Fonterra lança projeto piloto para dar aos produtores mais certeza sobre o preço do leite

A cooperativa neozelandesa Fonterra está lançando um novo projeto piloto chamado "Guaranteed Milk Price" (GMP - Preço Garantido do Leite) o qual fornecerá aos produtores a oportunidade de ter mais certeza sobre o preço que receberão pela matéria-prima.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A cooperativa neozelandesa Fonterra está lançando um novo projeto piloto chamado “Guaranteed Milk Price” (GMP – Preço Garantido do Leite) o qual fornecerá aos produtores a oportunidade de ter mais certeza sobre o preço que receberão pela matéria-prima.

O projeto significará que os produtores podem escolher fechar o preço do leite anunciado no começo da estação por até 75% de sua oferta de matéria-prima.

O diretor gerente do Grupo de Otimização e Cadeia de Fornecimento da Fonterra, Ian Palliser, disse que os últimos anos confirmaram que a volatilidade nos preços das commodities veio para ficar. “Reconhecemos que cada negócio rural é diferente. E enquanto a maioria dos produtores pode viver com a volatilidade do mercado, existem períodos em que alguns produtores prefeririam ter mais certeza dos preços, pois isso os ajudaria a administrar melhor seu próprio negócio”.

“A certeza pode ser particularmente importante para os produtores em períodos quando estão considerando investir em novos equipamentos, expandir a produção ou fazer novas negociações. É mais ou menos como ter uma taxa fixa de juros em sua hipoteca versus uma taxa flutuante. Isso permite que você saiba a porcentagem de margem de sua produção e isso pode ajudar com um planejamento futuro”.

“Além de fornecer aos produtores uma certeza que eles estão buscando, o GMP também traz benefícios para a cooperativa. Isso porque sabemos quanto uma certa proporção de nosso leite custará para nós na estação e isso, por sua vez, fornece-nos outra ferramenta de venda quando falamos com nossos clientes”.

“Nós conversamos com os produtores e Conselho de Acionistas sobre o conceito do GMP e estamos agora convidando-os a fazer parte do esquema piloto que será feito na próxima estação”.

A Fonterra executará o piloto na estação de 2013/14 com os produtores interessados, que terão uma proporção de sua produção de leite fixa com o preço de abertura do leite, que será anunciado nesse mês de maio. Os produtores que decidirem reverter ao sistema normal de preço do leite durante a estação terão que pagar uma taxa.

Palliser disse que o piloto idealmente envolverá cerca de 200 produtores do país, em diferentes estágios de suas operações de produção e com tamanhos variados de rebanhos. “Monitoraremos o piloto na próxima estação e daremos um retorno a todos os acionistas sobre os benefícios e os riscos e, dessa forma, os produtores podem ver se isso é algo que poderá lhes servir no futuro”.

Os dados são do site da Fonterra, traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Edvaldo Machado.
EDVALDO MACHADO.

JEQUIÉ - BAHIA

EM 14/07/2013



ótimo, iniciativas boas são sempre bem vindas.
Rafael Dall Acqua
RAFAEL DALL ACQUA

QUILOMBO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/05/2013

a nossa propriedade foi uma das primeiras á aderir o sistema de contrato pela DPA, foi muito bom inclusive renovamos e agora com essa garantia do  preço á nós produtores nos deixa mais tranquilos ainda e bem sucedidos
Eduardo Catuta de Rezende Ferreira
EDUARDO CATUTA DE REZENDE FERREIRA

RONDONÓPOLIS - MATO GROSSO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/05/2013

Muito interessante, a cadeia produtiva do leite se profiisionalizando !!!
Qual a sua dúvida hoje?