commodities caem e o preço do leite também cai, aqueles clientes continuarão pagando um preço fixo por seus produtos, que suporta o preço GMP e significa que não há risco para a cooperativa”, disse ele.

A reportagem é do The New Zealand Herald, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

 
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

joao renne de souza torchio
JOAO RENNE DE SOUZA TORCHIO

POTIM - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/07/2013

Assim podemos produzir com mais qualidade, o leite com qualidade encarece muito !!

No brasil temos muita dificuldade em produzir leite top !

Sabendo o quanto vamos ganhar ,podemos trabalhar mais tranquilo,e tambem melhorar o padrão de vida dos nossos funcionários!!

Funcionário bem pago =gado bem tratado=produçao em alta=felicidade geral da nação!!!

Um grande abraço



RENNÊ
Qual a sua dúvida hoje?