O Leite Ceará é um programa que visa o crescimento e a sustentabilidade da pecuária de leite, criado no ambiente da Câmara Setorial do Leite, com base na Agenda Estratégica do Leite 2012-2025 com atuação nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Assistência Técnica, Capacitação, Crédito Rural e Ações Estratégicas. Essas ações serão desenvolvidas através dos projetos executivos de Assistência Técnica, Produção de Forragem, Melhoramento Genético e Qualidade do Leite.
O programa é coordenado por um comitê gestor, formado pelas instituições: ADECE, FAEC, SDA, SEBRAE e Instituto Agropolos do Ceará. A gerência executiva está sob a responsabilidade da empresa Leite & Negócios Consultoria.
Surgiu em 2013 como demanda à necessidade de um plano de ações que resultasse no aumento da competitividade e crescimento da atividade leiteira no Ceará. É uma ação conjunta de instituições públicas e privadas e tem como diretriz a Agenda Estratégica do Leite 2012-2025, criada pela Câmara Setorial do Leite para identificar as potencialidades e os gargalos da atividade leiteira no Ceará.
Durante a capacitação ocorrida no mês de janeiro de 2014, os técnicos selecionados tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os programas e projetos de fomento à Pecuária de Leite, bem como aprofundar seus conhecimentos nos indicadores e mecanismos de financiamento bancário para a pecuária de leite do Ceará, além de debaterem sobre os passos operacionais da Assistência Técnica. No pleito, os técnicos do programa foram capacitados para o uso de editores de planilhas e documentos que serão utilizados no diagnóstico de uma propriedade e seu respectivo acompanhamento de rotina da produção.
Os técnicos contratados pelo Programa Leite Ceará participaram entre os dias 23 a 25/01 de visitas em um laticínio no município de Morada Nova e em fazendas de leite nos municípios de Quixadá, Morada Nova e Limoeiro do Norte, além de visita em uma unidade produtora de palma forrageira no Tabuleiro de Russas. A missão técnica fez parte do programa de treinamento dos técnicos contratados e teve como objetivo mostrar os diversos sistemas de produção e tecnologias existentes no processo de exploração da atividade leiteira.
O Programa Leite Ceará foi lançado na cidade de Quixadá, onde estiveram presentes os representantes das entidades participantes do comitê gestor e um grande número de produtores oriundos das regiões do Sertão Central e Baixo Jaguaribe. Na oportunidade foi apresentado ao público presente a forma de operacionalização do programa, bem como os benefícios e resultados esperados. Durante o evento, vários produtores aderiram de imediato aos trabalhos de assistência técnica.
Em fevereiro o programa busca atender a meta de 180 produtores, através de sua equipe técnica, formada por 15 profissionais, dentre eles técnicos em agropecuária, tecnólogos, agrônomos, veterinários e zootecnistas.
Fonte: Núcleo de Comunicação - Leite & Negócios