RS: produtores têm até 30 de outubro para pagamento do novo modelo do Fundesa

Os produtores de bovinos e bubalinos devem ficar atentos às novas regras para contribuição ao Fundesa (RS).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Sem tempo? Leia o resumo gerado pela MilkIA
Produtores de bovinos e bubalinos do Rio Grande do Sul devem se atentar às novas regras do Fundesa-RS. A contribuição, de R$ 1,33 por animal, será calculada com base na Declaração Anual de Rebanho, com prazo de pagamento até 30 de outubro. Após essa data, haverá multa e juros. O pagamento em dia garante elegibilidade para indenizações e cobertura de seguro contra febre aftosa. Os recursos arrecadados visam fortalecer a defesa sanitária animal no estado.
Os produtores de bovinos e bubalinos devem ficar atentos às novas regras para contribuição ao Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (Fundesa-RS). A partir deste ano, o cálculo da contribuição passa a considerar o número de animais declarados na Declaração Anual de Rebanho (data referência 15 de julho).

Continua depois da publicidade

O valor estabelecido é de R$ 1,33 por animal declarado. Para emitir a guia, o produtor deverá acessar o site www.fundesa.com.br, abrir aba emissão de guias e informar o número do CPF.  O agricultor em dia com o Fundesa garante que a propriedade esteja elegível para receber as indenizações em caso de necessidade de sacrifício sanitário e terá a cobertura do seguro pecuário relacionado à febre aftosa. O prazo para pagamento termina em 30 de outubro.

Em caso de pagamento após o vencimento, serão aplicados multa de 2% e juros de 4% ao mês, além da possibilidade de bloqueio do cadastro de animais. Os valores arrecadados pelo Fundesa são destinados ao fortalecimento das ações de defesa sanitária animal no Rio Grande do Sul. Os recursos auxiliam na manutenção de mecanismos voltados à prevenção e ao controle de doenças, contribuindo para a proteção dos rebanhos e da atividade pecuária no Estado.

As informações são do Fundesa, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

Que tal ler também?

Índice de insumos para produção de leite no RS sobe 0,9% em agosto, diz Farsul

Conseleite/RS projeta valor de referência do leite com variação de -0,90% para setembro

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?