O presidente da FAA, Eduardo Buzzi, participou da convocatória, junto ao vice-presidente, Guillermo Giannasi. "Na última hora ontem, nossas bases nos avisaram que iam se juntar aqui para se manifestar. Há duas semanas, foi feita uma assembleia massiva da Mesa Nacional de Produtores de Leite e hoje, em Córdoba, está sendo feito um ato organizado pela nossa entidade. Esse tipo de reunião está ocorrendo cada vez com maior frequência e persiste a bronca, porque não aparecem as soluções. O Governo nacional deve dar resposta à reclamação dos produtores e dos consumidores", disse Buzzi.
"Sobem os custos aos produtores e seguimos recebendo o mesmo que há um ano. Na gôndola, os lácteos aumentaram quase 50% nos últimos doze meses. O diagnóstico se agrava, porque nenhuma indústria está respeitando o acordo impulsionado por Guillermo Moreno [secretário de Comércio Interior] que deveria aumentar os valores do leite ao produtor em 7%", disse Giannasi.

Produtores em frente à planta da Williner. Foto: www.agrositio.com
A mobilização, que se iniciou às 9 da manhã dessa terça-feira, consistiu na distribuição de panfletos aos motoristas de carro, explicando para a opinião pública a grave situação que os pequenos e médios produtores atravessam. Além disso, se bloqueia a saída de caminhões da planta industrial.

Panfleto que foi distribuído. Foto: www.agrositio.com
Nessa mesma terça-feira, em Córdoba, outro grupo de produtores da FAA fez uma mobilização em que repartiram leite de forma gratuita no centro da cidade.

Produtores distribuem leite de graça para a população em protesto. Foto: Lavoz.com.ar.

Produtores distribuem leite de graça para a população em protesto. Foto: Lavoz.com.ar.
A reportagem é do Infocampo, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.